E você? Aonde você quer chegar?

Alice no País das Maravilhas é uma história secular escrita por Lewis Carroll, que conta a história das vivências de uma menina que vai para um lugar fantástico. Em um determinado momento da história, Alice encontra em seu caminho um gato em uma bifurcação. Ela pergunta ao gato qual caminho deveria seguir e o mesmo a responde com outra pergunta: “Aonde você quer chegar?” Ao responder que não sabia onde queria ir, Alice recebeu a resposta do gato: “o caminho não faz diferença, então.”

Apesar de ser clichê na exemplificação do funcionamento e importância de um planejamento, a passagem acima ilustra muito bem isso. Ter definido um ponto de chegada é extremamente importante, não só para a Alice na história, mas também para as empresas que desejam manter-se competitivas no mercado atual.

Entretanto, não basta definir aonde a empresa quer chegar. É preciso determinar o caminho que será tomado. E para isso, é necessário saber e difundir a forma de caminhar de toda a empresa, pois, caso contrário, não haverá sinergia e harmonia interna para que sejam atingidos os objetivos. Um exemplo deixa isso mais claro:

“Um grupo de passeio ecológico está no meio de uma floresta anoitecendo e precisam chegar ao acampamento antes do pôr do sol. Para isso, existem diversos caminhos possíveis a serem seguidos. Entre eles existem uma trilha e uma pedreira inclinada. Dentro do grupo, existem os que acreditam que a trilha seja o melhor caminho, mas também existem aqueles que acham que a pedreira é melhor. No fim, por terem pensamentos muito diferentes, independente do caminho que escolhessem, não atingiriam seu objetivo, por causa do tempo perdido sem chegar a um consenso de qual caminho tomar. ”

É possível associar essa diferença de pensamento com os valores de uma empresa. Se pessoas dentro de uma empresa não compartilham dos mesmos valores, dificilmente conseguirão atingir os objetivos propostos, que no exemplo acima seria chegar ao acampamento antes do pôr do sol.

Portanto, ter o caminho e a forma de seguir esse caminho em uma empresa é fundamental para que ela tenha sucesso. Isso será possível a partir do conhecimento da empresa, sabendo exatamente aonde a empresa quer chegar e o que é imprescindível nas características da empresa e de seus colaboradores. Levando para o lado mais técnico, seria definir a visão (“aonde sua empresa quer chegar?”), missão (“qual o propósito de sua organização? por que ela existe?”) e valores (“pelo que sua empresa preza? O que não pode faltar em seus funcionários?”) da empresa. E isso pode ser feito analisando todo o contexto em que a empresa está inserida.

Mas como trilhar o melhor caminho rumo a uma empresa forte? Agora que sabemos o que a empresa é e pretende para seu futuro, é necessário pensar no melhor caminho para trilhar e como isso será feito. Para isso, devemos planejar cada passo e, além disso, fazer uma análise continua deles. Dessa forma, será possível não só definir o melhor caminho, mas também o seguir até o fim.

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler