Em tempos de crise econômica o empreendedorismo aparece com maior força no mercado, onde diversas pessoas recorrem à criação de seu próprio negócio como solução para o desemprego.
De acordo com um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos 3,5 anos no Brasil. O percentual de novas empresas, aquelas com 3,5 anos, saltou de 29% em 2014 para 43% em 2016. Porém uma boa parte dessas empresas não conseguem se manter no mercado.
Segundo o Sebrae, 23% das empresas no Brasil fecham as portas nos dois primeiros anos. São diversos fatores que podem influenciar nesse número, como a economia ou falta de experiência de gestão de negócios, por exemplo.
Para ajudar você empreendedor a criar e manter um negócio de sucesso vamos apresentar a seguir algumas dicas de empreendedorismo.
É importante testar e validar o seu produto
Não tenha medo de errar, tenha em mente que os erros virão, é normal durante o início de toda trajetória. Como você reage a ele que dirá se você vai alcançar o sucesso com seu empreendimento ou não. Insista, persista, avalie quais foram os erros cometidos e aprenda com eles, para em seguida começar tudo novamente com novas estratégias traçadas
Importância de estratégia e organização
Sem uma estratégia organizacional definida sua empresa não chegará em lugar algum. O primeiro passo é estabelecer um planejamento estratégico para o seu negócio, ou seja um documento que deve conter todos os passos a serem tomados pela empresa até certo período. Dessa maneira, você estará certificando-se que todas as ações tomadas terão um fundamento estratégico assertivo de acordo com os objetivos da empresa.
Conheça profundamente o seu cliente
Você consegue dizer claramente quem é o seu cliente? Quais são seus hábitos? Sua rotina? Se a resposta for não, comece a pesquisar sobre isso agora mesmo. Uma empresa de sucesso tem muito bem definido quem é o seu público alvo, quem é a sua persona ideal, pois somente dessa maneira é possível propor soluções assertivas que atendam as reais necessidades dessas pessoas. Quando você entende o comportamento do seu cliente você consegue deixar seus produtos/serviços mais personalizados, fica mais fácil conquistar o público e consequentemente você alcançará bons resultados mais rapidamente.
Adote estratégias de comunicação
A comunicação é uma estratégia muito importante nos dias atuais. Afinal, ela é a forma de chegar até o seu cliente, de ser notado pelo mesmo. Para isso é essencial que sua empresa tenha definido uma estratégia de comunicação, de que maneira ela deseja se posicionar no mercado. Para isso você precisa entender quais são os valores da marca e em seguida reflita, como você quer que seu cliente te enxergue? Defina isso e em seguida defina quais os meios de comunicação mais assertivos para atingir seu cliente, como por exemplo, redes sociais, televisão, revistas, etc.
Compartilhe ideias
Não tenha medo de trocar ideias com outros empreendedores por medo da competição. Nessa troca você com certeza vai aprender muito sobre o funcionamento de mercado e gestão de uma empresa iniciante. Procure saber as experiências positivas e negativas das empresas nos mais diversos setores, de produção, atendimento, financeiro, dentre outras e tire ideias que podem ser aplicadas no seu negócio.
Leia também nosso artigo “Empreendedorismo digital: o que é e como explorar essa possibilidade?”
Importância do planejamento financeiro
O primeiro passo é organizar o seu fluxo de caixa para obter um controle maior das suas finanças e permitir decisões financeiras mais realistas. Você pode se organizar com auxílio de planilhas ou softwares que vão te oferecer os dados necessários para realizar o controle de todas as entradas e saídas da sua empresa. Empresas de alto-rendimento possuem um controle financeiro minucioso e uma estratégia de alocação de recurso que maximiza o retorno dos investimentos.
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