Core Business: o que é e como definir o da sua empresa

Pessoa vendo sobre o core business e o quanto ele impacta o negócio

Um termo bastante usado no mercado empreendedor é o tão famoso core business, e muitas empresas estão em busca de consolidar o seu negócio em cima deste propósito, sabia?

O core business é o coração do negócio, ou seja, é o propósito da sua marca existir no mercado e mostrar realmente quais os serviços que ela proporciona.

Neste conteúdo, iremos te ensinar como defini-lo e a sua real importância para os negócios de sucesso.

Te desejamos uma ótima leitura.

Explicando mais sobre o core business

Em tradução livre, core business significa “centro do negócio” ou “núcleo do negócio”, que é onde está o “DNA da empresa” e o que a diferencia de seus concorrentes.

O núcleo de uma empresa define todo o propósito de sua existência. Com base nisso, o negócio pode se adequar ao nicho de mercado e atender às necessidades do cliente em um evento específico.

Em que sua empresa é melhor? Quão forte é a organização? Quais são suas vantagens marcantes no mercado? Por exemplo, um core business pode estar associado a um produto, serviço, cliente ou inovação tecnológica.

Dessa forma, sua vantagem comercial pode vir de muitas fontes diferentes. É, portanto, crucial ser capaz de identificar suas atividades principais, focar investimentos, planos e ações estratégicas e manter os princípios da organização à medida que ela se desenvolve.

Por que é tão importante conhecer o core business?

Entender o core business de um negócio é fundamental para o sucesso de uma marca, pois como o próprio nome sugere, ela é o coração da empresa.

O core business precisa estar alinhado com o plano de negócios da empresa, que também está alinhado com a clássica tríplice missão, visão e valores, que inclui também as políticas internas da organização, resolução de problemas e relacionamentos.

Vale ressaltar que, embora esteja ligada à estratégia do negócio, a definição das atividades-fim da empresa precede o planejamento. Um core business pode ser utilizado em múltiplas estratégias e, até mesmo, em diferentes segmentos.

Como definir o core business da sua empresa?

Como vimos no início, o core business é essencial para o sucesso de qualquer negócio, não só por fazer parte da estratégia empresarial, mas também por estar vinculado a diversas áreas da empresa.

O core business de uma empresa é o primeiro passo para o negócio, mas nada impede que os pontos fortes de uma organização sejam descobertos ao longo do tempo ou mudem ao longo do caminho.

Não basta se diferenciar de outras marcas, é preciso também demonstrar as vantagens que a empresa traz, e seu valor para o público.

1. O que a sua empresa faz de melhor?

Primeiro, tenha em mente esta pergunta: o que sua empresa oferece aos clientes? No que ela é melhor? Pense sempre fora da caixa e evite o óbvio. Por exemplo, lojas de artigos esportivos não vendem apenas chuteiras, mas também ajudam os atletas a melhorar seu desempenho.

2. Quais os diferenciais da sua marca?

Agora que você já sabe o que sua empresa faz de melhor, pergunte-se: qual é o seu diferencial? O que o torna melhor do que a concorrência? As empresas podem oferecer os mesmos serviços e produtos, mas a diferença pode estar na qualidade, inovação, serviço, relacionamento ou experiência do cliente.

3. Quem é o seu público-alvo?

Para qual público você quer vender seus produtos e serviços? Como ele está se comportando? Criar a persona do seu cliente ideal para o seu negócio é essencial, pois através dela você poderá identificar possíveis problemas e soluções para ele, contribuindo assim para a sua estratégia.

4. Quais são os seus canais e pontos de venda?

Determine onde sua empresa estará presente. Saber onde estabelecer pontos de atuação e pontos de venda e onde seu produto ou serviço é mais procurado ajuda a definir com mais clareza qual é o seu core business e como atingir o público e entender seu consumo habitual.

Por exemplo, se você é muito influente nas redes sociais, pode-se observar que o negócio da sua empresa está intimamente relacionado a uma base de clientes mais jovem.

Conclusão

Pensar no futuro é essencial para o sucesso de um negócio, mas viver o presente é a melhor forma de traçar caminhos que facilitem essa chegada ao seu destino final, o sucesso.

Neste conteúdo, mostramos o quanto o core business é uma chave gigantesca para entender o seu próprio negócio e medir estratégias inovadoras dentre vários setores, e até mesmo voltado ao mercado.

Nós, da Mais Consultoria, pensamos bastante antes de tomar decisões de crescimento, sempre tentando unificar o propósito do nosso negócio com o desejo dos nossos consumidores.

Esperamos que este conteúdo tenha sido interessante para você, caso tenha alguma dúvida, pode chamar um de nossos consultores que te ajudaremos da melhor maneira possível.

Até o próximo artigo!

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler