7 vantagens do controle financeiro empresarial para o seu negócio

controle financeiro empresarial

O sonho de todo empreendedor é ter um negócio próspero, ou seja, desenvolver um produto ou serviço de qualidade, ter uma equipe de alta performance e gerar lucro. No entanto, esse roteiro perfeito só se torna realidade se os gestores adotam um bom controle financeiro empresarial.

A análise da situação financeira, o acompanhamento dos indicadores de sustentabilidade e o planejamento financeiro são importantes armas para consolidar um negócio e acompanhar sua evolução. Afinal, o sucesso de uma organização depende de uma gestão de qualidade e de uma boa saúde financeira. São esses os aspectos que garantem um controle financeiro empresarial eficiente.

Realidade financeira das empresas no Brasil

Controle financeiro empresarial no Brasil

De acordo com a pesquisa do Sebrae, Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil, constatou-se que  36,3% dos negócios quebram devido à má gestão financeira, que inclui, principalmente: falta de capital de giro, baixo lucro e outras dificuldades financeiras.

Diante desse cenário, prática do controle financeiro empresarial não só se torna essencial para garantir o sucesso das empresas, mas também a sua vitalidade. Tendo em vista que essa é a ferramenta ideal para traçar um panorama financeiro geral do seu negócio, indicando os problemas a serem sanados.

Se precisa entender esse conceito, saber como fazer um sólido controle financeiro empresarial e descobrir quais os benefícios práticos para o seu negócio, acompanhe a leitura abaixo. 

O que é o controle financeiro empresarial?

Em linhas gerais, o controle financeiro empresarial é uma ferramenta de avaliação da condição financeira da empresa. Além disso, com ele é possível coordenar receitas e despesas para uma vida financeira saudável.

A partir disso, o gestor consegue visualizar suas possibilidades de investimento para fazer a empresa crescer, e ainda entender quais setores recebem mais verba e quais estão carentes.

Com o correto controle financeiro empresarial, você consegue controlar e entender:

  • Custos operacionais;
  • Salários;
  • Fontes de lucro;
  • Fontes de prejuízo;
  • Planejamento orçamentário;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber.

Como é feito?

O controle financeiro empresarial é feito a partir do controle de caixa, análise dos demonstrativos e conhecimento do ponto de equilíbrio de entradas e saídas.

Vamos lá! O primeiro passo para obter o controle financeiro empresarial é tomar consciência sobre a atual situação financeira da empresa.

Por isso, liste os pontos negativos e positivos dos processos financeiros. Além disso, faça uma pesquisa de mercado. Avalie qual o posicionamento da empresa no segmento que atua, e como está a situação do mercado no qual a empresa está inserida. Esses aspectos ajudam a visualizar quais recursos estão a favor da saúde financeira da empresa e o quais cortes são necessários.

Além disso, para fazer o controle financeiro empresarial, é essencial traçar projeções de cenários otimistas e pessimistas para o negócio, levando em conta seus gastos e receitas. Um bom ponto de partida para isso é fazer uma Análise SWOT, que pondera forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Abaixo faça o download da Planilha Gratuita de Matriz SWOT da Mais Consultoria.

Baixar Planilha Matriz Swot

 

Outro aspecto que deve ser mapeado para dar início ao controle financeiro empresarial é o ciclo operacional do negócio. Monitore desde a fabricação até a venda do produto ou serviço. Para isso, defina o valor das despesas geradas em cada etapa, como compra de matéria-prima, estoque, produção e frete. Todos esses custos precisam ser confrontados com a sua receita.

As 7 maiores vantagens para o seu negócio

Controle financeiro empresarial

O controle financeiro empresarial é um importante aliado quando o assunto é tomar decisões que impactam o futuro e as finanças da empresa.

Entenda quais são as maiores vantagens dessa ferramenta para o seu negócio:

Segurança para gerir

Fazer o controle financeiro empresarial é a melhor forma de manter seu negócio em funcionamento, as contas em dia e identificar as melhores oportunidades de investimento.

Ao controlar à risca as finanças do seu empreendimento, você tem a noção perfeita do seu caixa, pois todos os dados relativos às finanças são mensurados com cuidado.

Quando conscientes da saúde financeira da empresa, os gestores têm a segurança e a tranquilidade para tomar melhores decisões para o negócio.

Contenção de gastos

Com o controle financeiro empresarial é possível acompanhar todas as suas despesas e custos ao longo do processo produtivo e, assim, identificar quais são supérfluos ou desnecessários.

Logo, é possível cortar os gastos que não têm impacto no produto final e, assim, prevenir-se de eventuais crises financeiras internas e externas.

Perspectiva de futuro

Uma vez que se tem todas as finanças da empresa controladas e analisadas, é possível estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo, com orçamentos mais realistas.

Dessa forma, é muito mais fácil projetar novos investimentos, expansões e planejar a diversificação da sua linha de produtos ou serviços.

Acompanhamento do ROI

O controle financeiro empresarial permite que você avalie com antecedência o Retorno sobre Investimentos (ROI), que é a relação do dinheiro que você ganhou ou perdeu ao fazer um investimento.

Assim, é possível compreender quais investimentos merecem seus esforços e quais você deve descartar.

Quando um investimento é realizado, também torna-se possível acompanhar se o retorno financeiro está saindo como o planejado, o que dá margem para corrigir suas ações, caso necessário.

Recrutamento mais assertivo

Contratações e demissões fazem parte do cotidiano de qualquer empresa. E ambas as ações geram gastos.

No entanto, o controle financeiro empresarial permite que os gestores aumentem ou reduzam a equipe de forma mais ordenada e econômica.

A ferramenta permite que você avalie se o fluxo de caixa é capaz de arcar com um novo funcionário, considerando custos como INSS e FGTS. Além de permitir que você pondere qual é o impacto financeiro com a rescisão contratual de um colaborador.

Organização da tabela de preços

Muitas empresas desenvolvem a sua tabela de preços sem levar em conta todos os seus custos. Uma consequência grave disso é o comprometimento do lucro.

Fazendo o controle financeiro empresarial, é possível ter a projeção de margem de contribuição e o ponto de equilíbrio. Esses são elementos essenciais para o cálculo justo dos produtos e serviços comercializados.

Orçamento colaborativo

O controle financeiro empresarial dá margem para uma ação que traz excelentes resultados para uma organização: o orçamento colaborativo.

Quando se tem noção do fluxo monetário da empresa, cada setor consegue montar um orçamento de acordo com suas necessidades, tornando assim a negociação com a diretoria mais sólida.

Isso amplia a visão sistêmica da empresa, ou seja, todos passam a entender as necessidades e a participação de cada setor no sucesso do negócio.

Um dos benefícios é a divisão do percentual economizado pelos setores. Essa é uma forma dos gestores motivarem e estimularem a produtividade da equipe para o alcance dos objetivos organizacionais.

Assim, o controle das finanças permite que você entenda a viabilidade dos orçamentos apresentados, assim como o retorno gerado pelos setores a partir dos investimentos recebidos.

Case de sucesso

A Academia UltraMove procurou os serviços da Mais Consultoria para tornar a sua gestão financeira mais saudável e sólida. Nossos consultores identificaram que a empresa necessitava de fazer um melhor controle de fluxo de caixa, entender os possíveis investimentos do próprio negócio, definir e precificar seus serviços, entre outros pontos de atenção. Ou seja, muitos aspectos que envolvem o controle financeiro empresarial.

O serviço de consultoria consistiu em fazer um estudo estratégico de capital de giro e mapeamento com a Matriz Swot. O resultado do trabalho foi o seguinte: economia mensal de R$ 2.400 e ainda um lucro líquido de R$ 8.900 por mês.

Leia aqui o case completo. 

Cuide do seu controle financeiro empresarial

Manter o controle financeiro empresarial é essencial para garantir a prosperidade financeira do seu negócio e, consequentemente, o destaque da sua marca no segmento em que atua. Quando se trata de saúde financeira, todo cuidado é pouco!

Como você tem mantido o controle financeiro empresarial do seu negócio? Compartilhe suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler