Realizar o controle de qualidade industrial é vital para assegurar a excelência de cada produto fabricado.
Se algo acontece fora do planejamento, quando os processos são bem delineados, é mais simples e rápido para realizar os ajustes necessários.
Porém, se não houver o acompanhamento necessário dos sistemas, os transtornos podem ocorrer. Em alguns casos, em cenários irreversíveis.
O ideal não é esperar para dar errado para planejar e fazer o que é certo em todas as etapas de um projeto. Se você trabalha na indústria e não conhece o controle de qualidade industrial, continue conosco até o final.
Neste post, você aprenderá sobre controle de qualidade industrial, o que significa, como implantar na sua empresa e exemplos práticos.
Boa leitura!
O que é controle de qualidade industrial?
Controle de qualidade industrial é um complexo de tarefas para apurar se o produto fabricado está em conformidade com os padrões mínimos de qualidade exigidos.
Através dessa prática é possível identificar problemas que passariam despercebidos caso esse procedimento não fosse realizado.
No setor industrial, assim como em qualquer outro, existem normas que precisam ser atendidas ao nível altíssimo de rigidez. Isso serve tanto para atender às solicitações de diretrizes de órgãos específicos quanto às necessidades dos clientes.
É bom reforçar que quando falamos de clientes nesse contexto, estamos falando de uma empresa que contrata os serviços de outra. Ou seja, os cuidados tomados são para atender primeiramente ao cliente principal para o produto chegar até o consumidor final.
O controle de qualidade industrial existe para que as possíveis imperfeições que haja no processo produtivo sejam identificados e corrigidos a tempo. Imagina descobrir que houve falha na produção quando o produto chega nas mãos do consumidor final?
E quando isso ocorre, todos os envolvidos estão expostos à riscos de todos os graus. Em alguns casos, o erro que poderia ter sido evitado se torna uma ameaça para a saúde e segurança do consumidor final.
Quais os benefícios de realizar o controle de qualidade industrial?
No início e no tópico anterior deste post, falamos brevemente sobre a importância de utilizar o controle de qualidade industrial. Mas, se tudo o que foi apresentado não foi o suficiente, listamos os principais benefícios ao utilizar essa ferramenta para você. Confira:
- Padronização dos produtos e serviços;
- Otimização dos processos de produção;
- Redução de custos;
- Utilização adequada de todos os recursos;
- Fortalecimento da prática da cultura de qualidade no time; e
- Crescimento nos números de vendas e receita da empresa.
Em organizações que trabalham sob uma cultura de alta performance, o mínimo esperado é entregar para o cliente um produto perfeito, sem qualquer falha, visível ou não.
Chegar a esse resultado não é impossível. Por esse e outros motivos que o controle de qualidade industrial é tão importante para a gestão fabril.
O que pode acontecer quando a organização não utiliza o controle de qualidade industrial?
Uma empresa que não tem o controle de qualidade industrial como parte dos processos se torna vulnerável para erros na sua produção.
O controle de qualidade industrial começa desde a chegada da matéria-prima para confecção dos produtos. Esse insumo precisa ser investigado e submetido a testes para comprovação de que atende a todos os requisitos.
Esse cuidado é importante para que uma possível falha seja descoberta inicialmente e reparada de imediato. Uma ação simples como essa pode eliminar uma série de transtornos, Veja alguns deles:
- Desperdícios de matéria-prima e demais recursos (água, energia elétrica, combustível, etc.);
- Atraso na entrega da produção pela necessidade de refazer o trabalho;
- Necessidade de recall;
- Produção com qualidade totalmente inferior ao acordado.
Esses são apenas alguns problemas que o controle de qualidade industrial pode evitar Há outros ainda mais complexos que podem comprometer a marca na totalidade se ações preventivas não forem tomadas.
Como implantar o controle de qualidade industrial na minha fábrica?
O objetivo principal do controle de qualidade industrial é testar e analisar toda a produção para saber se correspondem aos padrões.
Depois de uma avaliação minuciosa em critérios previamente definidos, é necessário registrar todas as não-conformidades detectadas. Após essa etapa, é hora de averiguar quais as origens para os problemas ocorridos e elaborar um plano de ação.
O próximo passo é trabalhar em prol de otimizar os processos industriais, de modo a minimizar e se possível eliminar todas as falhas.
Por fim, os produtos são analisados novamente para garantir que estão de acordo com as normas vigentes.
Acompanhe conosco quais são as etapas cruciais para efetivar o controle de qualidade na sua empresa:
Revisão de processos
Tudo começa com a revisão de todos os processos de produção. Essa etapa engloba itens como: informações relevantes, gerenciamento, entradas e saídas, além de procedimentos.
Não importa o que faça parte do seu sistema produtivo, mesmo que você encontre algo desagradável pelo caminho, isso deve ser avaliado também. Esse é o momento ideal para eliminar o que não agrega valor e colocar a casa em ordem.
Por isso, você deverá começar exatamente “onde o calo aperta: nos pontos a melhorar.
O trabalho deve ser feito em cima dos sistemas mais importantes. Em outras palavras, os processos vitais envolvidos na produção. Até mesmo a insatisfação do seu cliente faz parte desse meio. Não ignore nenhum componente que seja.
Aqui nessa fase você deverá:
- Estabelecer quais serão os critérios utilizados para avaliação;
- Escolher quais métodos serão aplicados para obter os dados necessários;
- Levantar uma equipe responsável pelas ações;
- Determinar e pôr em prática os procedimentos de melhorias.
Seguindo cada um dos estágios acima você colherá frutos duradouros e elevará o nível de produção da sua indústria a outro patamar. Isso mostrará o quanto a empresa está comprometida com ações de melhoria contínua em busca de resultados cada vez melhores.
Repare os erros e invista na qualificação do seu time
Errar faz parte de qualquer jornada. Com os erros, aprendemos que há oportunidades de crescimento com cada um deles.
Não existe problema no erro, mas na falta de vontade de evitá-los e de corrigi-los. Até porque, em determinadas situações, a repetição do erro pode gerar circunstâncias desagradáveis para quem está diretamente conectado a ele.
A melhor forma de trabalhar para eliminar, minimizar e corrigir os erros é fazê-los em equipe.
Cada pessoa é responsável por um grupo de atividades específicas. É dessa forma que cada uma delas contribui com as suas demandas para que a organização atinja os seus objetivos.
Juntos, todos podem aprender o que deve ser feito para prevenir e consertar as falhas. Essa jornada não precisa ser um fardo para os participantes. Todos devem compreender e ajudar uns aos outros, sem julgamentos nem culpabilização de colegas.
Outra forma de prevenção de erros é investindo na qualificação do seu time.
Infelizmente, é comum alguns gestores enxergarem a educação dos seus funcionários como gasto e não como investimento.
Esse tipo de visão é lamentável para uma empresa que tem uma performance incrível no mercado. Em alguns casos, investe em marketing e publicidade para ter uma boa imagem e apoia causas sociais, mas não acredita no desenvolvimento dos seus colaboradores.
Quando você capacita a sua equipe, entrega para todos os recursos necessários para um bom desempenho da sua função. Dessa forma, todos saberão o que e como precisa ser feito, reduzindo e eliminando possíveis falhas.
Foque na satisfação do cliente
Parece óbvio mencionar essa expressão, mas o cliente é a razão do seu negócio existir. Ainda que a sua indústria utilize outras frases, outras expressões, mas tudo levará ao cliente, em solucionar as dores
O controle de qualidade industrial também age em favor da satisfação total do cliente. E isso vai muito além do que trabalhar com toda a cautela necessária para evitar erros.
Uma das formas de manter o seu cliente satisfeito é oferecer todo o suporte que ele precisa. Seja por alguma adversidade ou apenas para esclarecimento de dúvidas.
Canais de atendimento diversos, pessoas qualificadas para atendê-los e respondê-los em tempo hábil. Uma equipe comprometida por trás dos perfis das redes sociais da empresa para interagir. Problemas resolvidos e dúvidas esclarecidas sem demora. São apenas alguns exemplos.
Um cliente satisfeito é mais fácil de fidelizar e de se tornar um promotor da sua marca e trazer novos consumidores para a sua marca.
Conclusão
Dedicamos o conteúdo de hoje para falarmos sobre o controle de qualidade industrial, a sua importância e como aplicá-la na sua indústria. Esperamos que você tenha gostado do post e que ajude a melhorar cada vez mais a gestão da sua empresa.
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