O processo produtivo é necessário para fundamentar e viabilizar a existência de todo e qualquer negócio, independente do porte do mesmo. Por isso, demanda um maior nível de atenção e responsabilidade, tendo em vista a importância de um processo produtivo qualitativo para a sucessão de uma empresa.
Isso porque, o produto entregue irá definir toda a experiência e satisfação do cliente, critérios estes que são fundamentais para a conquista e a fidelização do público, bem como o ganho de espaço e o destaque no mercado de inserção.
Afinal, se o produto vendido pela sua empresa não for de qualidade, o que irá diferenciar o seu negócio e gerar autoridade para o mesmo? Além disso, há questões sanitárias fundamentais a um processo produtivo seguro e confiável, evitando problemas com fiscalizações e danos à saúde do público.
Para garantir a qualidade produtiva de um dado negócio, é necessário que haja controle e análise do processo de produção, possibilitando o diagnóstico de erros, a solução dos mesmos, e a realização de melhorias e aprimoramentos constantes.
Mas afinal, como fazer o controle produtivo e qual a importância do mesmo? A seguir, iremos evidenciar esses pontos a partir dos tópicos abaixo listados:
- Controle de Produção: O que é?
- Controle de Produção: Entenda a importância dele para o seu negócio!
- Benefícios que vão além da importância
- Conclusão
Para ter o entendimento completo de cada um dos tópicos acima, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo.
Controle de Produção: O que é?
Como o nome propriamente sugere, o controle de produção é um meio de gestão que tem como objetivo principal planejar, controlar e fiscalizar o processo produtivo como um todo, tornando-o muito mais efetivo, seguro e qualitativo.
Logo, o planejamento é feito visando todas as etapas produtivas de uma empresa, desde a definição quantitativa até a análise da qualidade final do produto.
Esse método de gestão é dividido em etapas, seguindo a ordem cronológica de produção e as suas respectivas implicações.
Funciona como um verdadeiro guia para direcionar e garantir os meios, métodos e mecanismos de produção, sendo essencial para toda e qualquer empresa que almeja qualidade, eficiência e assertividade produtiva.
Por isso, deve ser seguido à risca, e as empresas precisam reconhecer a importância desse processo para evolução constante e a garantia de satisfação do público.
Controle de Produção: Entenda a importância dele para o seu negócio!
Como já vimos anteriormente, o controle de produção é essencial para manter a qualidade dos produtos vendidos por você, garantindo a sua empresa ascensão, conquista e satisfação de público, fatores determinantes para o sucesso empresarial.
Dessa forma, a importância já é tida como indiscutível, e um ponto chave já é colocado em pauta: A necessidade de conquistar o mercado a partir do reconhecimento de diferencial e qualidade.
Afinal, como se sobressair perante a concorrência sem planejamentos e processos efetivos?
O mercado é competitivo, e como toda e qualquer competição, o melhor vence. Equiparar-se e superar os seus concorrentes é fundamental para quem deseja tornar-se uma referência, e o ganho de autoridade empresarial só é possível a partir dos dois pontos que fundamentam o controle de produção: planejamento e qualidade.
Por isso, não hesite em contar com o Controle de Produção para melhorar e facilitar significativamente todo o processo produtivo da sua empresa, do início ao fim.
Benefícios que vão além da importância
Além dos objetivos principais, vale salientar ainda a existência de benefícios decorrentes da importância central do método, que tornam o Controle Produtivo ainda mais interessante para quem está pensando em investir no mesmo. A seguir, elencamos os principais e mais atrativos deles:
- Definição de todo o processo produtivo, facilitando-o e tornando-o muito mais organizado:
Ao aderir o controle de produção, aspectos como: quando, quanto, como, onde e a partir de quê produzir são definidos previamente, tendo em vista as estimativas estudadas para a época em questão. Claro que esses números nunca estarão 100% corretos, tendo em vista as mudanças constantes de mercado, mas é possível chegar bem perto disto a partir da análise das produções e anos anteriores. Assim, sabendo de todos os aspectos necessários ao processo produtivo, ele torna-se muito mais fácil e objetivo, além de assertivo, pois é baseado em um planejamento que irá definir e organizar todas as etapas existentes.
- Redução de custos:
Os custos também são significativamente reduzidos, tendo em vista a melhor utilização dos recursos necessários ao processo produtivo, como matéria-prima, insumos, máquinas, energia, etc.
Com a redução de custos, o lucro aumenta significativamente e o dinheiro pode ser direcionado a investimentos rentáveis para a empresa, sejam eles internos ou externos.
- Redução de gargalos produtivos
Os gargalos produtivos atrasam o processo e causam transtornos e prejuízos significativos, e costumam ser decorrentes da falta de organização, planejamento, melhorias e resolução de problemas.
Com o controle de produção tudo isso é resolvido, e os gargalos produtivos diminuem significativamente.
- Melhor gestão de estoque:
Gerir o estoque é garantir que a produção permaneça assídua, sem atrasos por faltas ou entregas, além de evitar o desperdício de insumos e energia produtiva.
A partir do planejamento e da organização da produção, também há melhor gestão do estoque e dos pedidos feitos para garantir que não haja falta ou sobra de matéria-prima e produtos gerais necessários.
- Melhores tomadas decisivas
Assim como qualquer outro planejamento organizacional, as tomadas decisivas também são facilitadas e bem direcionadas, tendo em vista os relatórios gerados, os objetivos bem definidos, os dados recolhidos, etc.
As tomadas decisivas são importantes para definir todo o percurso do seu negócio e as etapas futuras. Por isso, não subestime a importância de fazê-las da forma mais racional possível, nas condições empresariais existentes.
- Integração dos diferentes setores envolvidos
A integração entre diferentes setores é um dos fatores mais importantes para um dia a dia empresarial harmonioso, efetivo e produtivo.
Com o controle de produção, há uma intersetorialidade, gerando integração entre os diferentes departamentos empresariais existentes e melhor ambiente de trabalho, gerando comunicação efetiva entre os colaboradores, evitando possíveis estresses e gerando satisfação dos contribuintes.
- Facilitação da gestão financeira
Com o planejamento da melhor utilização de recursos (incluindo os financeiros), a gestão financeira é facilitada significativamente, tendo em vista os relatórios e as expectativas de gastos geradas, bem como as de faturamento.
Em suma, a partir dos benefícios listados acima fica fácil perceber não só a importância do controle de produção, mas também quão vantajoso ele pode ser para a empresa na totalidade, inclusive o seu faturamento, a sua gestão de um modo geral e o seu crescimento.
Conclusão
Por fim, esperamos que esse texto tenha sido capaz de fazer você entender o que é o controle de produção e a sua importância de forma simples e objetiva.
Caso tenha interesse em contratar profissionais para a realização desses e outros serviços em otimização de recursos, pode contar conosco.
A Mais Consultoria conta com um projeto em elaboração de PCP (Planejamento e Controle de Produção), capaz de oferecer ao seu negócio todas as vantagens citadas acima. Para entender melhor como esse serviço funciona e contatar um de nossos especialistas no assunto, expondo as necessidades e as principais características do seu negócio, clique aqui e você será redirecionado a nossa página de contato.