Mais Consultoria

Consultoria Financeira: Veja como ela é essencial para o seu negócio

Pessoa realizando uma consultoria financeira para empresas

Sem dúvidas, o setor financeiro é um dos aspectos mais importantes para a sucessão e a evolução progressiva de todo e qualquer negócio. 

Isso porque, planejar adequadamente a utilização do dinheiro faturado, os investimentos que deverão ser realizados, os passivos que deverão ser pagos, etc, são essenciais para manter a saúde financeira, a sustentação e viabilidade econômica do negócio. 

Afinal, quantas vezes você não ouviu histórias de falências de grandes empresas por falta de planejamento financeiro adequado e utilização indevida dos recursos? 

É uma situação que ocorre com mais frequência do que o esperado, e pode ser evitada com cuidados prévios, como o enfoque no setor financeiro e o estudo constante de melhorias, investimentos e a tomada de medidas capazes de gerar a melhor utilização possível dos recursos disponíveis, nas necessidades e da realidade da empresa.  

Dentre as alternativas existentes para melhorar consideravelmente o setor financeiro de uma empresa, está a Consultoria Financeira, muito adotada por corporações de grande sucesso e referência mundial. 

A consultoria de modo geral, por sua vez, é definida pelo dicionário Oxford Languages da seguinte forma: 

1. ação ou efeito de dar consultas, conselhos etc.

2.ação ou efeito de (um especialista) dar parecer sobre matéria da sua especialidade.

Logo, a consultoria financeira é um serviço especializado que vai muito além do aconselhamento, e consiste na análise minuciosa, profissional e especializada sobre a situação geral do seu negócio. 

Para te fazer entender o que é a Consulta Financeira e como ela é essencial para o seu negócio, dividimos o conteúdo nos seguintes tópicos: 

  • Consultoria Financeira: O que é e como funciona?
  • Como a consultoria financeira é essencial para o seu negócio?
  • Importância da Consultoria Financeira 
  • Benefícios da Consultoria Financeira 
  • Onde e como contratar uma Consultoria Financeira? 
  • Conclusão 

Para o detalhamento de cada um dos tópicos listados acima, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo. 

 

Consultoria Financeira: O que é e como funciona? 

Como já visto anteriormente, a consultoria financeira é um serviço especializado de análise efetiva da situação econômica geral de dada instituição, visando o diagnóstico de problemas a curto, médio e longo prazo, com o objetivo de prover melhorias e soluções para os mesmos. 

É dividida em quatro tipos principais, sendo eles: 

  • Consultoria pessoal 
  • Consultoria familiar 
  • Consultoria empresarial 
  • Consultoria de investimento 

Cada um possui características e objetivos específicos, prontos para atender as necessidades pessoais, familiares ou empresariais de um ou mais indivíduos. 

Entretanto, no conteúdo de hoje iremos focar apenas na Consultoria empresarial, que é o tipo mais comum e utilizado. 

A consultoria empresarial, por sua vez, funciona como um grande coadjuvante no processo de melhorias financeiras e planejamento efetivo, garantindo maiores níveis de segurança, sucessão e manutenção da saúde econômica de uma corporação. 

Tais aspectos são possíveis graças à realização de um diagnóstico geral e da observação de aspectos financeiros empresariais importantes, como: 

  • Faturamentos 
  • Ativos e passivos 
  • Lucros
  • Recursos disponíveis para investimentos 
  • Recursos disponíveis para melhorias internas 
  • Reservas de emergências 
  • Planejamentos financeiros a médio e longo prazo 
  • Bens e patrimônios possuídos
  • Análise societária (caso a empresa seja formada por este tipo de estrutura) 

Na prática, essa análise é feita de forma muito mais integrativa e conjunta, considerando todos os aspectos e as suas respectivas relações. 

Além disso, vale salientar que todo o processo é feito a partir de documentos e demonstrativos financeiros, garantindo não só a fidelidade dos dados, mas também a assertividade de diagnóstico e a efetividade dos planejamentos e das melhorias realizadas, garantindo o melhor resultado possível nas possibilidades existentes. 

Em suma, agora que você já entendeu o que é a consultoria financeira e como ela funciona, podemos partir para o próximo ponto do nosso artigo e te explicar como a consultoria financeira é essencial para o seu negócio.  

 

Como a Consultoria Financeira é essencial para o seu negócio?

Para te fazer entender a essencialidade da Consultoria Financeira, separamos dois sub tópicos principais: A importância da Consultoria propriamente dita e os benefícios decorrentes da mesma. 

Isso porque o serviço além de essencial, é benéfico e traz uma série de vantagens exclusivas ao dia a dia empresarial e a efetividade dos seus processos. 

 

Importância da Consultoria Financeira

Como todos bem sabemos, a falência é decorrente de prejuízos, e os prejuízos (excluindo casos e situações específicas, como a pandemia do Coronavírus, por exemplo) são decorrentes de má utilização de recursos financeiros, falta de planejamento e investimentos ineficazes.

Logo, é um cenário indesejável evitável, por isso muitas empresas investem e priorizam tanto a execução de planejamentos financeiros a curto, médio e longo prazo. 

Afinal, a economia é a razão existencial de toda e qualquer empresa, independente do seu porte. Se ela não funciona ou não é efetiva, não há sentido nem condições de manutenção de atividade empresarial. 

Sendo assim, a importância principal da Consultoria Financeira é referente a segurança que ela traz ao setor financeiro empresarial, corrigindo erros que levariam o negócio à falência ou tornariam a sua continuidade inviável. 

Além disso, há o melhor direcionamento do uso correto dos recursos financeiros, tornando os investimentos mais assertivos e rentáveis, tudo em acordo com os objetivos principais da sua empresa. 

Dessa forma, a Consultoria Financeira é essencial para garantir a saúde econômica do seu negócio, evitando prejuízos significativos e demais intercorrências. 

Como dito por John L. Beckley: 

 

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”

 

  • Benefícios da Consultoria Financeira 

Além da importância principal existente, ainda há uma série de benefícios decorrentes da Consultoria Financeira empresarial. 

Como os principais deles podemos citar: 

  • Serviço especializado e profissional 
  • Organização do fluxo de caixa e de documentos financeiros importantes 
  • Redução de despesas gerais e melhor utilização de recursos 
  • Aumento do lucro e rendimento 
  • Aumento do tempo de trabalho destinado a setores de outras competências 
  • Criação de relatórios financeiros detalhados, etc.  

Logo, fica evidente não só a importância da Consultoria Financeira, mas também da sua valia sobre demais processos essenciais ao negócio. 

 

Onde e como contratar uma Consultoria Financeira? 

Agora que você já reconhece a importância e todos os benefícios existentes, deve ter se interessado pelo serviço e deve estar se perguntando como contratar uma Consultoria Financeira efetiva. 

Para isso, procure empresas com experiência e qualificação suficiente para atender às suas expectativas e as necessidades do seu negócio. 

A Mais Consultoria conta com mais de 18 anos de mercado, mais de 70 prêmios e mais de 350 consultorias realizadas. 

Somos especialistas nos mais diversos tipos de consultoria existentes, inclusive a financeira. Para entender melhor os nossos serviços e falar diretamente com um de nossos profissionais, clique aqui e você será redirecionado a nossa página de contato. 

 

Conclusão 

Por fim, esperamos que após a leitura completa do artigo todas as suas dúvidas acerca do tema tenham sido sanadas de forma simples e efetiva. 

Além disso, esperamos que você tenha reconhecido a importância da Consultoria Financeira e todos os benefícios decorrentes dela.

Caso tenha gostado do conteúdo e se interesse por artigos semelhantes a estes, temos um blog exclusivo recheado de artigos voltados para a área de consultoria geral e financeira. 

Para ter acesso ao nosso blog exclusivo, clique aqui e você seja redirecionado a ele. 

Ademais, gostaríamos de saber sua opinião sobre o nosso artigo. Ele foi útil? Você já tinha ouvido falar sobre consultoria financeira? Deixa seu comentário aqui em baixo para gente 😀