Será que você está cobrando o preço certo pelo seu produto/serviço? Para começar um negócio, é de suma importância calcular os custos e saber como precificar um produto ou a prestação de serviços de forma que haja lucro, mesmo após a quitação de todas as despesas/custos. Mas, o cálculo eficiente é uma realidade inexistente para muitos empreendedores. É por isso que muitas empresas estão fadadas ao fracasso, uma vez que a renda não corresponde às expectativas.
Mas, será que precificar a venda do produto/serviço é mesmo um bicho de 7 cabeças? Neste blog, nós te mostraremos que não. O segredo está na organização e no monitoramento do fluxo de caixa. Ou seja, para que o resultado seja o esperado, é preciso controlar a entrada e saída do recurso financeiro.
O cálculo, na teoria, é bem simples:
Custos + Despesas + Lucros = Preço
Custos
O custo é o quanto sua empresa gasta com a produção do material que vai ser vendido. Um restaurante, por exemplo, precisa comprar alimentos para o preparo dos pratos que são disponibilizados no cardápio. Então, saber o quanto foi gasto com a compra é o primeiro passo para a definição do quanto será cobrado pelo prato.
Despesas
Já a despesa é o quanto a sua empresa gasta para vender aquilo. Baseando-se, ainda, no método de restaurante, exemplos de despesas são os impostos, as comissões dos garçons, aluguel do espaço e investimento em propaganda.
Lucro
E, por fim, lucro é o retorno da comercialização do produto/serviço. É o objetivo principal do gestor e é o que sinaliza o crescimento ou não do negócio.
Como precificar seu produto ou serviço
Somado os três pilares de gastos de uma empresa, tem-se o preço de venda ideal, ou seja, o valor que a sua empresa deve cobrar pelo produto ou pela prestação do serviço.
Porém, além de monitorar a circulação de todo o capital, é importante atentar-se também a outros detalhes. Isso quer dizer que, para calcular o preço de venda, é necessário que, além de uma análise financeira com as fórmulas, você precisa observar o mercado. Ou seja, analisar o quanto o seu cliente está disposto a pagar pelo seu produto/serviço. Além de observar o quanto os seus concorrentes cobram pelo mesmo que é vendido por você.
Mas, uma dica importante é: opte por oferecer um produto/serviço de qualidade, com preço justo e, assim, se destacar por isso. Priorizar o preço baixo e colocar a qualidade em segundo plano é o que leva muitas empresas a fecharem as portas.
Não é o preço de venda que vai gerar o resultado para você, mas sim a combinação daquilo que você colocou como estratégia de preço de venda em relação a todo o mercado.
Uma vez que você compreender o que foi dito acima, você vai entender que o impacto do preço de venda definido para o seu produto/serviço tem a capacidade de gerar lucro ou prejuízo para o seu negócio.
Ainda não está seguro e permanece com dúvida de como precificar o seu produto/serviço? A Mais Consultoria Jr pode auxiliar a sua empresa. Entre em contato aqui.