Para abrir um negócio basta ter um capital para investir e montar a empresa. Mas para que esse investimento retorne para o empreendedor e o negócio seja bem sucedido, é preciso ter uma boa margem de lucro. Mas o que fazer para aumentar essa margem? A seguir apresentamos algumas ações que ao serem implementadas contribuem com a otimização dos lucros.
O que é margem de lucro
Antes de conhecer as ações, é preciso entender o que, de fato, é a margem de lucro. Trata-se de um percentual que é adicionado aos custos totais de um produto ou serviço. Assim, forma-se o preço final da comercialização e também o lucro que a empresa vai obter com aquela venda.
A margem de lucro pode ser considerada um dos principais indicadores de todo negócio. Afinal, quanto maior ela for, mais recursos a empresa vai conquistar, aumentando inclusive a remuneração.
É possível calcular a margem de lucro de cada venda, utilizando a seguinte fórmula:
Margem de lucro = (lucro/receita) x 100
Você fez a operação e acredita que é preciso otimizar a margem de lucro do seu produto ou serviço? Então veja algumas dicas a seguir de ações que contribuem com o aumento da margem.
Fidelize clientes
Um dos pontos mais importantes para todo negócio, é conseguir conquistar clientes fiéis à marca. Muitas empresas focam apenas na conquista de novos consumidores, o que de fato é importante. Mas aprender a reter os clientes que já consumiram seu produto ou serviço faz grande diferença para o negócio. Portanto, aplique ações como o envio regular de e-mails com promoções e cupons de desconto.
Gerencie o estoque
Outro ponto que influencia no sucesso do negócio é o gerenciamento do estoque, que precisa ser feito de forma inteligente. Afinal, produto parado no estoque é sinônimo de prejuízo e a falta dele também gera prejuízo, visto que o potencial cliente vai procurar a concorrência.
Então faça uma análise e veja se você consegue vender todo seu estoque ou se tem perdido uma parte dele. Caso haja perda, invista em um sistema de gestão para fazer todo o controle.
Otimize processos
Processos bem planejados e executados evitam desperdício, sejam eles matéria prima, tempo, transporte, dinheiro ou pessoas. Por isso, a otimização dos processos é fundamental para que sua empresa melhore a produtividade e diminua os gastos.
Reduza custos
Depois de otimizar os processos da sua empresa, é hora de analisar os gastos da empresa como um todo. Conta de luz, telefone e internet são exemplos de gastos desnecessários e que podem ser reduzidos significativamente com pequenas mudanças. Dessa forma, encontre as raízes desses gastos e aplique uma política de redução de custos.
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