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Como conquistar o sucesso empresarial e ter um bom negócio?

Como conquistar o sucesso empresarial e ter um bom negócio?

Como conquistar o sucesso empresarial

O empreendedorismo tem crescido cada vez mais no Brasil. Muitas pessoas sonham em abrir seu próprio negócio, mas é preciso muito mais do que simplesmente sonhar para consolidar um bom negócio. Pesquisas apontam que mais da metade das empresas não sobrevivem aos primeiros 5 anos no mercado.

Mas, por que essas empresas fecham as portas enquanto outras crescem e se perpetuam?

Um dos maiores motivos das empresas terem suas portas fechadas é falta de conhecimento em negócios e o desconhecimento acerca dos conceitos de administração. Existem alguns pilares que são peças-chave para o crescimento empresarial. Além disso, para ter sucesso e cumprir com seus objetivos, é preciso que a empresa tenha uma boa gerência e seja guiada de forma estratégica.

O comportamento empreendedor é um dos tripés do sucesso corporativo. O gestor precisa ter a capacidade de transformar sonhos em objetivos, planejar ações estratégicas, ter ousadia e coragem de assumir riscos e muito comprometimento. É fundamental que ele esteja por dentro de tudo que está acontecendo na empresa. Monitorar resultados, a situação financeira, o nível de satisfação do cliente e, claro, os quatro conceitos da Matriz SWOT.

Abaixo, listamos de forma explicativa alguns dos pilares que ditam o sucesso de uma empresa. São eles:

Gestão de indicadores

Os Indicadores de Desempenho (KPIs) indicam dados úteis e relevantes, que auxiliam nas tomadas de decisão. Um KPI tem valor quantitativo, ou seja, permite que a empresa meça o que está sendo executado, de forma adequada para atingir as metas que foram planejadas.

Porém, é de suma importância escolher minuciosamente os indicadores, pois, caso contrário, eles podem gerar decisões equivocadas. Caso não seja capaz de analisar se a empresa está no caminho certo através dos indicadores escolhidos, saiba que eles são apenas estatísticas. Isso quer dizer que é hora de repensar sobre a escolha dos seus KPIs.

Clientes satisfeitos

A satisfação do cliente deve ser a principal preocupação do gestor. Todos os integrantes da empresa, desde o setor administrativo ao porteiro, precisam ter como objetivo satisfazer o cliente. A empresa não pode perder faturamento, em hipótese alguma, devido à insatisfação de alguém. As técnicas de Marketing Digital podem ser uma boa estratégia para manter a fidelidade do cliente. O envio de e-mail marketing, sites com suporte e, até mesmo um e-commerce para comercializar os produtos na internet, são funcionalidades que contribuem com isso.

Controle financeiro

A falta de uma gestão financeira estruturada é um dos principais motivos para o declínio de uma empresa. Porém, quando ela é eficiente, tem a capacidade de gerar lucro com uma taxa satisfatória para o negócio. Para que seja dessa forma, é preciso se atentar a certos detalhes:

  • Análise e Planejamento: Analisar a realidade do negócio, planejar estratégias para atingir certo objetivo, definir metas e monitorar os resultados.
  • Objetivo secundário: É muito importante não colocar o dinheiro como objetivo principal da sua empresa. É necessário que o foco primordial seja atender às necessidades do cliente, para que, dessa forma, o dinheiro seja consequência.
  • Caixa x saldo: Outro fato muito recorrente quando se trata de finanças é perder o controle e confundir o dinheiro que entra no caixa como lucro. Caixa é o saldo que a empresa tem disponível para pagar contas, funcionários, entre outras despesas. Lucro é o que resta após o pagamento de todas as despesas.
  • Contabilidade: É um setor de extrema importância e que exige muita atenção. É responsável por controlar os custos, gerenciar estoques e quitar as despesas. Dessa forma, é fundamental que o gestor esteja em contato frequente com o setor de contabilidade e questione as informações geradas.
  • Uso de softwares: Considere o uso de softwares automatizados para maximizar os resultados obtidos por cada um e levar sua empresa ao topo do mercado.

Funcionários participantes

As empresas, atualmente, entendem que o funcionário é o responsável pela real cultura organizacional e por todos os acontecimentos da empresa. Portanto, elas enfocam no relacionamento humano. Ou seja, se dedicam a motivá-lo e fazer com que ele sinta prazer de fazer parte da organização. Divisão de lucros, premiação e momentos de descontração são exemplos de incentivo básico que motivam o funcionário. Isso contribui com o engajamento dos profissionais no trabalho e, consequentemente, com o sucesso da empresa.

A gestão empresarial é crucial para a organização que deseja continuar crescendo. Para que tenha um bom negócio, o gestor precisa entender quais são as estratégias essenciais para conquistar os resultados almejados. A Mais Consultoria Jr. pode te ajudar neste processo, fale com um de nossos consultores.

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