A época é ideal para alavancar as vendas de final de ano
As datas comemorativas, chegada do 13º salário e promoções como a Black Friday incrementam significativamente as vendas de produtos e serviços nessa época. No setor varejista, é previsto o maior crescimento de vendas dos últimos seis anos para o período do Natal. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é arrecadar R$ 35,9 bilhões. Ou seja, 4,8% a mais do que em 2018. Se você tem interesse em saber como aumentar as vendas de final de ano e se preparar para receber um volume maior de pedidos e clientes em seu negócio, confira as nossas dicas.
# Promoção
Essa é a época de investir em promoções criativas e agressivas. Nesse sentido, uma boa estratégia para aumentar o ticket médio do cliente é oferecer produtos similares ou relacionados. Por exemplo, no e-commerce ter sugestões de produtos similares enquanto o usuário coloca produtos no carrinho. Se o consumidor está levando um celular, por que não oferecer uma capinha para o modelo, carregador portátil, etc.?
# Estoque
Se o seu objetivo é vender mais é preciso ter atenção ao estoque para garantir que seus produtos estejam disponíveis para serem vendidos. Mas, além deles, você deve fazer também um investimento prévio e bem calculado de embalagens de presentes temáticas da época e outros utensílios que são parte da rotina de vendas do seu segmento. Faça um bom cálculo de produtos e peças a serem pedidos aos fornecedores para evitar que os itens encalhem posteriormente. Essa dica é válida sobretudo quando se trabalha com produtos totalmente sazonais, como panetones, por exemplo.
#Treinamento de pessoal
Todos os profissionais devem ter o máximo de conhecimento daquilo que vendem para suprir todas as dúvidas dos potenciais clientes. Por isso, além do treinamento dos colaboradores já da casa, é preciso investir um tempo maior no treinamento de funcionários temporários. Dessa forma, vai conseguir que todos ofereçam um atendimento completo para compor a experiência do cliente.
No caso das vendas online o que vale aqui é checar se tudo está funcionando plenamente na plataforma. Isso porque a tendência é que o tráfego da plataforma aumente. Dessa forma, questões como velocidade de carregamento deve sempre estar entre as prioridades do seu negócio.
# Marketing digital
Seu negócio sendo on ou offline é possível aproveitar muito as potencialidades das redes sociais.. E, que tal, fazer descontos especiais para já clientes? É muitos mais fácil vender para alguém que já conhece os seus serviços ou produtos. Explore essa ideia em email marketing direcionado para esse público.
Outra maneira de atrair consumidores para o seu negócio é criar uma mensagem personalizada para aqueles que deixaram itens no carrinho de compras esquecidos. Oferecer um desconto nesses itens pode funcionar muito bem.
Além disso, faça chamadas criativas e atrativas, seja para os usuários irem para o seu site ou conferir as promoções na loja presencial. O grande segredo mesmo para as vendas de final de ano é ser lembrado e mostrar como os seus itens podem ser ideias para presentear pessoas queridas nesse momento. Afinal, essa sazonalidade, por si só, já é um incremento e tanto para a economia brasileira, basta você surfar nessa onda oferecendo seus diferenciais.
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