A Ativa Hospitalar é uma distribuidora médica hospitalar de Juiz de Fora que atende todo o Brasil levando produtos de qualidade para clínicas e hospitais. A empresa sempre se preocupa em otimizar sua produção para atender de forma rápida e ágil os seus clientes. Por isso, a Mais Consultoria foi acionada para enxugar seus processos e aumentar a produtividade. Veja a seguir como impactamos na redução do Lead Time a partir do Mapeamento de Fluxos de Valor.
Além de agilizar sua produção a Ativa Hospitalar precisava de melhorias para atender os seguintes pontos de atenção:
Para suprir a demanda da Ativa Hospitalar de agilizar seu tempo de atendimento, iniciamos o trabalho de consultoria com o Mapeamento de Fluxos de Valor (MFV), que é uma metodologia da Engenharia de Produção. Inicialmente mapeamos todos os processos da empresa por meio de entrevistas com os colaboradores, observação e coleta de dados relativos aos tempos de processos.
Conhecendo de forma detalhada a rotina produtiva da empresa pudemos desenhar um novo processo, para atender de forma mais eficiente o fluxo produtivo, eliminando gargalos e desperdícios de qualquer natureza (tempo, deslocamento, matéria-prima, mão de obra, etc.).
Depois de realizado o mapa do estado atual e do estado futuro, percebemos que muitos processos poderiam ser eliminados. Por isso, elaboramos uma série de planos de ação para executar o novo fluxo de produção.
Os consultores da Mais Consultoria acompanharam todo o processo de implementação, auxiliando em todas as modificações que foram identificadas como necessárias.
Conseguimos reduzir em 5% o Lead Time total da empresa. O Lead Time é a métrica que identifica o tempo total do ciclo de produção: ou seja, desde o pedido do cliente, sua produção, transporte, até que chegue no consumidor.
Essas melhorias foram sentidas principalmente no setor de estoque. Antes da consultoria os profissionais desse segmento faziam muitas horas extras, que foram eliminadas com a repaginação feita nos processos.