Benchmarking: o que é, como fazer e qual a sua importância para empresas

Pessoa realizando o benchmarking de um negócio

Hoje o assunto será sobre algo que provavelmente você já ouviu falar, mas ninguém te explicou tão bem quanto nós explicaremos! O famoso benchmarking.

Aqui, falaremos sobre o que é, como fazer e a sua real importância para os negócios. Sente curiosidade em saber um pouco mais sobre ele? Então fique em um lugar confortável e aprecie a leitura!

Afinal, o que é benchmarking?

Derivado da palavra “benchmark” que, em inglês, significa “referência”, benchmarking é um estudo de mercado que utiliza outras empresas como base de comparação para analisar processos e métodos que podem funcionar em um ambiente, produto ou serviço.

Para entender melhor, vamos supor que sua empresa se dedique à produção e venda de cosméticos veganos. Nesse caso, as estratégias de benchmarking tornam-se uma ferramenta importante em todos os aspectos do seu negócio.

Por exemplo, ao criar sua loja virtual, você pode listar as principais referências que conhece sobre comunicação e marketing. Assim, é possível entender como outras empresas que atuam na mesma região posicionam suas respectivas marcas.

A diferença entre benchmark e benchmarking!

Como explicamos acima, uma palavra derivada da outra. Mas no mercado, o termo benchmarking também é usado para se referir a empresas que servem de referência e inspiração para outras.

Alguns exemplos famosos são a Coca-Cola, no posicionamento de marca, a Zappos, quando falamos sobre atendimento ao cliente, e a Brastemp, sobre gestão de crises.

As principais vantagens de se fazer benchmarking no seu negócio!

Agora que você sabe o que significa o benchmarking, separamos algumas vantagens que só ele pode oferecer ao seu negócio. Confira!

1. Identificar tendências

Nos mercados, as tendências surgem o tempo todo, e o benchmarking é uma ótima maneira de manter sua empresa a par de todas essas mudanças.

Possuir um negócio atualizado é fundamental para atrair novos clientes!

2. Ter um olhar mais detalhado para as mudanças

Como o benchmarking ajuda a monitorar as tendências do mercado, também é um ótimo complemento analítico, para que você possa se questionar por que essas mudanças estão acontecendo e estudá-las cada vez mais.

Aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas neste estudo:

  1. Quais tecnologias já estão em uso?
  2. Quão engajada está sua equipe?
  3. Qual é o ambiente em que sua empresa está inserida?
  4. Você está perto de se tornar um líder em seu campo?
  5. Quais áreas precisam ser melhoradas?

3. Novos insights

Ao estudar as tendências e entender por que elas ocorrem, você também obterá novos insights, traçará caminhos e verificará se essas mudanças estão realmente funcionando para o seu negócio!

O benchmarking é fundamental para que esses insights aconteçam, pois nem toda tendência vai funcionar para sua estratégia. Você vai decidir sua viabilidade.

4. Melhora seu relacionamento com outras empresas

Como qualquer pesquisa de campo que requer encontrar dados e conversar com as pessoas, o benchmarking fornece uma troca incrivelmente rica entre empresas. Manter um bom relacionamento com seu ecossistema – incluindo aqui, seus concorrentes – é um dos elementos-chave para um negócio de sucesso.

Um erro comum é pensar que “concorrência” e “rivalidade” são a mesma coisa. A interação é positiva e lucrativa para ambas as partes.

5. Aprender com quem já viveu a experiência

Quando desenvolvemos relacionamentos saudáveis ​​com outras empresas, muitas portas se abrem! O benchmarking facilita a comunicação e o caminho que vamos seguir.

Por exemplo, se uma empresa pegou um caminho mas não deu certo, você pode analisá-lo. Talvez esse caminho não seja bom para você, então você pode economizar tempo e energia e otimizar sua estratégia.

Princípios básicos do benchmarking

Antes de sair por aí procurando empresas para se basear, é preciso conhecer os princípios básicos do benchmarking. Um passo em falso, como o vazamento de informações, por exemplo, pode prejudicar muito a imagem do seu negócio.

Confira, a seguir, quais são esses pilares fundamentais!

Antecipação

Qual é o propósito da sua pesquisa? Quais dados precisam ser coletados? Quem está envolvido no processo? Responder a todas essas perguntas e se preparar com antecedência é fundamental para aproveitar ao máximo sua metodologia de benchmarking.

Legalidade dos dados

Todas as informações coletadas durante este processo devem ser válidas e legalmente obtidas. Em alguns casos, pode ser necessário solicitá-lo diretamente à empresa objeto de sua pesquisa. Nesse caso, tenha cuidado com a precisão desses dados, pois algumas empresas relutam em comunicá-los de forma transparente.

Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tornou-se ainda mais importante garantir que os dados pessoais sejam protegidos e processados ​​apenas com o consentimento do titular.

Confidencialidade

Ao realizar campanhas de benchmarking, é necessário comprometer-se a manter os dados coletados de outras empresas em sigilo. Essa é uma tática de pesquisa e desenvolvimento de processos e ferramentas e não deve ser utilizada como forma de tirar vantagem dos concorrentes.

Reciprocidade

Benchmarking é uma estratégia de parceria que deve operar com benefício mútuo e honestidade. Portanto, se uma empresa estiver disposta a compartilhar dados internos com você, talvez dados equivalentes da sua empresa também façam sentido para ela.

Neste caso, estamos falando de benchmarking colaborativo, onde duas ou mais empresas compartilham informações entre si para otimizar suas práticas. Existem também benchmarks competitivos, onde a análise é realizada de forma independente sem o conhecimento dos concorrentes.

Contexto

Não faz sentido envolver sua equipe e selecionar empresas para benchmarking sem contexto. Ou seja, o que esses dois modelos de negócios têm em comum? Ou como a experiência de outras empresas se encaixa na sua situação?

Mensuração dos resultados

Após medir e analisar os resultados obtidos no estudo de benchmarking, é importante compará-los com os obtidos pela sua empresa com o objetivo de identificar as lições aprendidas e os pontos fortes das estratégias que você já utiliza.

Como fazer o benchmarking em 7 passos

Hora de colocar a mão na massa! Separamos um checklist de como fazer benchmarking em apenas 7 passos que poderão alavancar o seu negócio!

1. Tenha um objetivo claro

O primeiro passo em uma estratégia de benchmarking é ter um objetivo claro do que precisa ser analisado. Conheça e liste tudo o que gostaria de observar em outras empresas e onde pode melhorar em suas operações.

2. Escolha as empresas que gostaria de analisar

Uma vez que você tenha um foco, será mais fácil pensar em empresas concorrentes ou como referência para o que você pretende alcançar. Selecione cerca de três empresas para pesquisa. Assim, você pode combinar diferentes tipos de benchmarks.

3. Defina quais são os indicadores

Outro fator importante é a escolha das métricas a serem analisadas. Uma dica é organizar uma planilha com colunas que conterão o nome da sua empresa e outro nome de sua preferência. Já na linha, você pode incluir todos os KPIs (key performance indicatores, ou indicadores-chave de desempenho).

Esta definição irá variar dependendo do seu objetivo principal. Por exemplo, se o benchmark for sobre engajamento nas redes sociais, algumas métricas possíveis são o número de seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos, e o investimento e retorno dos posts patrocinados.

Se o gerenciamento financeiro estiver envolvido, KPIs como lucratividade, lucratividade e níveis de dívida podem ser inseridos.

4. Busque as informações necessárias

Uma vez definidas essas métricas, é hora de buscar as informações. Às vezes, dependendo da empresa, eles estão disponíveis publicamente. Em outros casos, porém, é necessário entrar em contato diretamente com a empresa a ser analisada.

Se a segunda opção for o seu caso, tente deixar essa conexão transparente, deixando claro que não há a intenção de replicar nenhuma ideia ou divulgar os dados coletados no benchmark. Para muitas empresas, ser referência para outras é considerado um caso de sucesso.

Aqui estão alguns métodos que você pode usar para obter as informações necessárias:

  1. Pesquisa de campo e entrevistas com consumidores;
  2. Análise de casos;
  3. Análise de relatório de mercado regional (gratuito ou pago);
  4. Mentoria com os dirigentes da empresa de referência;
  5. Participar de eventos iniciados por competidores ou eventos da área;
  6. Reuniões em hubs de inovação, como no benchmarking entre startups em aceleradoras e incubadoras.

5. Faça a comparação com a sua empresa

Ao final da fase de pesquisa e coleta de dados, é hora de voltar à planilha de métricas e preencher as devidas informações. Isso lhe dará uma base para comparar resultados e entender a distância entre seu negócio, seus concorrentes e as empresas que o motivam.

6. Identifique os pontos fortes e fracos

A elaboração de um relatório que inclua os pontos fortes e fracos levantados na pesquisa de benchmarking é outra etapa essencial para extrair os melhores resultados do método. Aqui você pode usar a análise SWOT para tornar tudo mais visível. A essência desta matriz é:

  • Forças: o que torna sua marca única e poderosa;
  • Fraquezas: Onde seus concorrentes são mais fortes que você;
  • Oportunidades: Necessidades externas que você pode satisfazer;
  • Ameaças: Fatores externos que podem prejudicar o seu negócio.

7. Trace um plano de ação

Com os resultados em mãos, quais os próximos passos? Como sua empresa começará a implementar as ferramentas que você identificou? Para não desperdiçar todo o trabalho e dedicação, ter um plano de ação é essencial. Isso ajudará você a ficar alinhado e focado na implementação de novas estratégias em seu negócio.

Lembre-se também de acompanhar as métricas de desempenho para ver se suas práticas de benchmarking estão tendo o efeito desejado.

Conclusão

Uau! Viu como benchmarking é primordial para ajudar a sua empresa a crescer? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que coloque as nossas dicas em prática!

Nós, da Mais Consultoria, estamos sempre a disposição para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas. Caso tenha ficado com alguma dúvida, fale com um de nossos especialistas.

Te esperamos no nosso próximo conteúdo.

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