Balanced Scorecard: o que é e quais os benefícios do método para a minha empresa

Conheça o funcionamento do Balanced Scorecard

Neste conteúdo, iremos explicar um pouco sobre a estratégia de Balanced Scorecard (BSC), ele às vezes é dificilmente aplicado a sua integridade, especialmente em empresas do Brasil.

Contudo, ele é primordial para ampliar a gestão da empresa de uma forma mais estratégica. Aqui, você aprenderá além das teorias deste assunto.

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Afinal, o que é Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão criada em 1992 pelos professores Robert Kaplan e David Norton da Harvard Business School, mas que em pouquíssimo tempo ganhou difusão mundial e hoje se tornou um dos principais métodos de gestão em termos de negócios.

A ideia central do Balanced Scorecard é olhar para todos os indicadores de negócio da empresa de forma equilibrada, que são categorizados como objetivos estratégicos e onde existe uma relação de causa e efeito entre eles.

E, na verdade, é uma forma muito simples e fácil de executar o planejamento estratégico da sua empresa. Além disso, o BSC não é extremo ou restritivo e pode ser combinado com inúmeros métodos e ferramentas como análise SWOT, plano de ação 5W2H e orçamento empresarial.

Para o sucesso da aplicação do Balanced Scorecard (BSC) em sua empresa, o mais importante é uma mudança de mentalidade. As empresas precisam pensar a gestão como um todo de forma equilibrada, com cada perspectiva de negócio impactando diretamente nas demais (lembra da definição de “causa e efeito” que acabamos de ver?).

Quais as principais vantagens do Balanced Scorecard?

Criamos uma lista com as principais vantagens que o balanced scorecard pode oferecer para o seu negócio. Confira:

1. Visão mais ampla e sistêmica sobre a empresa

A primeira vantagem da lista é que o BSC permite que os gerentes tenham uma compreensão mais ampla e completa da empresa. Isso porque a análise de desempenho e a definição da estratégia não se limitam mais aos aspectos financeiros da empresa.

O BSC possibilita o entendimento do negócio por outras perspectivas relevantes, mas não previamente contempladas.

2. Melhoria na alocação de recursos

O Balanced Scorecard mostra que existe uma relação causal entre ideias. Ou seja, estratégias desenhadas sob a ótica do cliente, por exemplo, podem refletir resultados sob a ótica financeira.

Dessa forma, os gestores podem alocar os recursos disponíveis com mais eficiência ao perceberem que tudo está interligado.

3. Maior clareza na definição de objetivos e estratégias

Uma das grandes vantagens do Balanced Scorecard é que ele é uma poderosa ferramenta visualmente atraente. Assim, com um mapa estratégico, é possível visualizar com mais clareza todos os objetivos a serem alcançados e as estratégias que devem ser empregadas para atingir esse objetivo.

4. Tomadas de decisão mais assertivas

Outro aspecto a considerar nos prós e contras do Balanced Scorecard é que seu mapa estratégico é construído a partir de dados reais. Isso facilita o processo de tomada de decisão e o torna mais incisivo e preciso.

Ou seja, os orçamentos definidos para ações específicas, como contratar mais funcionários e investir em novas tecnologias, tornam-se decisões baseadas em resultados concretos e não em suposições.

5. Maior engajamento das equipes

O Balanced Scorecard é uma ferramenta que engaja os colaboradores na definição de metas e estratégias. Além disso, com um mapa estratégico, cada colaborador pode acompanhar a evolução dos resultados, estimulando um maior engajamento.

Como aplicar o Balanced Scorecard (BSC)

Para facilitar o entendimento, separamos quatro dicas de como realizar o processo de implantação do BSC em seu negócio:

1. Integração da visão empresarial com a estratégia

Esta fase visa vincular a visão da empresa à estratégia definida. Idealmente, todos, desde a alta administração até a equipe de operações, devem estar envolvidos no processo. Dessa forma, o processo ficará claro e todos estarão juntos.

2. Comunicação

O engajamento da equipe e a execução do plano de ação levarão ao sucesso do BSC. Portanto, comunique e capacite os colaboradores de forma clara e objetiva.

3. Identifique os Objetivos Estratégicos

Identifique objetivos estratégicos para cada uma das perspectivas definidas por Norton e Kaplan: financeira, cliente, processo interno e aprendizado e crescimento. É melhor apontar para metas específicas para que você possa concentrar seus esforços e otimizar seus resultados.

4. Crie o Mapa Estratégico

Um mapa estratégico é uma ferramenta de Balanced Scorecard usada para ilustrar como as estratégias de negócios se relacionam entre si para impactar o resultado final. Dessa forma, proporciona a todos uma visão sistemática e clara de como suas funções se relacionam com os objetivos da organização, com base nas 4 perspectivas do BSC. Ou seja, permite visualizar metas, estratégias e objetivos de negócio, comparando o que está desenhado com o que está sendo implementado.

Conclusão

Como vocês puderam ver no conteúdo, o balanced scorecard é essencial para o sucesso de um negócio, pois se pensado estrategicamente pode levar a sua empresa para outro patamar.

Nós, da Mais Consultoria, pensamos cuidadosamente em todas as estratégias que nós criamos para caminhar rumo ao sucesso.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado de alguma maneira.

Até o próximo artigo!

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