Aprenda a fazer um organograma empresarial + modelos para você

Pessoas debatendo sobre organograma empresarial

Talvez você já tenha ouvido falar em organograma empresarial. Mesmo assim, é possível ter dúvidas ou até mesmo  não ter mais nenhuma recordação sobre o assunto.

Um organograma empresarial é um retrato da estrutura de uma organização. 

Ele serve para ilustrar e mostrar objetivamente a hierarquia da empresa. Além disso, é possível organizar a estrutura do negócio, dando transparência aos processos e cargos ocupados pelos funcionários.

Dessa forma, todos os sistemas da empresa se mantêm alinhados, facilitando o trabalho dos gestores, o desenvolvimento da equipe e o sucesso da organização.

Neste artigo você aprenderá a elaborar um organograma empresarial a partir dos modelos que disponibilizaremos ao longo do conteúdo.

Boa leitura!

O que é organograma empresarial?

Organograma é um recurso voltado para ajudar na percepção dos administradores de uma organização sobre toda a estrutura da companhia. Nisto, estão incluídos também os funcionários.

Dentre  tudo o que é apresentado pelo organograma encontramos a definição e distribuição das atividades. Assim, é possível saber quem responde pela gestão de cada área.

O organograma tem formatos diversos. Os mais comuns são apresentados em gráficos, retângulos e quadrados. Os cargos da empresa são simbolizados por cada uma dessas figuras.

As linhas significam a separação dos níveis hierárquicos da empresa. Essa proposta ajuda na compreensão sobre quem é a gestão e quem está na posição de subordinado.

Geralmente, um organograma não têm nomes específicos das pessoas que trabalham na instituição, apenas os títulos dos cargos.

Qualquer empresa, independente do seu porte, pode utilizar o organograma para trazer clareza da sua atividade para todos os envolvidos. E, quando falamos disso, significa que funcionários, clientes e fornecedores fazem parte do grupo.

Por que usar um organograma empresarial?

O principal motivo para utilizar o organograma empresarial é conseguir apresentar toda a sua estrutura e o funcionamento do negócio. 

Ali, está registrada toda a ordenação da empresa, desde o cargo mais alto até a função mais operacional. Cada um deles devidamente agrupados por níveis hierárquicos.

Quando companhias maiores aplicam o organograma organizacional, elas impedem que transtornos maiores aconteçam, como, por exemplo:

  • Falhas e comunicação distorcida;
  • Discórdias em projetos;
  • Conflitos causados por cargos e funções.

A ferramenta viabiliza o entendimento de indivíduos de fora da organização sobre o papel de cada colaborador. Portanto, quando necessário, a parte interessada entrará em contato diretamente com o responsável para tratar de questões variadas.

O recurso também servirá de suporte para os novos contratados da empresa. Isso porque o novo colaborador não terá dúvidas sobre o seu papel na companhia e saberá quem é a sua gestão direta.

Quais os benefícios do organograma empresarial?

Ao implantar o organograma empresarial no seu negócio, será bem mais fácil compreender todas as áreas da corporação. Com isso, é mais simples de reconhecer:

  • Quem responde por cada projeto;
  • Quais setores têm potencial de crescimento;
  • Como cada funcionário pode contribuir para alavancar a marca.

Quanto mais você compreende o propósito do organograma empresarial, mais será possível otimizar a rotina interna da empresa. O resultado é cada pessoa ciente para quem deverá se reportar em caso de necessidade.

A metodologia ajuda a organização na elaboração de um plano de carreira para os seus funcionários. Comunica com transparência qual o limite de evolução de cada um e quais cargos poderão ocupar.

O organograma organizacional também atuará como agente motivacional do ambiente corporativo. Por meio dele, os colaboradores se sentirão acolhidos, parte do negócio e motivados, satisfeitos a realizar suas atividades e construir carreira na companhia.

Para finalizar o “pacote de vantagens”, o recurso também ajuda a tomar decisões estratégicas de todos os departamentos da empresa.

É importante frisar que a eficácia da técnica tem ligação direta com a assertividade e ajustes ao formato da organização.

Mas, atenção: antes de elaborar o organograma empresarial, é importante conhecer quais são os tipos diferentes. Com isso, você poderá adotar aquele que mais representa com exatidão a estrutura da instituição.

Quais são os tipos de organograma empresarial?

Como já mencionamos, há diferentes tipos de organogramas para servir de base para a sua empresa. 

O que vai determinar a sua escolha é conhecer a fundo a gestão do seu negócio. Assim, será mais fácil ajustar qualquer um dos modelos ao estilo de gestão da corporação, viabilizando o seu uso conforme a demanda.

Veja a seguir os tipos de organograma empresarial:

Modelo Clássico (ou Vertical)

Fonte: Tangerino

Considerado o formato mais utilizado entre as empresas, o organograma clássico ilustra a hierarquia da instituição de cima para baixo.

É possível perceber que aqui a diretoria está posicionada mais alto que os demais níveis, segundo a ordem de subordinação.

O organograma clássico é recomendado para empresas cuja gestão seja mais conservadora e inflexível. Desse modo, os cargos que representam o poder máximo ocuparão o lugar mais alto do negócio por preencher todos os requisitos.

Geralmente, a sequência é a seguinte:

  • O presidente da empresa;
  • Diretoria (comercial, administrativo e produtivo);
  • Gerência, entre outros cargos.

Modelo Radial (ou Circular)

Fonte: Tangerino

Neste tipo de organograma a hierarquia é apresentada de maneira mais branda. Os cargos são agrupados lado a lado em formato circular.

O formato radial se inicia no centro com os cargos mais estratégicos (gerência e diretoria). Depois, ele se espalha pelas laterais  com os cargos conectados diretamente a eles.

Assim como nos demais tipos, o organograma radial tem o seu ônus e bônus. Entretanto, é uma excelente escolha para organizações que têm a inovação no DNA da sua cultura organizacional.

O propósito da utilização do organograma circular não é organizar e apresentar a sua gestão e quem responde aos líderes. A proposta aqui é insinuar um cenário colaborativo entre todos os envolvidos.

É mais indicado para negócios mais inovadores que valorizam e disseminam a importância e cultura do trabalho em equipe.

Modelo em Barras

Fonte: Tangerino

O organograma em barras é construído a partir do uso de retângulos em uma base perpendicular. Seu enfoque é na relevância da autoridade, simbolizada pelos cargos descritos.

Com isso, cada retângulo está diretamente relacionado ao nível de poder de cada cargo.

Modelo Linear de Responsabilidade

Fonte: Tangerino

Considerado bem diferente dos demais tipos, este organograma tem o objetivo de confrontar e absorver as variadas tarefas realizadas na organização. Sendo assim, elas não são organizadas para expor a posição das hierarquias.

Modelo Funcional

Fonte: Tangerino

O organograma funcional é similar ao modelo vertical (ou clássico), contudo, possui um diferencial. Seu objetivo é expressar as conexões funcionais existentes na organização.

Esse tipo de organograma pode ser utilizado por empresas que desejam facilitar a compreensão do fluxo de trabalho da instituição.

Um exemplo prático disso, seria o sistema de trabalho a partir do cargo de diretoria:

Diretor — Gerente de Vendas — Vendedores e estoquistas

Passo a passo para fazer o organograma empresarial

Agora que você já conhece os principais modelos de organograma empresarial, que tal aprender a fazer um para a sua organização?

Acompanhe o passo a passo que nos preparamos com dicas básicas e fáceis de aplicar:

Passo #01

Para elaborar o seu organograma organizacional, você deverá enumerar todos os cargos e funções existentes no negócio.

Não poupe nenhum cargo que você encontrar durante o processo, desde o alto nível hierárquico mais alto até o mais funcional.

Passo #02

Após esta etapa, você deverá apontar quem está na liderança dos setores, conforme o seu grau de hierarquia.

É essencial se atentar ao detalhe da possibilidade de um mesmo funcionário responder por mais de uma função na companhia. Por isso, os retângulos não devem ser identificados por nomes, apenas pelos cargos.

Passo #03

Agora você deverá alocar adequadamente os dados do passo anterior no modelo de organograma empresarial escolhido para o seu negócio.

Uma dica para distinguir os retângulos e utilizar cores diferentes ou recursos semelhantes.

Passo #04

Por último, vale ressaltar que o organograma estará sujeito à aprovação dos gestores da organização. Uma vez acatado, deverá ser apresentado e tornar conhecido por todos os envolvidos.

Para que a informação seja de conhecimento de todas as partes interessadas, o ideal é disponibilizá-la em locais de fácil acesso. 

Visando otimizar o compartilhamento, demais recursos podem ajudar neste momento com a ajuda da equipe de comunicação interna da empresa.

Conclusão

O organograma empresarial é uma ferramenta importante para uma gestão eficaz que gera resultados. Através dele, uma organização estará direcionada a tomar decisões estratégicas relevantes para o negócio.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que ele seja utilizado para ajudar na elaboração do organograma da sua empresa. Nos vemos no próximo post.

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