Ao dar início a um novo projeto é essencial fazer um levantamento de tudo o que será necessário para que ele se torne real. Seja abrir um negócio, uma startup ou qualquer outro, a análise de viabilidade é fundamental para o sucesso de um empreendimento.
Esse cuidado é válido para todos os segmentos, logo, na indústria não seria diferente. Por isso, nós preparamos este conteúdo especialmente para te ajudar na sua área.
Nesse post, você aprenderá o conceito e como fazer a análise de inviabilidade na sua indústria. Continue conosco e boa leitura!
O que é análise de viabilidade?
Todos nós sabemos que para qualquer investimento feito haverá sempre uma expectativa de retorno. Principalmente porque recursos foram empregados para tirar um projeto do papel e beneficiar a todas as pessoas a quem se deseja contemplar.
Como qualquer atividade, começa um novo projeto significar não estar isento de riscos. Eles sempre existirão. O que se pode fazer para evitar prejuízos e demais transtornos é antecipar-se a eles. Diante disso, a análise de viabilidade torna-se indispensável.
A análise de viabilidade nada mais é do que uma investigação sobre um negócio ou um projeto. Ela examina o porte do mercado e a recepção do público para com um produto ou serviço.
Além disso, a análise de viabilidade também calcula o retorno financeiro de uma empresa bem antes da etapa de desenvolvimento. Dessa forma, beneficiando o crescimento empresarial.
Uma sugestão para você é ficar de olho nos produtos que já estão no mercado é observar o desempenho deles. Assim, é possível saber se a receita obtida através deles atende às expectativas de quem investiu e se é viável para a sua empresa investir no mesmo ramo.
A análise de viabilidade faz parte de uma das etapas mais importantes da concepção de um novo negócio, o desenvolvimento de projetos.
Existem duas categorias de análise de viabilidade, a análise financeira e a análise econômica.
Embora os termos pareçam se tratar da mesma coisa, a verdade é que esses dois tipos tratam- se de análises distintas. Explicaremos a seguir.
A análise financeira diz respeito à avaliação do total investido inicialmente para viabilizar a realização dos projetos, incluindo os custos fixos e variáveis, além do quão rentável o negócio pode ser.
Em outras palavras, a análise financeira indica o potencial de sustentabilidade de um negócio.
Enquanto isso, a análise econômica vai sondar de forma estratégica todas as possibilidades para melhorar o desempenho da sua empresa.
Utilizando esses dois tipos de análise de viabilidade, você estará mais seguro para dar seguimento ao seu projeto, evitando possíveis transtornos por gastos desnecessários de tempo e dinheiro.
Por que a minha empresa deve fazer a análise de viabilidade?
O primeiro motivo nós acabamos de falar sobre no final do tópico anterior. Porém, se você necessita de mais razões para fazer a análise de viabilidade na sua organização, nós te daremos agora mesmo:
- Dados precisos para ajudar na tomada de decisões importantes para o negócio;
- Elaboração de um plano estratégico eficiente;
- Prognóstico sobre o futuro da empresa;
- Acompanhamento do ROI;
- Análise da saúde financeira da empresa para otimizar o retorno financeiro;
- Detectar receitas e prejuízos.
Como fazer a análise de viabilidade da sua empresa
Uma vez que você já sabe o que é e quais os benefícios de aplicar a análise de viabilidade ao seu negócio, é hora de aprender como fazê-la. Acompanhe o nosso passo a passo:
- Conheça a situação da sua empresa e do mercado na totalidade
O primeiro passo para fazer a análise de viabilidade do seu negócio é ter ciência do que você tem entregado aos seus concorrentes a nível de produto ou serviço, mas principalmente de qualidade.
Conhecer o tipo de mercado do qual você fará parte também é essencial, principalmente para saber quais deles é o mais adequado para a sua empresa investir.
Para facilitar esse processo, é preciso que você tenha as respostas para os seguintes questionamentos:
- Qual é a dor que o seu produto ou serviço vai sanar?
- Qual o perfil de quem será o cliente da sua marca?
- De qual maneira a sua marca quer gerar valor para o seu cliente?
- Qual é a aplicabilidade do seu produto ou serviço? Você conhece cada funcionalidade dele?
- Sua marca tem oportunidades de lançar um produto ou serviço que seja totalmente rentável?
Considerando a observação da sua concorrência, responda aos questionamentos abaixo:
- Qual o local e a forma de comercialização dos seus concorrentes com o mesmo produto ou serviço igual, ou semelhante ao da sua marca?
- Qual o ticket médio do seu concorrente?
- O que você considera como sendo o diferencial competitivo da sua concorrência?
- Qual o percentual de market share que pertence a eles?
- Qual o índice de aprovação dos clientes do seu concorrente?
- Como o seu concorrente faz para entregar valor aos seus clientes?
Olhando superficialmente, pode parecer que você está diante de muitas perguntas, mas é um exercício crucial para analisar corretamente a situação do seu negócio. Por isso, quanto mais questionamentos, melhor.
Considere avaliar outros pontos fundamentais acerca da capacidade do empreendimento de gerar receita, como, por exemplo:
- saber se no mercado há algum empreendedor interessado no projeto e o tamanho desse interesse;
- relevância do seu produto ou serviço para o mercado e sociedade como um todo.
- Faça a projeção do seu faturamento
Estimar a receita que o seu negócio pode arrecadar servirá para ter uma base do quanto o seu projeto pode captar recursos financeiros num cenário futuro.
Ter uma análise precisa dessas informações nesse passo é bastante relevante para ter noção do Retorno Sobre o Investimento (ROI). Uma vez que a empresa é potencialmente próspera, naturalmente ela será bastante atrativa aos olhos dos investidores.
Mas, é preciso ser bem realista e manter os pés bem firmes no chão. Da mesma forma que se deve projetar para os dias bons, também se deve fazer a projeção financeira para os dias mais difíceis.
Será necessário dados referentes ao tamanho do mercado para o qual o seu produto ou serviço será direcionado. Com isso, será possível determinar um percentual de prospectos e estabelecer o preço do produto.
- Projete também os custos e despesas do seu negócio
Ainda no ritmo de projeções financeiras, não esqueça de fazer a projeção dos custos fixos e variáveis. Para isso, é preciso que você tenha ciência de cada um deles, sabendo que podem sofrer mudanças ao longo do tempo.
- Lembre-se também da projeção do seu fluxo de caixa
Outra etapa importantíssima da análise de viabilidade é projetar o fluxo de caixa da sua empresa. Essa é a melhor forma de administrar de forma eficiente as finanças da organização.
- Mensure os resultados utilizando as métricas indicadas
Não basta planejar cada ação e executar uma a uma, sem fazer o acompanhamento dos resultados.
E para obtê-los mais precisamente, o ideal é consegui-los através de indicadores específicos, como, por exemplo:
- Taxa Interna de Retorno (TIR): faz o cálculo da taxa de desconto que deve sofrer um fluxo de caixa no intuito de que o seu VPL (Valor Presente Líquido) seja igual a zero;
- Valor Presente Líquido (VPL): se refere ao valor presente de pagamentos realizados num momento futuro fazendo um desconto da taxa de custo do investimento. Em outras palavras, o valor presente líquido vai mostrar no tempo presente a movimentação de caixa no futuro.
- Taxa Mínima de Atratividade (TMA): é a porcentagem mínima que a sua empresa pretende ganhar ao fazer algum tipo de investimento. Esse indicador vai mostrar se é seguro ou não seguir com aplicação.
Conclusão
Dedicamos este post a falar sobre análise de viabilidade e o quão importante ela é para determinar o sucesso do seu negócio. Através dela, muitos problemas são evitados e o crescimento do negócio é apenas consequência da sua aplicação.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Nos vemos no próximo post ou clique aqui e entre em contato. Até mais!