A crise econômica brasileira ocasionada pelo Novo Coronavírus já compromete a renda das famílias. Ela tem sido responsável por 8% de contração do consumo e até 15% de redução dos salários (dados Ibre). Dessa forma, em tempos de crise é preciso que as empresas sejam muito mais criativas para lidar com a retração de mercado e manter um ritmo saudável de vendas. Nesse sentido, a importância do marketing fica ainda mais evidente. Veja como essa área de conhecimento pode ajudar o seu negócio a contornar a crise.
A importância do marketing: adaptabilidade
O marketing é a área responsável entregar valor para satisfazer as necessidades dos clientes. Para isso, constantemente os profissionais qualificados para fazer a avaliação de cenários. A partir disso, é possível definir as prioridades do momento e identificar oportunidades.
Em tempos de crise essa adaptabilidade é uma vantagem que o marketing pode levar para o seu negócio. Por meio de avaliações do seu produto atual é possível encontrar maneiras de divulgação que o façam se destacar neste momento. O que pode ser feito com uma promoção ou uma nova abordagem para demonstrar que o seu cliente precisa das suas soluções.
Vale destacar ainda que, o marketing pode fazer um direcionamento estratégico de investimentos e posicionamento da companhia. Até porque, as escolhas de investimento ou cortes devem estar pautadas pelas estratégias delineadas e não pela crise.
Veja abaixo 4 aspectos que demonstram a importância do marketing em tempos de crise.
Gestão de produtos
Em tempos de crise é importante fazer uma revisão da cartela de produtos oferecidas. É necessário avaliar a sua viabilidade econômica (relacionada com questões logísticas e financeiras). Além disso, diretamente relacionado ao marketing, ponderar se essa oferta de produtos condiz com a realidade de mercado.
Por exemplo: em um restaurante com um bom espaço físico, amplo e com capacidade para muito pessoas que sempre fez propaganda em relação ao espaço para eventos com buffet. Qual o sentido de continuar anunciando o produto dessa forma em tempos de pandemia, quando a principal orientação é o distanciamento social?
Então, uma alternativa de gestão de produtos que pode ser apresentada pelo setor de marketing nesse caso é transformar o produto em Delivery, neste caso, a refeição que a pessoa poderia consumir no espaço do restaurante pode ser desfrutada por todo o grupo familiar no conforto da própria casa.
Esse é o exemplo mais nítido de uma mudança necessária para períodos de isolamento. Mas, se aplica para todos os setores da economia. Com o home office as pessoas tendem a sair menos de casa, ou seja, usar menor “roupas de sair” de optar pelas confortáveis. Então, comércios de vestuário também devem se adaptar, o mesmo vale para os serviços, que tendem a ser consumidos online, como é o caso de aulas de yoga, inglês, etc. e assim por diante.
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Branding
Outra percepção do setor de marketing essencial em momentos de crise é o cuidado com a imagem da marca. Branding é a estratégia de marketing que presa pelo posicionamento de marca, trabalhando desde a sua identidade visual, tom de voz, até como essa empresa se relaciona com o cliente.
Em momentos de crise, além do marketing focado em produtos, é muito importante ter uma estratégia de fortalecimento de marca para fidelização do cliente. Isso porque é esse tipo de ação mais institucional feita a partir dos valores e diferenciais da marca é que criam uma relação de confiança do consumidor com uma determinada empresa.
Em tempos de insegurança e instabilidade, as marcas que se destacam (de forma imediata e em um futuro próspero) são as que conseguem ganhar o imaginário do usuário transmitindo confiança e proximidade.
Então, ter estratégias de branding bem definidas pelo setor de marketing pode ser um divisor de águas para a sua marca durante e depois da crise.
Resultados
No marketing, sobretudo no marketing digital, que é o tipo de estratégia predominante atualmente, a mensuração de resultados por um profissional qualificado pode determinar o sucesso do seu negócio.
Com uma avaliação criteriosa é possível conhecer melhor seus públicos, o tipo de produto ou serviço que deve ser ofertado em determinado momento e, ao longo de campanha, é possível fazer ajustes de rota para alcançar o sucesso almejado com cada uma das ações pré-estruturadas.
Relacionamento com o cliente
Todo o relacionamento que você estabelece com o cliente é marketing: um email, um contato nas redes sociais, em uma ligação. Então, tenha atenção à forma como está gerindo esse relacionamento.
Conquistar um novo cliente pode ser até 7 vezes mais caro do que manter um que já conhece o seu produto. Trate-o bem para que se lembre da sua marca e das suas soluções antes de pensar em comprar da concorrência. Cative-o não apenas pelo preço, mas pela confiança e bom atendimento.
Em tempos de crise marketing é um investimento que pode salvar o seu negócio das contas no vermelho. Para começar não é preciso muito investimento, apenas criatividade e ter disposição para aprender e adequar os seus produtos à realidade de mercado constantemente.