A importância do CRM na gestão de um negócio

O CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gerenciamento de Relação com Clientes. Inserir o CRM na sua empresa, significa adotar uma estratégia que coloca o cliente como principal componente da venda, trabalhando a construção do relacionamento ao longo de todas as etapas do processo comercial.

Esse sistema é responsável por armazenar informações de clientes atuais e potenciais, como nome, endereço, número de telefone, suas atividades e pontos de contato com a empresa.

Continue a leitura e entenda porque o CRM é tão importante na gestão da sua empresa!

As vantagens de um sistema CRM

A grande vantagem, sem dúvidas, é utilizar uma ferramenta que auxilia na estratégia de relacionamento com clientes, com a possibilidade de registrar todo contato entre empresa e cliente, mantendo as informações importantes registradas em um só lugar.

CRM também dá nome a uma ferramenta que automatiza e organiza a gestão das ações de relacionamento. Dessa forma, o CRM gera uma quantidade enorme de dados de performance do time de Vendas, por equipe e por cada vendedor, essenciais para avaliar os resultados a cada mês.

Com um bom CRM, você tem tudo isso em um só lugar. E com a hospedagem dos dados em nuvem, você não depende do funcionamento de uma máquina, pois não é preciso instalar o CRM.

Resumindo em tópicos essas vantagens da utilização de um CRM:

  • Baixo custo de implementação, sem pagar por licenças do software para cada máquina
  • Pouco ou quase nenhuma necessidade de treinamento
  • Acesso online onde e quando o colaborador necessitar
  • Atualizações gratuitas do sistema, instaladas automaticamente
  • Escalabilidade: para aumentar ou diminuir o número de usuários basta mudar de plano, com alguns cliques do mouse
  • Backups automáticos dos dados, na nuvem

Quais funcionalidades os CRM’s normalmente possuem?

Existem várias plataformas disponíveis no mercado, mas elas possuem em sua grande maioria, funcionalidades similares, como:

  1. Aplicativo disponível para mobile
  2. Lembretes de follow up vias SMS e/ou e-mail
  3. Geolocalização pra definir rotas de visitas (em caso de vendas presenciais)
  4. Histórico das conversas com clientes 
  5. Funil de vendas (auxílio no follow-up de leads)
  6. Motivos de perda de vendas
  7. Relatórios

Como escolher um CRM?

Enquanto grandes empresas demandam softwares complexos, capazes de integrar dados com maior necessidade de personalização, as pequenas empresas podem trabalhar com ferramentas mais básicas – e consequentemente mais baratas -, que serão suficientes para atender as suas necessidades.

1. Analise a complexidade da sua demanda

O primeiro passo para escolher o software de CRM certo é entender a complexidade da sua demanda, ou seja, do que o seu negócio precisa para funcionar. Coloque os seus objetivos em ordem e tente estabelecer prioridades entre eles. Assim será mais fácil, entre as várias opções do mercado, filtrar aquela que melhor lhe atende.

Pode ser que uma opção de CRM mais simples seja o bastante para ir de encontro às necessidades do seu negócio — e pode ser que não. Por isso essa triagem é muito importante. O que você precisa, no fim das contas, é encontrar uma solução que resolva todos os seus problemas — e você deve manter isso em mente ao longo da sua busca.

2. Verifique a possibilidade de customizar funcionalidades

Não importa qual é o seu maior desafio em termos de comunicação no momento, todos os negócios têm consumidores que estão em estágios diferentes do processo de compra. Por isso, quando for escolher o CRM certo para a sua empresa, você deve encontrar uma alternativa que permita customizar diferentes estratégias para diferentes consumidores, com base nas necessidades e nos métodos específicos identificados pela sua equipe de trabalho.

É essencial que o seu sistema torne possível um certo nível de personalização, como o seu e-mail já faz. Sem isso você poderá se ver preso a uma solução que não atende completamente às suas demandas.

3. Descubra como funciona o suporte da equipe do sistema

Mais cedo ou mais tarde, todo tipo de software apresenta alguma falha ou problema que precisa ser resolvido com o auxílio de um profissional. Por isso é muito importante entender que opções você tem quando o assunto é atendimento.

Você prefere que ele seja realizado por e-mail ou por telefone? Garanta isso no ato da contratação e descubra como funciona o atendimento ao cliente antes de precisar dele.

4. Considere a mobilidade

Hoje, mobilidade é uma palavra-chave no meio corporativo, visto que trabalhamos o tempo todo e nem sempre estamos em nossas mesas para realizar nossas tarefas. Sua equipe de vendas, por exemplo, quase nunca está dentro do escritório, mas sempre precisa ter acesso aos dados de clientes para executar bem o seu trabalho. Por isso, sua opção de CRM deve ser utilizável em dispositivos móveis e ter boa interface e usabilidade para isso.

5. Opte por um CRM inteligente

É muito bom trabalhar com um programa que seja inteligente o bastante para poupá-lo de parte do trabalho, por isso, o melhor é buscar alternativas que tenham funções analíticas. Essas serão capazes de orientá-lo a entrar em contato com seus leads em uma base regular e gerarão relatórios de atividades compreensivos, que poderão melhorar bastante os seus atendimentos.

Agora que você já sabe como escolher um CRM, que tal potencializá-lo? Entre em contato conosco e descubra como criar um funil de vendas poderoso!

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