As empresas, de forma geral, têm sentido os impactos dos avanços tecnológicos. Um dos campos que mais tem desfrutado de seus benefícios é a gestão de projetos. Se antes para as grandes corporações era difícil de os gestores terem uma visão ampliada de tudo que acontece na rotina produtiva, hoje tem ficado cada vez mais fácil de acompanhar tudo isso. Logo, as mudanças e melhorias tornam-se cada vez mais eficientes. Nesse sentido, elegemos aqui 7 ferramentas de gestão de projetos que podem te ajudar com isso.
#1 Trello
Se a ideia é otimizar e simplificar, o Trello é uma excelente ferramenta até mesmo em sua versão gratuita. A ferramenta conta com quadros e cartões que você pode organizar da maneira que preferir.
Além disso, é possível estipular datas de entrega e marcar os colaboradores da empresas nelas para notificá-los e lembrar de prazos.
O Trello é baseado no Kanban, um modelo de organização por cartões. Já falamos dele aqui no blog, clique aqui para ler mais.
#2 Project
Essa é a ferramentas de gestão de projetos desenvolvida pela Microsoft. Pode-se dizer que é a mais completa e complexa. Com ela é possível atribuir tarefas, acompanhar o progresso da execução dos projetos, cuidar dos orçamentos e até mesmo fazer uma análise detalhada de carga de trabalho.
Até mesmo aquilo que poderia passar despercebido pode ser acompanhado com detalhes pelo gestor com o Project. É possível encontra a ferramenta em versão para teste gratuita e planos com preços diversos. Mas, no geral, ela tem um valor mais elevado.
#3 Basecamp
Uma das ferramentas mais utilizadas em empresas de vários segmentos é o Basecamp. Por meio dela é possível dividir equipes por projetos, abrir tarefas com datas para o profissional que irá executá-la, criar grupos de bate papo e ainda acompanhar por meio de uma linha do tempo toda a evolução do projeto. Sendo esse o seu principal diferencial.
#4 Teamwork
O TeamWork Projects possibilita aos gestores ter uma visão de tarefas concluídas, as em andamento e os processos internos de cada time. Além disso, é integrada com o Teamwork Chat (para bate-papo interno) e Teamwork Desk (que oferece suporte para o cliente). Um grande diferencial dela é justamente essa integração, inclusive com outras plataformas para melhorar a experiência na gestão de processos e projetos.
#5 Operand
Esse é um software super completo. O Operand conta com possibilidades para não apenas organizar projetos, mas ainda emitir propostas comerciais e gerenciar o financeiro. Além disso, com ele você acompanha o progresso de toda a empresa tendo como base a metodologia ágil utilizada pela plataforma.
#6 Artia
A Artia trabalha por meio de medidores de desempenho. E ainda possibilita a geração de relatórios, documentos e gráficos. Além disso, o software é baseado na técnica Pomodoro, que trabalha a gestão de tempo e qualidade de entregas. Dessa forma, a Artia ainda orienta os profissionais para período de descanso e foco ao longo da rotina de trabalho.
#7 Jira
Por último, indicamos o Jira, que é voltado para projetos relacionado com o desenvolvimento de softwares. Seu funcionamento é baseado em Scrum e Kanban. Essa ferramenta de gestão de projetos tem como grande diferencial seu sistema de busca dentro da plataforma. Por isso, é que se torna tão importante para o público ao qual se destina.
Como escolher a sua ferramenta de gestão de projetos?
Os fatores preponderantes para a escolha da ferramenta ideal para a sua empresa são: segmento de atuação, quantidade de pessoas envolvidas nos processos e complexidade dos projetos. Agora que você já conhece algumas ferramentas disponíveis no mercado, vale analisar criteriosamente aquela que mais se encaixa nas rotinas produtivas do seu negócio.
Gostou do artigo? Em nosso site você encontra conteúdo gratuito semanal para ajudar a gerir o seu negócio. Além disso, a Mais Consultoria está há 16 anos no mercado oferecendo soluções em otimização, qualidade, gestão financeira e estratégia e pode fazer a diferença na sua empresa.