Fidelização de clientes: confira 5 dicas

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Sabia que reter um cliente chega a ser 7 vezes mais barato do que conquistar um novo? Muitos gestores não sabem da importância da fidelização de clientes e acabam cometendo o grande erro de apenas se preocupar com a conquista de novos consumidores. Portanto, fica um alerta: não basta correr atrás de futuros clientes, é preciso fidelizar aqueles já conquistados.

Mesmo que a sua empresa ofereça um dos melhores produtos/serviços ao mercado, acredite: ainda não é o suficiente! É preciso promover o encantamento com o seu negócio e, para isso, existem algumas estratégias que serão citadas abaixo.

Além de se tornar cliente fiel, a pessoa que aprova o seu serviço como um todo, torna-se também porta-voz da sua marca. Ou seja, a fidelização da clientela é também uma maneira de conquistar novos compradores, uma vez que haverá a propagação da boa imagem do serviço, através do boca a boca.

Depois de entender que a fidelização é tão importante quanto fechar um negócio, é hora de conferir 5 dicas capazes de encantar seu cliente. Veja só:

Atender bem é uma fase da fidelização

Entenda que antes de contratar o seu serviço ou comprar seu produto, as pessoas farão perguntas em busca de informações que elas julgam ser importantes. Portanto, tenha paciência, seja atencioso e cordial. O bom atendimento é a porta de entrada para a fidelização de clientes.

Dê importância para o pós-atendimento

Fazer com que o cliente se sinta importante durante o processo de venda deve ser uma cultura de todo negócio. Mas, para obter um verdadeiro destaque, é importante que o serviço tenha um diferencial. Uma opção é entrar em contato com o cliente após o serviço para agradecer a preferência e pedir feedback. Além disso, se coloque à disposição para próximos serviços. Para isso, obtenha o e-mail e o número do celular da pessoa, no ato da contratação.

Promoções e programas de fidelidade para os atuais clientes

Todo mundo adora se sentir especial e, por isso, qualquer gesto de gentileza encanta e fideliza. Portanto, ofereça ao seus atuais clientes, um atendimento diferenciado. Disponibilize para eles brindes, cupons de desconto e programas de fidelidade. Envie e-mails personalizados – no máximo dois por mês – mencionando o nome do cliente no assunto e no corpo do e-mail. Certamente, eles se sentirão importantes e lembrarão sempre do seu atendimento.

Atenção aos prazos estabelecidos

Todos estão sujeitos a imprevistos e, muitas vezes, não é possível cumprir prazos e horários. Mas, para a visão do cliente acerca da empresa, este é um fator crucial. Portanto, organize-se e programe-se para cumprir todos os prazos, horários e entregas estabelecidos.

Acompanhe os clientes nas redes sociais

Uma das estratégias de fidelização que é pouco utilizada mas  que rende bons frutos é o monitoramento das redes sociais dos atuais clientes. Através delas, é possível identificar quais são as preferências e gostos dos mesmos. E, consequentemente,  promover ofertas que chamem atenção dos consumidores.

E agora, pronto para colocar todas as ações em prática? Não perca tempo e comece agora a incentivar treinar sua equipe para oferecer qualidade desde o atendimento até à venda do produto/serviço.

Para ajudar na implementação dessas práticas na sua empresa, a Mais Consultoria trabalha com processos e estratégias capazes de otimizar o seu negócio como um todo. Solicite uma consultoria gratuita e veja como a nossa parceria pode ser útil.

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