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5 erros em vendas que você deve parar de cometer

25/05/2021
5 erros em vendas que você deve parar de cometer

Descubra os 5 erros em vendas que você deve parar de cometer que atrapalham o crescimento da sua empresa!

Antes de querer atingir os melhores resultados, os empresários e vendedores precisam corrigir os erros de vendas que cometem todos os dias – muitas vezes sem perceber! Entre vendedores tradicionais e autônomos, vimos muitos erros e práticas comuns de vendedores que afetam negativamente as negociações.

5 erros em vendas que você deve parar de cometer hoje

Selecionamos 5 erros em vendas muito comuns para você parar de perder leads atoa e passar a conquistar mais e melhores clientes.

1) Falar muito e não ouvir o seu cliente

Não confunda persuasão com falar demais. Portanto, saiba que ao entrar em contato com o cliente, querer vender a todo custo não é uma forma de conquistar clientes em potencial.

O bom vendedor deve ser visto como uma solução, não como um inconveniente para o cliente. Ao escutar com atenção o que o lead tem a dizer, você identifica os argumentos necessários para conduzi-lo de modo mais assertivo para a decisão de compra usando o que ele mesmo relatar para você.

O consumidor que sabe o que quer e, quanto mais falar a respeito de suas necessidades, melhores serão as chances do profissional avançar na negociação.

Então, não se esqueça: é preciso ouvir o que o cliente tem a dizer.

Depois disso, ofereça as soluções de sua empresa de acordo com suas reais necessidades.

2) Não gerar valor no seu produto ou serviço

Valor é muito diferente de preço. Um cliente não está buscando apenas bom preço, mas uma solução para o problema que vive.

Um dos erros comuns de vendedores é não mostrar como aquele produto ou serviço influenciará positivamente na vida do consumidor. Ao invés de ficar falando sobre as técnicas, metodologias, é preciso falar sobre os benefícios.

Além de falar sobre as vantagens, mostre esse valor por meio de dados! Utilize seus clientes atuais para falarem do seu produto ou serviço. Isso servirá como prova social, demonstrando que o que você vende, realmente funciona e gera bons resultados.

→ Leia também: Cross Selling: aumentando os resultados de suas vendas

3) Não realizar um acompanhamento

Esse acompanhamento é conhecido como “follow up”. O Follow up pode ser entendido como um acompanhamento para criar conexão com o lead. O follow up pode ser feito por email, telefone, redes sociais e quaisquer outros meios de comunicação.

É muito comum vermos vendedores que ligam para tentar marcar uma reunião, não conseguem, ficam de ligar depois de um mês, mas nunca retornam!

Ao realizar uma proposta, fazer uma visita ou ligar para um cliente potencial, lembre-se de que a partir dali começa um relacionamento. Foque em obter conexões.

É neste momento que você precisará ter uma agenda ou qualquer outra plataforma de organização. Planejamento e organização são fundamentais em vendas.

4) Ter um atendimento automatizado

Um dos erros comuns em vendas é fornecer um atendimento padronizado e engessado a todos os clientes.

É importante falar de forma personalizada e confortável, e as conexões podem ser estabelecidas por meio da empatia e das características dessas pessoas.

Uma das dicas mais importantes para os vendedores é tentar se colocar no lugar do comprador.

Esse comportamento aumentará suas oportunidades de vendas. Você enxergará o processo da perspectiva do consumidor. Desta forma, é possível otimizar as etapas do processo de venda e prestar serviços individualizados para cada cliente em particular.

5) Não utilizar um CRM

Uma das principais vantagens da utilização do CRM é obter a maior satisfação do cliente. Ao utilizar essa estratégia, todas as negociações que envolvem manutenção, comercialização e venda dos produtos passam a ser realizadas de forma organizada e sistemática.

Desta forma, você pode conduzir mais estrategicamente a gestão de vendas do seu negócio. Você também pode melhorar o atendimento ao cliente entendendo melhor o problema.

O sistema cria a necessidade de receber e registrar feedback contínuo na equipe de vendas, e esses dados podem ser usados ​​para definir um plano de ação ao longo do processo de vendas.

Recomendamos alguns CRM’s como:

Vamos analisar o seu processo de vendas para identificar erros?

Se você se identificou com algum desses erros, não se assuste: infelizmente eles são mais comuns do que parecem e fazem partes dos desafios diários de uma equipe de vendas, ok?!

Ter um processo comercial bem estruturado vai te ajudar melhorar os resultados de forma surpreendente. Se você quer receber um diagnóstico gratuito sobre o seu processo de vendas, fale com nossa equipe clicando no banner abaixo:

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