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Como melhorar a experiência do paciente em consultórios

18/05/2021
Como melhorar a experiência do paciente em consultórios

Hoje em dia, fala-se muito sobre a boa experiência do usuário e seu impacto positivo na maioria dos segmentos de mercado. Então, como melhorar a experiência do paciente em consultórios?

Seja no consultório médico ou na clínica, essa preocupação também se aplica ao setor saúde! O usuário precisa se sentir bem atendido desde a busca pelo local ideal até o diagnóstico e prescrição do médico.

O que experiência do paciente?

A experiência do cliente é a soma de todas as interações que afetam a sua percepção durante todo o processo com uma empresa.

Hoje em dia, todos os tipos de consumidores têm a possibilidade de escolher e ter acesso ilimitado à informação, por isso procuram melhores serviços, relações mais profundas e humanas. Então, por que não usar essa nova perspectiva para diferenciar esses aspectos da sua clínica ou consultório?

De acordo com o Digital Commerce 360 ​​Statistics, 81% dos executivos de sistemas de saúde dizem que “melhorar a experiência do cliente” é uma alta prioridade para suas organizações.

Qual a diferença entre atendimento ao cliente e experiência do paciente?

É neste momento que encontramos a maior diferença entre os conceitos de atendimento ao cliente e experiência do cliente.

Como o nome sugere, a primeira é a etapa de atendimento do processo de compra, ou seja, quando o usuário entra em contato com a marca e vice-versa.

No entanto, o escopo da experiência do cliente é mais amplo, partindo do consumidor entendendo a marca, navegando em seu site, contatando e finalizando a compra.

Até que o consumidor posteriormente obtenha o serviço ou suporte pós-compra final, tudo envolvendo todas as fases do consumidor jornada.

→ Leia também: Como o Google Analytics pode ajudar a melhorar a experiência do seu cliente

Vantagens de uma boa experiência dos pacientes

Essa estratégia afeta positivamente sua organização médica de três maneiras principais:

1) Adquirir uma boa reputação

Com o avanço digital, os pacientes podem facilmente comparar as pontuações e classificações das organizações nos canais digitais.

As análises boca a boca dos serviços sempre foram muito importantes, mas quando falamos do meio digital isso se torna ainda mais importante. Isso pode ter um impacto positivo ou negativo na retenção de pacientes.
A reputação baseada na experiência do paciente toma um peso ainda maior, afetando se os pacientes retornam ou não a uma organização.

2) Aumentar a conexão com o paciente

Experiência que envolvam os pacientes de forma mais humanizada e acolhedora, aumenta a probabilidade de que eles e suas famílias ou outros cuidadores se envolvam mais em seus próprios resultados de saúde.

3) Aumentar o número de clientes fidelizados

Proporcionar uma boa experiência do paciente é a melhor forma de fidelizá-lo. Dessa forma, quando precisar de um novo atendimento, o paciente satisfeito vai se lembrar positivamente do bom serviço prestado. Ele não pensará duas vezes antes de agendar uma nova consulta no mesmo local!

Como melhorar a experiência do paciente em consultórios?

Muito mais do que uma simples consulta, a experiência do paciente consiste em todas as interações que os pacientes têm com o sistema de saúde, incluindo planos de saúde médicos, enfermeiras e equipe hospitalar, médicos e outras instalações de saúde. Selecionamos algumas boas práticas para você aplicar na sua organização:

 

1) Promova atendimento humanizado

Nas organizações médias é essencial garantir que o atendimento seja humanizado. As clínicas lidam com indivíduos em momentos de fragilidade ou vulnerabilidade.

A postura atenciosa, da chegada à saída do local, é um ponto importante para uma boa experiência do paciente!

2) Reduza o tempo de espera

Reduzir o tempo de espera é fundamental para oferecer a melhor experiência ao paciente. Uma boa organização minimiza atrasos. Se a clínica preza pela pontualidade, atua com respeito e valoriza o tempo do paciente.

3) Cuide dos equipamentos clínicos

Os equipamentos e mobiliários também servem como pontos de avaliação dos pacientes. É de extrema importância que você cuide corretamente dos móveis da sua clínica.

4) Capacite sua equipe

O crescimento profissional da sua equipe está relacionado ao bom atendimento dos pacientes.

Profissionais preparados e qualificados mostram a seriedade e preparo para lidar com situações desafiadoras.

Agora, se a sua clínica já utiliza um sistema médico, está mais do que na hora de investir na capacitação de seus colaboradores. Periodicamente, realize treinamentos de uso da ferramenta!

5) Facilite o agendamento

Nos dias de hoje, em que tanta gente está imersa na tecnologia, é importante oferecer um agendamento fácil e, de preferência, que possa ser feito pelo celular ou computador!

Com certeza o online não deve substituir o agendamento por ligação telefônica. O importante é oferecer as opções para seus pacientes se sentirem mais confortáveis!

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