fbpx
Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Valuation: Descubra o real valor da sua empresa

Valuation: Descubra o real valor da sua empresa

26/04/2021
Valuation: Descubra o real valor da sua empresa

Se você dirige uma empresa, pode ter se perguntado quanto vale a pena, sem pensar na resposta. Saiba que você não está sozinho(a) nessa e vem conhecer o conceito de “valuation”!

O valuation é uma ferramenta útil para usar internamente na sua empresa. Por ser um valor quantitativo, ele também será um raio-X da empresa e pode apresentar algumas forças e fraquezas. Por exemplo, a imagem da sua empresa perante os clientes pode ser completamente diferente do que você imagina.

Nessas e em muitas outras situações, seja em tempos de prosperidade ou desafiadores, a avaliação é uma boa escolha para escapar das armadilhas ocultas da vida cotidiana de uma empresa!

Neste artigo, você conhecerá o significado de valuation e de que forma esse processo pode clarificar ideias e atrair mais investidores.

O que é valuation?

Valuation é o termo em inglês para “avaliação de negócios”. É o processo de estimar o valor da empresa, determinando o preço justo e a taxa de retorno do investimento em ações.

Existem várias formas de avaliação, sendo a mais comum o valor dos ativos, o valor presente dos fluxos de caixa futuros ou o valor dos múltiplos da empresa. Com base na avaliação do valor da empresa, os analistas recomendam comprar ou vender em comparação com o preço atual das ações da empresa na bolsa de valores

É um método que permite entender o valor de uma empresa. Dessa forma, o empresário pode buscar investimento e até saber qual será o preço justo caso venda seu negócio. Por sua vez, o investidor pode prever o valor futuro das ações da empresa e estimar o retorno que poderá obter após o investimento.

Para que o serve o valuation?

Como você pode ver, o valuation é muito importante para investidores que desejam saber o valor justo de uma ação antes de comprá-la. Mas esse indicador também é muito utilizado pelas empresas para orientar as decisões relacionadas ao próprio negócio.

Um exemplo disto é quando um acionista principal decide vender uma empresa, uma avaliação deve ser calculada. Sem ele, é possível estabelecer um valor muito alto ou muito baixo para a empresa, perdendo oportunidades.

Para os investidores, é importante ressaltar que embora a avaliação seja uma estratégia útil para a análise de renda variável, ela deve ser utilizada com cautela. É uma boa maneira de realizar diferentes tipos de análise antes de investir fundos em ativos.

Tipos de valuation

Embora existam métodos e fórmulas específicos para avaliação, é importante entender que este não é um método estrito. Na verdade, medir o valor de uma empresa por números também envolve considerar números intangíveis, por isso é difícil de medir.

Valor patrimonial

Neste método, a avaliação é baseada nos resultados operacionais em termos de lucro e receita até o momento da avaliação. Para empresas que estão em um estado de estagnação, é necessário provar aos investidores em potencial que podem produzir mais produtos.

Fluxo de caixa futuro

Como o nome sugere, nos fluxos de caixa futuros, a empresa estima quanto irá movimentar no período analisado. Após o conhecimento dessa estimativa, possíveis riscos e oportunidades serão considerados e a taxa de desconto aplicada.

Análise de mercado

Uma empresa também é chamada de múltiplo de mercado. Nesse método de avaliação, a empresa implementa um benchmark. Ou seja, realiza avaliações comparativas com empresas do mesmo setor, com foco em suas atividades operacionais e desempenho financeiro.

Payback

O payback descontado, embora seja uma fórmula relativamente simples de se compreender, leva em conta o peso do fluxo de caixa no ROI, o Retorno sobre o Investimento.

O fluxo de caixa é a diferença entre todas as receitas e despesas de uma empresa e geralmente é calculado diariamente. Portanto, em um escopo mais amplo, considerando o retorno gerado pelo fluxo de caixa, a taxa de retorno do investimento descontado nada mais é do que a taxa de retorno do investimento.

Como calcular o valuation de uma empresa?

Como vimos, existem várias maneiras de calcular a avaliação de uma empresa. Incluem modelos de fluxo de caixa descontado. Esta é uma das opções utilizadas pelos investidores que buscam uma avaliação mais completa dos ativos. Confira as três etapas básicas de utilização deste método para avaliar o preço justo das ações!

1º passo: projete o fluxo de caixa da empresa

Para tanto, o patrimônio líquido é avaliado. Subtraia a quantia recebida da despesa total em um determinado período. É muito importante estimar a taxa de crescimento anual da empresa. Nos departamentos mais estáveis, as avaliações podem ser facilitadas. Porém, alguns dos segmentos mais dinâmicos tendem a apresentar maior volatilidade nos resultados. Nesse caso, os resultados podem não ser confiáveis.

2º passo: realize estimativas

A taxa de desconto anual é usada para atualizar a estimativa. Não há consenso entre os especialistas para definir a taxa. Portanto, uma solução é usar a base de retorno médio das ações.

É importante comprovar o quanto a moeda se desvalorizou ao longo dos anos. A estrutura de capital da empresa e os riscos de investimento também devem ser considerados.

3º passo:  estime o valuation atual da empresa

Na última etapa, todos os fluxos de desconto são somados. Portanto, a avaliação atual da empresa pode ser estimada. O valor de mercado é obtido pela subtração da dívida líquida total. Em seguida, divida o resultado pelo número de ações para obter o valor justo do documento.

A Mais Consultoria pode te ajudar!

Não sabe como colocar em prática o desenvolvimento do método de valuation? Nossa equipe de especialistas no assunto, pode ajudar você e a sua empresa! Clique no banner abaixo e entre em contato conosco!

valuation

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG