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Entenda como funciona um Plano de Negócios na prática!

24/03/2021
Entenda como funciona um Plano de Negócios na prática!

O início de um negócio envolve diversos fatores, desde definição de público-alvo a custos envolvidos em seu funcionamento. Para auxiliar em todo esse processo de estruturação do seu negócio, preparamos esse conteúdo para você entender o que é o Plano de Negócios na prática! 

Esse nome pode parecer intimidador no começo, mas não se assuste, pois o Plano de Negócios não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, seu objetivo é facilitar a vida do empreendedor que quer investir esforços e dinheiro de uma forma inteligente e bem direcionada. Já imaginou construir uma casa sem fundação? Pois é exatamente assim que seu negócio pode começar (ou continuar) caso você não tenha planejamento: sem estabilidade e segurança.

Ainda não está convencido? Então, vou trazer mais alguns motivos para  implantar o Plano de Negócios em seu empreendimento:

  • Evita que o empresário desperdice recursos financeiros, pois o ajuda a prever riscos e saber se o empreendimento é de fato rentável;
  • Fornece uma visão estratégica do mercado e do posicionamento da empresa frente a ele;
  • Permite ao empreendedor atingir seu público com estratégias de marketing inteligentes e efetivas;
  • Ajuda o negócio a ter uma visão a longo prazo e bem planejada, com a definição de objetivos e caminhos táticos para atingi-los;
  • Auxilia na apresentação do empreendimento para possíveis investidores, deixando claro sua proposta de valor.

Análise de mercado

Começar um empreendimento sem analisar o mercado é como entrar em uma floresta escura sem lanterna, sem mapa e sem bússola. 

A fase de análise de mercado é uma das mais importantes na criação do seu Plano de Negócio, pois é ela que te dará uma vantagem competitiva frente aos inúmeros concorrentes que não buscam ter essa mesma visão estratégica. 

Nessa etapa, você buscará de fato compreender tendências, panorama da região onde seu negócio atuará e o que o público tem requisitado. É nesse momento, inclusive, que você fará uma análise de seus possíveis concorrentes para compreender suas estratégias para atingir seu público e ter um posicionamento de destaque. 

Essa análise deve vir acompanhada de ideias de ações futuras para seu público não ter dúvidas de que seu serviço (ou produto) é exatamente o que ele está buscando.

Além disso, é muito importante compreender não só o contexto da região onde sua empresa está inserida, mas também o contexto do país como um todo. O cenário resultante da COVID-19, por exemplo, demandou que muitos empresários fossem ágeis e se adaptassem ao novo ambiente. Por isso, estar atento ao mercado como um todo permitirá que seu negócio aja rápido em situações como essas.

Três ferramentas práticas e interessantes que você pode aplicar hoje mesmo nessa análise

  • Matriz SWOT: Permite que você avalie as forças e fraquezas que te dão (ou não) vantagens competitivas, além de oportunidades e ameaças ao seu negócio.
  • Google Trends: Ajuda você a compreender os tópicos que estão em alta no momento, o que está intimamente ligado aos hábitos de consumo predominantes.
  • Cliente oculto: Permite que você conheça alguns dos pontos fortes e fracos da concorrência direta e indireta.

Precisa de uma análise ainda mais robusta? Então, nesse caso, você pode usar a famosa análise PEST, que leva em consideração desde fatores econômicos a fatores tecnológicos e como estes afetam sua empresa.

Persona e proposta de valor

Já imaginou se tentássemos falar português com alguém que só fala japonês? Seria uma falha de comunicação bem grande e nossa mensagem não seria transmitida da forma como gostaríamos. Infelizmente, é exatamente isso que muitas empresas fazem: falham na comunicação com seu público pelo simples fato de não conhecê-lo. 

Conhecer seu público está intimamente relacionado ao sucesso das ações de marketing da empresa e evita que seu negócio invista em campanhas ineficazes e que só servem para gastar dinheiro, energia e tempo.

Para conhecer melhor seu público e deixar claro como sua empresa entrega valor a ele, é possível lançar mão de algumas metodologias rápidas e eficientes:

  • Mapa de empatia: Ajuda a compreender intimamente seu público e seu contexto, permitindo captar seu principais motivadores de compra e necessidades;

 

  • Persona: Bem mais específico que público-alvo, ajuda o empresário a ter uma dimensão mais holística de quem sua empresa atende, coletando hábitos, rotina, motivadores, entre outros.

Quer saber mais sobre persona e sua utilidade? Então, acesse: Entenda melhor o seu consumidor através do criação de personas 

  • Canvas de proposta de valor: Como uma peça de quebra-cabeça, auxilia no encaixe do que sua empresa entrega de valor com o que o público tem buscado.

Defina metas

A definição de metas é parte fundamental de um plano de negócios na prática, afinal, para alcançar grandes objetivos é necessário dividi-los em partes menores e mais mensuráveis. Assim, para fazer um bom plano é preciso saber como montar essas metas.

Em primeiro lugar, entenda qual o objetivo final. Esse objetivo pode ser em relação a faturamento, número de clientes, satisfação dos consumidores, entre outros indicadores de sucesso. Após definir os indicadores, entenda qual meta numérica você poderá colocar que será ao mesmo tempo alcançável, mas também será um desafio para você, afinal quanto maior o desafio, mais resultados você alcançará.

Vale ressaltar que a definição de uma meta deverá ser clara e exequível, afinal é baseado na execução dela que você chegará no objetivo. Portanto, saiba diferenciar um do outro. Para isso, podemos citar como exemplo alguns objetivos e metas que são interligados:

  • Aumentar a clientela (objetivo) – Fazer propaganda de 5 postagens por mês no Instagram (meta que ajuda na visibilidade da empresa e pode culminar no objetivo final)

 

  • Faturar 50% a mais no ano (objetivo) – Aumentar o time de vendas em 3 funcionários treinados (meta que ajuda na qualidade e quantidade das vendas e pode levar ao objetivo.

Por último, vale lembrar que nem sempre uma meta vai ser o suficiente para alcançar o objetivo, então cabe a você analisar quais fatores estão envolvidos no alcance de resultados e traçar metas para aqueles relevantes no momento.

Além de definir as metas, é necessário uma ferramenta de controle do que foi definido e para isso pode-se usar OKRs. Para defini-los você precisa dar um nome (que será o objetivo principal), definir a meta a ser alcançada para trazer resultado, a periodicidade de análise e se houver, metas passadas para comparação.

  1. Estruture planos de ação

 

Após entender onde você quer chegar e os resultados que sua empresa vai alcançar, é hora de entender como chegar lá. É necessário de fato deixar bem explicado como você fará para cumprir as metas traçadas, afinal assim você não esquecerá de nenhum detalhe e também poderá fazer uma análise de quanto esforço suas metas exigirão.

Mas afinal, como fazer bons planos de ação? Para solucionar essa questão, você pode utilizar a metodologia de 5W2H e identificar o passo a passo para alcançar sua meta. A metodologia consiste em responder às seguintes perguntas sobre o que vai ser feito:

  • What (o quê): do que se trata o plano de ação, o que será feito;

  • Why (porquê): porque será feito, como contribui para a empresa;

  • Where (onde): onde será executado (setor, filial);

  • When (quando): quando o plano será executado, tempo de duração;

  • Who (quem): quem é o responsável pela execução ou monitoramento;

  • How much (quanto): quanto isso custará à empresa;

  • How (como): a forma de execução, ferramentas e recursos, como será feito de fato.

Para exemplificar, podemos continuar com o mesmo exemplo citado anteriormente em relação a fazer anúncios no Instagram: 

Implemente ações e meça resultados

Após definir as metas e planejar como executar, é hora de colocar em prática, fazer testes e analisar resultados, afinal você precisará saber o que funciona ou não para traçar as próximas metas da sua empresa. Para isso, considere algumas dicas:

  • Teste rápido: o tempo é um recurso valioso e para aproveitá-lo coloque seus planos de ação em prática o mais rápido possível. Também seja ágil para interromper aquilo que não está dando certo ou melhorar o que está trazendo resultados;

 

  • Analise os resultados das ações: mantenha um método prático para analisar os efeitos causados por cada plano de ação implementado ou decisão tomada, dessa forma você saberá o que está dando certo e não precisará basear seus próximos passos em suposições;

 

  • Utilize inteligência coletiva: em muitas situações, ter um time de colaboradores bem selecionados e que conhecem os objetivos da sua empresa pode ajudar a trazer ideias que agregarão resultados. Sempre que possível, ouça  e analise as contribuições dos colaboradores da sua empresa.

 


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