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Público Alvo e Persona: quais as diferenças e como usá-las no seu negócio?

16/10/2020
Público Alvo e Persona: quais as diferenças e como usá-las no seu negócio?

Conhecer a sua persona e público-alvo é indispensável para o sucesso do seu negócio. Afinal de contas, apenas conhecendo e entendendo bem o perfil do seu cliente que você será capaz de ter uma comunicação mais apropriada, definir um planejamento estratégico e produzir produtos e serviços para atender às suas necessidades particulares.

Analisar os problemas, dúvidas e anseios é uma das melhores formas de se aproximar e se conectar com o seu consumidor, ou seja, é uma das maneiras de conhecer profundamente as suas características e personalidade. Dessa forma, você poderá abordá-los exatamente na essência da questão, mostrando como seus produtos ou serviços são a melhor opção para o que ele precisa.

Dessa forma, através de uma análise da segmentação de mercado pela qual a sua empresa está inserida, você conseguirá definir a sua persona e o seu público-alvo, criando, assim, um planejamento estratégico de maneira bem mais assertiva. No entanto, você ainda não sabe por onde começar?

Continue lendo o artigo e mostraremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

O que é o público-alvo?

Público-alvo são as pessoas para quem seus produtos e serviços são úteis e relevantes. De maneira bem básica: sua empresa de artigos esportivos não interessa a quem não gosta de esportes. Seu público-alvo é constituído, apenas, por quem é amante de esportes. Ao traçar uma estratégia de marketing, é necessário considerar características socioeconômicas, comportamentos e hábitos de consumo. Essa definição serve para que você identifique o seu nicho de mercado e desenvolva ofertas adequadas a ele.

Exemplo de público-alvo

  • Homens e mulheres;
  • Entre 18 e 40 anos;
  • Pessoas que moram em Belo Horizonte;
  • Recebem entre R$ 2 mil e R$ 8 mil mensalmente;
  • Praticam esportes todas as semanas.

Como definir o público-alvo da minha empresa?

Para que você defina com clareza o seu público-alvo e, dessa forma, atinja a sua segmentação de mercado correta, nós separamos as principais dicas para te ajudar nesse processo.

1. Conheça seus clientes atuais

Uma excelente maneira de conhecer o público-alvo da sua empresa é fazendo perguntas para os seus atuais clientes para entender melhor os seus hábitos e costumes.

Ao questionar os seus próprios clientes, você reduz as chances de errar na definição de público-alvo — afinal, as informações não serão baseadas em suposições, mas sim, em dados reais.

Com esses clientes respondendo a essas perguntas, você terá uma noção exata de quem é o seu público-alvo e o que ele espera da sua empresa.

2. Conheça as pesquisas de personas já existentes

Outra forma de conhecer o público-alvo da sua empresa é usando pesquisas já realizadas sobre o mercado que você deseja atuar.

Através dessas pesquisas, você poderá obter informações que dificilmente teria acesso apenas questionando os seus clientes. Esses dados poderão ser muito úteis para a criação de conteúdo, desenvolvimento de novos produtos e para o aumento no número de vendas.

Pesquisas de segmentação de mercado já realizadas podem ser encontradas em revistas especializadas do setor, em materiais de divulgação de parceiros de negócio ou até mesmo com seus concorrentes.

3. Entenda o que é preciso para ser o seu cliente

Seja qual for o seu produto ou serviço, é natural que o seu cliente possua alguns pré-requisitos para aproveitar de todos os benefícios que você oferece na segmentação de mercado que atua.

Esses pré-requisitos podem ser variados, como o conhecimento de tecnologia para o uso do produto, ter alguns equipamentos indispensáveis para o uso do produto ou até mesmo a necessidade de uma infra-estrutura básica.

Com essas informações, você vai conhecer características importantes do seu público-alvo  sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa mais profunda,  o que ajudará muito na definição de suas estratégias.

4. Registre todas as informações encontradas

Tão importante quanto conhecer o público-alvo da sua empresa é garantir que nenhuma das informações que você coletou se perca, o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos e mais tempo.

A melhor maneira de fazer isso é criando um documento para registrar todas as informações do seu público-alvo. Além de organizar os dados, garantindo que tudo seja usado em suas estratégias, esse processo permitirá que outros membros da sua empresa também acessem as informações com eficiência.

O que é a persona?

Já a persona é o retrato do seu cliente ideal. É um arquétipo que reúne todas as características do melhor cliente possível para sua empresa. Dentro do seu público-alvo, que é um conceito mais amplo, existem vários tipos de perfil de cliente.

Ao definir as personas do seu negócio, você segmenta seus consumidores de acordo com características mais detalhadas. Nesse processo, entram traços como as dificuldades que enfrentam no dia a dia, suas aspirações, sonhos, hábitos, etc. Essas informações te ajudam a construir estratégias muito mais efetivas, já que cada ação ou oferta se torna personalizada.

Exemplo de persona

  • Nome — você pode, e deve, nomear suas personas de acordo com seus perfis;
  • Mulher;
  • Mora em Juiz de Fora, Minas Gerais;
  • Tem 32 anos;
  • Educação: ensino superior em Administração;
  • Renda mensal: R$ 3,5 mil;
  • Casada;
  • Exercita-se pelos menos três vezes durante a semana e aos fins de semana. Corre, faz musculação na academia e faz natação pelo menos uma vez por semana. É preocupada com a saúde, tem uma alimentação balanceada e, ao mesmo tempo, vaidosa com seu corpo.

Como definir a persona?

Entre as perguntas que você pode responder para definir o perfil do seu cliente ideal, podemos destacar:

  • Quais são os seus objetivos? O que ela entende como sucesso?
  • O que está impedindo-a de conquistar esse objetivo?
  • O que ela espera do seu produto e serviço?
  • Como a sua empresa pode ajudar aquela pessoa a solucionar o seu desafio?

Além das suas informações comportamentais, como:

  • nome (aqui pode ser fictício);
  • idade (escolha um número médio dentro das informações que você já tem sobre o seu público);
  • Localização (onde ela mora? onde ela trabalha? onde ela aproveita seus momentos de lazer?)
  • Perfil social, ou seja, o que ele gosta de fazer, quais são as atividades do seu dia-a-dia;
  • Perfil profissional como escolaridade, carreira atual, desejos e planos em relação ao futuro (é acomodado? Tem vontade de continuar os estudos?);
  • Principais dores e desafios, ou seja, quais são as necessidades daquela pessoa que a levariam fechar negócio com você?;
  • Como é o seu consumo de conteúdo na internet?

 

Benefícios em ter persona e público-alvo bem definidos

Melhor posicionamento e segmentação

Ter uma persona bem definida, fornece um alvo para seus clientes em potencial, fornecendo informações valiosas para localizar essas pessoas, realizar pesquisas de mercado, e nas estratégias de marketing.

Além disso, permite entender com mais profundidade o perfil do seu cliente,  dessa forma, proporciona geração de leads muito mais qualificados que evitam o desperdício de tempo com os de menor alinhamento.

Melhora as campanhas de marketing

As campanhas de marketing são necessárias para fornecer informações necessárias que auxiliam na forma de como criar mensagens de marketing mais efetivas, além de criar conteúdo e promoções atraentes.

Determinam quais as plataformas e meios de comunicação são adequadas para as campanhas de marketing, permitindo a produção de conteúdo que atenda o perfil do público-alvo.

Eles também ajudam a comunicar com compradores e clientes na mesma linguagem a serem rápidos na interpretação do comportamento dos consumidores.

Aumenta a autoridade da marca

A persona também são importantes em estratégias de Inbound Marketing voltadas para produzir conteúdo e iniciar um relacionamento com seus clientes para a empresa ser autoridade no seu nicho de atuação.

Para conseguir ter resultados na estratégia é fundamental criar ações que atendam esse público para que eles valorizem a sua marca.

E então é possível estabelecer estratégias que demonstram que a empresa eduque o seu público com conteúdos de alto valor.

Portanto, as personas são fundamentais para criação de conteúdos e campanhas que propõem o diálogo, aproximando a empresa do seu cliente e entendendo as suas necessidades.

Melhora o envolvimento entre o time de marketing e vendas

Além de melhorar a imagem da marca, as personas também ajudam a avaliar as estratégias de segmentação, alinhando as equipes de marketing e vendas para alcançar resultados mais assertivos.

As personas também ajudam a identificar canais digitais com uma interação efetiva para uma interação verdadeira com sua audiência e é capaz de identificar quais os gatilhos necessários para atrair o cliente a comprar o produto.

Beneficia o retorno sobre o investimento das empresas

Impacta diretamente no ROI (Retorno sobre o investimento) do marketing digital, pois ajuda a empresa a economizar recursos, graças a comunicação com contatos que de fato interessam pelo produto, auxiliando na criação de estratégias eficazes de divulgação.

Além disso, é possível alcançar resultados muito mais assertivos com um melhor posicionamento, garantindo destaque e um bom retorno dos seus investimentos.

Eu sei, é muita coisa para se fazer e pesquisar! Mas acredite, vale o esforço entrevistar algumas pessoas, analisar o perfil do público nas redes sociais e buscar informações em pesquisas.

Isso porque a partir daí o trabalho do time de vendas e de marketing fica muito mais fácil, com grandes chances de levar a resultados muito melhores! Então, mão na massa! 🙂

Entre em contato conosco que nós realizamos essas pesquisas sobre público-alvo e persona, para você começar a ter uma estratégia no seu negócio muito mais assertiva a partir de amanhã!

Material gratuito: quem é o seu cliente?

 

 

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