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Como o Google Analytics pode ajudar a melhorar a experiência do seu cliente

17/09/2020
Como o Google Analytics pode ajudar a melhorar a experiência do seu cliente

Como o Google Analytics pode  ajudar a melhorar a experiência do cliente

Você já ouviu falar do Google Analytics? O Google Analytics é uma ferramenta de análise da web gratuita oferecida pelo Google. Ele ajuda você a analisar o tráfego do seu site e, quando bem utilizado, te ajuda também a melhorar a experiência do seu cliente!

O Google Analytics é um depósito incrível de dados. Dessa forma, qualquer negócio que o utilize de forma estratégica, terá em suas mãos um banco enorme de dados sobre seus clientes.

A ferramenta pode te ajudar a entender como as pessoas estão interagindo com o site da sua empresa. Além de te mostrar de onde essas pessoas estão vindo e com que frequência elas visitam, ou seja, quais páginas do seu site estão chamando sua atenção e quais não estão gerando interesse, entre outras informações.

Você pode conhecer quem são seus visitantes, através de informações demográficas e interesses, como segmentos de mercado. Continue lendo para saber como usar essa ferramenta magnífica ao seu favor!

Como funciona o Google Analytics?

Todas as operações que sua empresa realiza no ambiente digital podem ser monitoradas, quantificadas e transformadas em informações extremamente úteis.

Confira quais são as suas principais funcionalidades:

1. Ferramentas de análise: você consegue coletar relatórios atualizados sobre as visitas ao seu site em tempo real. Também te permite a análise dos dados de forma personalizada.

2. Análise de Conteúdo: o GA permite o acesso a informações mais precisas sobre os termos pesquisados ​​pelos clientes, seus hábitos de navegação, velocidade do site, etc.

Com todas as informações, você consegue analisar se você está realmente ajudando o seu cliente através do marketing de conteúdo! (artigos no blog, materiais ricos…)

3. Análise das redes sociais: além de fazer o monitoramento do sucesso do seu site, o Google Analytics também reúne muitas informações sobre a interação do público com as suas redes sociais.

Você consegue saber qual rede social o seu público mais consome e, consequentemente, em qual você deve estar ainda mais presente. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar se seus esforços e investimentos financeiros estão sendo convertidos em resultados reais ou não.

4. Análise para celular: ele permite a mensuração do impacto da sua empresa com usuários que utilizam plataformas em dispositivos móveis e fornece uma análise sobre o aplicativo da sua empresa, caso houver.

5. Análise de conversão: faz uma análise sobre os usuários que você está atraindo, engajando e gerando vendas. Isso é ótimo para você saber em qual momento do funil os seus leads estão convertendo!

Quais indicadores analisar para melhorar a experiência do cliente?

Saber como navegar por essa plataforma complexa para colocar esses dados em uso é outra história, certo?

O Analytics tem centenas de relatórios prontos para acesso e outros milhares que você consegue personalizar por conta própria.

No entanto, para desbloquear dados sobre os quais você pode criar ações para melhorar a experiência do seu cliente, é preciso examinar os relatórios e correlacioná-los com o que você já tem como objetivo e estratégia de negócio.

Descubra os principais pontos para você analisar no Google Analytics:

  • É possível entender quais são os formatos de conteúdos que mais geram engajamento e quais são os melhores horários para publicação;
  • Acompanhar a evolução dos usuários pelo funil de venda para identificar quais etapas podem ser otimizadas;
  • Criar relatórios personalizados e segmentações para ter informações ainda mais específicas;
  • Compreender quais são os dispositivos mais utilizados pelos visitantes para acessar a sua página;
  • Obter mais informações sobre o comportamento do seu cliente ideal na internet
  • Fazer testes para encontrar as melhores alternativas para gerar engajamento;
  • Conhecer quais são as palavras-chave mais buscadas pelos seus visitantes;
  • Acompanhar a evolução das suas ações no mundo digital;
  • Descobrir quais são as principais causas de abandono no seu site.

homem olhando para o notebook

Ajude a sua equipe de vendas com o Google Analytics

Além dessas vantagens citadas anteriormente, as informações do Google Analytics irão ajudar a sua equipe de vendas a entender melhor qual é o comportamento daquele usuário antes mesmo de uma proposta comercial.

Por exemplo, nós podemos analisar a Duração média da sessão (Average Session Duration) e a Taxa de rejeição (Bounce rate) para essa finalidade de diagnosticar o interesse do lead e/ou a qualidade do conteúdo da sua página.

O primeiro indicador nos mostra o tempo médio que o usuário permanece na página. Já a taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de uma única página, na qual não foi realizada nenhuma ação pelo visitante, ou seja, o usuário não usou a barra de rolagem nem clicou em nenhum link, simplesmente saindo da página.

Se os resultados desses indicadores não forem positivos, será um alerta de que o conteúdo que você oferece não é relevante o suficiente ou que simplesmente aquele usuário não teve interesse naquele assunto!

A verdadeira mina de “ouro” de dados do seu cliente

Quando as pessoas chegam ao seu site pela primeira vez, é provável que elas fiquem perdidas, caso o seu site tenha mais de uma página. O que é super comum! No entanto, a maioria das pessoas já enfrenta esse problema de cara com uma barra de pesquisa. E se, você não tiver uma, você está perdendo dados valiosos.

O Google Analytics te oferece um relatório de termos pesquisados no site. Ou seja, esse relatório mostra as pesquisas mais comuns conduzidas no seu site e as exatamente as palavras-chave mais usadas. Sabendo disso, você pode aproveitar esses dados para:

  • Utilizar como campanhas de e-mail
  • Abordar essas dúvidas uma reunião comercial
  • Usar produtos comuns ou páginas de serviços como recomendações
  • Criar landing pages dedicadas a esses termos de pesquisa específicos

O relatório de termos de pesquisa no site é um dos melhores locais para localizar dados de palavras-chave e aproveitar esses dados para ajudar a gerar mais conteúdo relacionado ao assunto.

Além disso, o Google Analytics também é extremamente importante para ajudar você a entender quais técnicas de promoção funcionam bem para o seu público. O que é realmente atrativo para o seu público? Tráfego orgânico ou pago? Facebook Ads ou Google Ads? Entre outros questionamentos!

Essas informações são extremamente importantes por muitas razões. Afinal, uma vez que você compreende o comportamento dos seus visitantes você pode otimizar para além do seu site e melhorar até mesmo os resultados de vendas.

Essas informações irão ajudá-lo a fazer mudanças no seu site, no seu marketing digital e na experiência proporcionada ao cliente com base em dados reais, e não apenas hipóteses ou ideias baseadas em opiniões.

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