Você já ouviu falar do Google Analytics? O Google Analytics é uma ferramenta de análise da web gratuita oferecida pelo Google. Ele ajuda você a analisar o tráfego do seu site e, quando bem utilizado, te ajuda também a melhorar a experiência do seu cliente!
O Google Analytics é um depósito incrível de dados. Dessa forma, qualquer negócio que o utilize de forma estratégica, terá em suas mãos um banco enorme de dados sobre seus clientes.
A ferramenta pode te ajudar a entender como as pessoas estão interagindo com o site da sua empresa. Além de te mostrar de onde essas pessoas estão vindo e com que frequência elas visitam, ou seja, quais páginas do seu site estão chamando sua atenção e quais não estão gerando interesse, entre outras informações.
Você pode conhecer quem são seus visitantes, através de informações demográficas e interesses, como segmentos de mercado. Continue lendo para saber como usar essa ferramenta magnífica ao seu favor!
Todas as operações que sua empresa realiza no ambiente digital podem ser monitoradas, quantificadas e transformadas em informações extremamente úteis.
Confira quais são as suas principais funcionalidades:
1. Ferramentas de análise: você consegue coletar relatórios atualizados sobre as visitas ao seu site em tempo real. Também te permite a análise dos dados de forma personalizada.
2. Análise de Conteúdo: o GA permite o acesso a informações mais precisas sobre os termos pesquisados pelos clientes, seus hábitos de navegação, velocidade do site, etc.
Com todas as informações, você consegue analisar se você está realmente ajudando o seu cliente através do marketing de conteúdo! (artigos no blog, materiais ricos…)
3. Análise das redes sociais: além de fazer o monitoramento do sucesso do seu site, o Google Analytics também reúne muitas informações sobre a interação do público com as suas redes sociais.
Você consegue saber qual rede social o seu público mais consome e, consequentemente, em qual você deve estar ainda mais presente. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar se seus esforços e investimentos financeiros estão sendo convertidos em resultados reais ou não.
4. Análise para celular: ele permite a mensuração do impacto da sua empresa com usuários que utilizam plataformas em dispositivos móveis e fornece uma análise sobre o aplicativo da sua empresa, caso houver.
5. Análise de conversão: faz uma análise sobre os usuários que você está atraindo, engajando e gerando vendas. Isso é ótimo para você saber em qual momento do funil os seus leads estão convertendo!
Saber como navegar por essa plataforma complexa para colocar esses dados em uso é outra história, certo?
O Analytics tem centenas de relatórios prontos para acesso e outros milhares que você consegue personalizar por conta própria.
No entanto, para desbloquear dados sobre os quais você pode criar ações para melhorar a experiência do seu cliente, é preciso examinar os relatórios e correlacioná-los com o que você já tem como objetivo e estratégia de negócio.
Descubra os principais pontos para você analisar no Google Analytics:
Além dessas vantagens citadas anteriormente, as informações do Google Analytics irão ajudar a sua equipe de vendas a entender melhor qual é o comportamento daquele usuário antes mesmo de uma proposta comercial.
Por exemplo, nós podemos analisar a Duração média da sessão (Average Session Duration) e a Taxa de rejeição (Bounce rate) para essa finalidade de diagnosticar o interesse do lead e/ou a qualidade do conteúdo da sua página.
O primeiro indicador nos mostra o tempo médio que o usuário permanece na página. Já a taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de uma única página, na qual não foi realizada nenhuma ação pelo visitante, ou seja, o usuário não usou a barra de rolagem nem clicou em nenhum link, simplesmente saindo da página.
Se os resultados desses indicadores não forem positivos, será um alerta de que o conteúdo que você oferece não é relevante o suficiente ou que simplesmente aquele usuário não teve interesse naquele assunto!
Quando as pessoas chegam ao seu site pela primeira vez, é provável que elas fiquem perdidas, caso o seu site tenha mais de uma página. O que é super comum! No entanto, a maioria das pessoas já enfrenta esse problema de cara com uma barra de pesquisa. E se, você não tiver uma, você está perdendo dados valiosos.
O Google Analytics te oferece um relatório de termos pesquisados no site. Ou seja, esse relatório mostra as pesquisas mais comuns conduzidas no seu site e as exatamente as palavras-chave mais usadas. Sabendo disso, você pode aproveitar esses dados para:
O relatório de termos de pesquisa no site é um dos melhores locais para localizar dados de palavras-chave e aproveitar esses dados para ajudar a gerar mais conteúdo relacionado ao assunto.
Além disso, o Google Analytics também é extremamente importante para ajudar você a entender quais técnicas de promoção funcionam bem para o seu público. O que é realmente atrativo para o seu público? Tráfego orgânico ou pago? Facebook Ads ou Google Ads? Entre outros questionamentos!
Essas informações são extremamente importantes por muitas razões. Afinal, uma vez que você compreende o comportamento dos seus visitantes você pode otimizar para além do seu site e melhorar até mesmo os resultados de vendas.
Essas informações irão ajudá-lo a fazer mudanças no seu site, no seu marketing digital e na experiência proporcionada ao cliente com base em dados reais, e não apenas hipóteses ou ideias baseadas em opiniões.
Se você não ainda utiliza o Google Analytics para coletar insumos de informação para melhorar a experiência do seu cliente, baixe o nosso e-book abaixo. Nele apresentamos outras maneiras práticas para você melhorar a jornada do seu cliente!