Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Gestão de estoques de supermercados: 5 dicas para um controle eficiente
19/06/2020

Gestão de estoques de supermercados: 5 dicas para um controle eficiente

Gestão de estoques de supermercados: 5 dicas para um controle eficiente

Padrão de qualidade de processos e atendimento, otimização de processos e redução de gastos e desperdícios em um supermercado passa por uma gestão de estoques eficiente. Então, se você quer melhorar os processos que envolvem os estoques de mercado, confira as cinco dicas que preparamos. Elas podem ser aplicadas em negócios de qualquer porte. Vamos lá?

#1 Cálculo eficiente para a boa experiência do cliente

A razão de existir de qualquer supermercado é fornecer o que seus clientes precisam no momento de fazer suas compras. Por isso, o principal ponto de atenção, com impacto direto na gestão de estoque, é o cálculo de saída dos produtos.

É a partir dele que se pode fazer uma escala viável e prática de reposição de produtos nas prateleiras, bem como para fazer os pedidos aos fornecedores. Assim, você garante que seu cliente sempre encontre o que precisa.

Atenção, aqui é preciso levar em consideração também o tempo que a transportadora leva para entregar cada produto. Ou seja, faça o cálculo de quanto deve ser o seu pedido para garantir que os produtos não se esgotem antes de uma nova remessa chegar.

Leia também: Gestão de estoque eficiente: impacto nos custos e lucro

Observação: perfil do consumidor

Em um supermercado os públicos consumidores podem ser de diferentes perfis. Por isso, durante a escolha da cartela de produtos pode ser interessante investir em variedade de marcas e preços para atrair e agradar todos os compradores do seu estabelecimento. Essa escolha de novos e diversificados itens pode ser feita a partir da observação dos hábitos de consumo dos seus clientes.

#2 Automação para gestão de estoques de supermercado

Outra questão que pode ajudar, e muito, em uma gestão de estoques de supermercado eficiente e otimizada é a utilização de tecnologia a seu favor. Atualmente são muitos softwares disponíveis com bom custo-benefício para tornar essa tarefa de organizar seus estoques mais fácil e rápida.

A partir dessas ferramentas de automação você consegue ter dimensão das saídas do estoque, fica sabendo quais produtos têm pouca saída ou quando está na hora de fazer novos pedidos. Além disso, esses softwares podem ser integrados ao sistema dos caixas e tornar tudo muito mais prático na sua rotina produtiva.

 

Ebook Gestão na Crise

#3 Prazos de validade

A cartela de produtos de um supermercado é majoritariamente composta por produtos perecíveis. Por isso, é muito importante gerenciar prazos de validade para evitar desperdícios de mercadoria e maiores problemas.

Quando uma nova remessa de produtos chegar, tenha a preocupação em colocar nas prateleiras primeiramente os itens remanescentes. Além disso, conte com ferramentas de gestão que notifiquem automaticamente ao departamento responsável pelas reposições sobre as datas de validade passadas para que o descarte correto seja feito.

Uma dica: quando você souber que os itens estão próximos da data de validade, pode criar promoções para liquidar os itens.

Fazendo os cálculos corretos de saída de produtos em pouco tempo você verá a economia e a redução de desperdícios por conta de prazos de validade.

#4 Balanço de mercadoria periódico

Quer uma visão ampla sobre os estoques de supermercado? Faça bimestralmente o balanço de mercadoria. A partir dele é possível entender os hábitos de consumo dos seus clientes, melhorar seus processos, avaliar o controle de estoque e implementar melhorias constantes.

#5 Condições de armazenamento

Por fim, a quinta dica para um controle de estoques de supermercado eficiente é a avaliação das condições de armazenamento dos seus produtos. Nada pior do que perder mercadoria por conta de um armazenamento indevido. Além de tamanho para comportar todos os itens necessários para a boa logística do mercado, esse espaço precisa respeitar condições de higiene e outras especificidades. Por exemplo, iogurtes, manteigas e carnes precisam de freezers e câmaras refrigeradas para a manutenção da qualidade dos produtos.

Cálculos precisos, nada de desperdício

Com os cálculos corretos de fluxo de estoque e precificação de produtos o seu supermercado vai crescer com as contas no verde e atendendo bem os clientes.

A Mais Consultoria é especialista em otimização de processos, controle de qualidade e proposição de estratégias para o bom funcionamento de empresas. Conta inclusive com case de sucesso de supermercados, conheça aqui o trabalho desenvolvido no Supermercado Pais e Filhos. 

Se precisa de ajuda com tudo isso para alavancar o seu supermercado, conte com os nossos serviços de consultoria.

 

Diagnóstico Gratuito

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG