Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Gestão de mudanças: por que ela é importante para sua empresa?
24/04/2020

Gestão de mudanças: por que ela é importante para sua empresa?

Gestão de mudanças: por que ela é importante para sua empresa?

Seu negócio está preparado para atender as novas demandas de mercado? E para acompanhar as tecnologias? Tudo isso deve ser pensado e estruturado a longo prazo. Dessa forma, sua empresa não fica obsoleta e consegue fazer as transições necessárias para sobreviver às mudanças. É nesse sentido que surge a gestão de mudanças. 

O que é gestão de mudanças?

A gestão de mudanças é um conjunto estruturado de estratégias e ferramentas para guiar o trabalho humano em prol de resultados e objetivos que dependem de uma mudança organizacional.

Para isso, a gestão de mudanças trabalha com todos os níveis da organização. Desde os profissionais individualmente, até as equipes, gestores e alta diretoria.

Vale destacar que muitas organizações enxergam a gestão de mudanças como sinônimo de gestão de projetos ou gestão de pessoas. Mas, esse tipo de estratégia, na verdade, trabalha com pessoas para fazer uma transição com o objetivo final de gerar retorno sobre o investimento.

Guia Definitivo de Como Otimizar os Processos e Reduzir os Custos

Por que investir nela?

Mudar, dentro de uma empresa, é fazer algo diferente, com impacto na rotina produtiva, que merece uma atenção nessa transição para se chegar a bons resultados e, principalmente, sem prejuízos à produtividade e às equipes.

Dessa forma, a implementação de uma mudança mexe com algum ou alguns desses aspectos:

  • Sistemas;
  • Estrutura da organização;
  • Processos;
  • Funções e atividades da rotina de trabalho;
  • Comportamentos;
  • Mensurações;
  • Remuneração.

Para mexer com pessoas e processos dentro do seu negócio com uma transição tranquila e precisa, é necessário desenvolver um plano de ação, até que a novidade esteja estabelecida na rotina. Caso contrário, um grande investimento pode ser feito e nada mudar na forma de trabalho, por ausência de orientação e incentivo que faça sentido para os colaboradores.

Gestão de mudanças e sucesso

Você já sabe que o mercado competitivo exige cada vez mais adaptabilidade, seja de profissionais e empresas e de seus serviços e/ou produtos. Assim, a gestão de mudanças se torna uma necessidade para a garantia de sucesso e constância na evolução de um negócio.

O que realmente gera a mudança são as pessoas. Um novo software, um novo espaço, uma nova metodologia de trabalho… tudo isso só terá efeitos na sua organização a partir do momento no qual a sua equipe estiver pré-disposta a mudar as coisas como são feitas hoje.

Então, como fazer uma gestão de mudanças com os profissionais?

Gestão de mudanças com os profissionais: como fazer?

 

É natural que, quando surgem novidades na local de trabalho, as pessoas tenham resistência, medo e ansiedade. Afinal, precisam deixar a sua zona de conforto para enfrentar algo novo.

Então, para obter sucesso nas mudanças a serem implementadas é preciso entender o que cada profissional precisa ouvir para se sentir motivado a tentar o novo e, sobretudo, de quem ele deve ouvir isso. Por fim, também é preciso dedicar tempo para ensinar as novas formas de trabalhar para esses profissionais e desenvolver mecanismos que os façam realmente aderir às novidades em suas rotinas produtivas. 

Como implementar em toda a empresa

A partir da gestão de mudanças em um nível individual, cabe aos líderes e gestores de cada equipe guiar o grupo, conjuntamente, para atender com sucesso as novas demandas. Assim, essa figura, precisa transmitir confiança, esclarecendo dúvidas e agregar conhecimentos para que as novidades surtam o efeito esperado.

Vale destacar que a gestão de mudanças precisa de um setor dentro da sua empresa, assim como o RH ou o Marketing para que essas estruturações sejam bem pensadas e, até mesmo, para que as lideranças sejam devidamente treinadas para implantar essas melhorias.

Benefícios da gestão de mudanças

Empresas que investem na gestão de mudanças e abraçam as inovações mais rápido estão prontas para um mercado cada vez mais ágil, competitivo. Isso porque conseguem adotar novas tecnologias com menor dano à sua produção e rotina dos profissionais.

Gestão de mudanças: por que ela é importante para sua empresa? - Solicite orçamento

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG