Consultoria para restaurante: 7 dicas para um gerenciamento eficiente

Consultoria para restaurante

Um restaurante de sucesso é feito por um conjunto de estratégias e processos para garantir uma experiência completa para seus consumidores. O pleno funcionamento de tudo isso pode ter impacto direto de uma consultoria para restaurante. Mas, de imediato, se você tem interesse em alavancar o seu negócio do setor, confira as 7 dicas para um gerenciamento eficiente.

#1 Plano de negócio e controle financeiro

Essa primeira dica é bem geral. Não apenas um negócio do segmento alimentício, mas qualquer outro precisa ter, primeiramente, um plano de negócio e também controle financeiro.

Isso porque, uma comida incrível, marketing e infraestrutura são conquistados com verba, e guiados por um estruturado plano de negócios.

Se você ainda não desenvolveu o seu plano de negócios, ou precisa aperfeiçoar o existente, pode conferir todos os detalhes do que precisa para criá-lo no nosso artigo “Plano de negócios: guia completo para montar o seu”

#2 Inove

Para as estratégias do seu estabelecimento é preciso pensar em táticas de fidelização de seus clientes. Mas, isso não significa seguir as mesma regras do jogo para sempre. Pense em pequenas inovações que podem fazer toda a diferença para os consumidores.

São ações importantes implementar novidades no cardápio, oferecer um brinde ou fazer uma promoção. Além disso, existem outras possibilidades trazidas pelo mundo online.

É possível citar como exemplo os aplicativos de delivery. Assim, seus consumidores podem recorrer aos seus pratos mesmo na correria do dia a dia no trabalho ou em casa. O mundo dos aplicativos também pode ser incorporado para fazer a coleta de feedbacks ou até mesmo para automatizar o recurso das reservas.

#3 Gestão de estoque

A gestão de estoque para restaurantes é uma tarefa complexa e absolutamente necessária. Mais do que qualquer outro negócio, o rigor aqui implica em não comprar nada em demasia, ter muita atenção às datas de validade, entre tantos outros aspectos essenciais para qualquer gestão de estoque eficiente.

Resumidamente, pode-se dizer que existem 4 pontos de atenção em uma gestão de estoque eficiente. São eles:

  • Periodicidade para balaço do estoque;
  • Cálculo de quantidades mínimas e máximas de cada item;
  • Organização de produtos por categorias;
  • Software para a gestão de estoque.

Para saber mais detalhes, leia nosso artigo “Gestão de estoque eficiente

#4 Monitore processos e resultados

Mas, mesmo com todas essas dicas, como saber se a sua estratégia vai bem? Monitore resultados. Por meio deles é possível aprimorar as estratégias. Nesse sentido, os principais indicadores que configuram pontos de atenção são estes:

  • Quantidade de pedidos;
  • Fluxo de caixa;
  • Controle de estoque;
  • Identificação de sobras (para evitar desperdícios);
  • Acompanhamento de fornecedores.

Banner para o guia "Métodos para otimizar processos e reduzir custos", no artigo "Consultoria para restaurante"

#5 Invista em tecnologia

A tecnologia é importante não apenas para aproximar o seu restaurante do público. Mas, sobretudo, para a automatização de processos e facilitação da rotina produtiva.

Isso porque a automação de frente de caixa, controle de estoque, ou até mesmo de suporte técnico vão fazer toda a diferença no tempo de produção, controle de processos e incidir sobre a produtividade e rentabilidade do restaurante.

#6 Fique de olho na legislação para o segmento

Além de uma consultoria para restaurante, invista também em conhecimento sobre as normas do setor. A alimentação de grandes públicos precisa de extremo rigor. Para ter o respaldo legal mantenha o seu ambiente dentro das condições desejáveis para pleno funcionamento do estabelecimento. 

É essencial ter um ambiente limpo e higienizado e cuidar bem da conservação e manuseio dos alimentos. Além disso, informe-se também sobre questões estruturais para a segurança do local, como disposição das mesas, avisos de segurança, etc.

#7 Conte com uma consultoria para restaurante especializada

Por fim, nossa última dica é sobre o serviço, propriamente dito, de consultoria para restaurantes. Pratos saborosos, ambiente agradável, um bom marketing e um atendimento diferenciado são os pontos visíveis de toda uma estratégia de gerenciamento. No entanto, a mesma também deve trabalhar em prol de padrões de qualidade, logística e manutenção de todo o estabelecimento.

Por isso, é importante contar com uma consultoria para restaurante profissional. Ela já estará familiarizada com parâmetros, padrões e números que podem levar seu restaurante ao sucesso. A Mais Consultoria presta esse tipo de atendimento trabalhando em 4 principais frentes de atuação: Qualidade, Estratégia, Gestão Financeira e Otimização.

Por meio de uma avaliação gratuita é possível enxergar em qual ou quais desses pontos o seu restaurante tem gargalos, para saná-los com soluções de fácil aplicação e com excelentes resultados.

Banner para solicitação de proposta, no artigo "Consultoria para restaurante"

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler