Como empreender? 6 dicas para começar o seu próprio negócio

Como empreender

No Brasil cresce cada vez mais o número de empreendimentos. Isso se deve tanto às condições econômicas e ao desemprego, que é uma realidade do país. Mas, também ao talento e persistência dos novos empreendedores para desbravar o mercado. Então, se você é uma dessas pessoas que têm vontade de arriscar, testar uma ideia e, mais ainda, fazer ela dar certo, acompanhe a leitura e confira 6 dicas de como empreender.

#1 Teste a ideia

Antes mesmo de investir dinheiro e desenvolver um negócio é preciso testar a sua ideia. Já falamos aqui no blog da Mais sobre como empreender com pouco dinheiro, você pode conferir aqui para descobrir meios de colocar em prática o seu negócio sem colocar tento investimento inicialmente.

Mas, já adiantando que, uma das principais formas de fazer esse teste é usando o meio online. Assim, é possível vender seus produtos ou serviços sem investir dinheiro.

Além disso, é preciso bater perna e ser um bom vendedor da própria ideia para testar a adesão que seus potenciais clientes. Deu certo? As pessoas estão comprando? Você oferece uma solução inovadora para o mercado que deseja atingir? Então confira a próxima dica.

#2 Delineie um plano de negócios

O plano de negócios é o guia para se desenvolver um empreendimento. Você deve fazer um que tenha a cara da sua marca e esteja alinhado com o que deseja fazer com a empresa. Além disso, ele ajuda no gerenciamento de riscos. Em nosso site você encontra um guia completo para desenvolver o seu plano de negócios.

#3 Planejamento financeiro

O Próximo passo é planejar muito bem as finanças. O início de um negócio dificilmente é marcado por uma onda de abundante prosperidade. Por isso, tenha um planejamento realista e que garanta o funcionamento básico do seu negócio até o momento de realmente começar a lucrar. Aqui você encontrar o passo a passo para fazer um bom planejamento financeiro.

#4 Clientes

Uma nova solução de mercado deve ter como objetivo primeiro atender a uma parcela de pessoas. Não adianta você criar um empreendimento que acha maneiro e inovador, mas que não é realista e funcional para atender às demandas de alguém. Esse “alguém” é o seu público consumidor.

Você deve cativá-los, depois que o consumidor se torna um cliente, ou seja, recorre a você periodicamente, é preciso desenvolver estratégias e apresentar sempre melhorias e novidades, além de um bom atendimento e preços competitivos. Dessa forma, garante que ele não seja atraído por um produto da concorrência em algum momento. Veja aqui como fazer uma prospecção de cliente eficiente. 

#5 Busque seu próprio conhecimento

Novidades no mercado surge a todo o momento. O planejamento financeiro e plano de negócios são os pilares da sua empresa, que obrigatoriamente você precisa ter para um empreendimento de sucesso. Mas, a forma de gestão, de produção e tantos outros aspectos têm avanços a todo o momento, proporcionado pelas novas tecnologias e novas ideias que surgem.

Para acompanhar essas tendências, invista em conhecimento constante. Seja por meio de instituições formais, como faculdade, ou eventos do seu nicho, que proporcionam novas ideias e ainda networking.

#Dica bônus:

Sebrae é uma instituição voltada para o empreendedorismo. Em seu portal de notícias além de muitas dicas existem atualizações constantes de curso do segmento gratuitamente. Aproveite também essa oportunidade. Por lá você descobre também como se tornar um Microempreendedor individual. Essa categoria permite uma formalização desburocratizada.

#6 Conte com a Mais Consultoria

Por fim, outra dica para um empreendimento inicial, ou até mesmo para os que já estão no mercado, é contar com uma consultoria personalizada.

Na Mais Consultoria trabalhamos em quatro frentes de atuação: Gestão Financeira, Estratégia, Qualidade e Otimização. Assim, ajudamos empresas a se estruturarem ou se reestruturarem para alcançar seus objetivos em menos tempo e com soluções de fácil implementação, mas muito estratégicas. Converse conosco no banner abaixo e conheça o que podemos fazer para o seu negócio.

 

 

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler