Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Quanto vale minha empresa?

Quanto vale minha empresa?

13/12/2019
Quanto vale minha empresa?

Conhecer esse valor ajuda os empreendedores a saber o que é preciso para crescer

Você acha que saber o valor do seu próprio negócio só é interessante quando se pretende vendê-lo? Está muito enganado. Buscar responder a pergunta: “Quanto vale a minha empresa?” é uma forma de saber se posicionar frente ao mercado. E, até mesmo, reagir a uma possível proposta de compra do negócio.

Posicionamento estratégico

Ao saber a resposta dessa pergunta o empresário consegue pensar em mecanismos para tornar a empresa mais competitiva e crescer no mercado. Além disso, consegue atrair investidores, vender ações e planejar-se para o futuro.

Valuation: responda a pergunta “Quanto vale minha empresa?”

O termo valuation significa “avaliação de empresas”. Esse cálculo é feito a partir da percepção de mercado para identificar o valor de um negócio. Logo, não tem um valor preciso, já que depende de variáveis muitos fluidas que acompanham as tendências de mercado.

Para o valuation são levados em consideração os valores intangíveis do negócio, como a autoridade de marca e a relevância no mercado relativa ao relacionamento com clientes.

banner-blog

Calculando quanto vale a minha empresa

Independentemente do tamanho do negócio o cálculo de valuation pode ser feito da seguinte forma:

1- Calcula-se o valor de fluxo de caixa (com projeção para os próximos anos).

2- Desconta-se uma taxa correspondente ao risco do investimento (a base é a bolsa de valores).

3- Por último, é preciso trazer os resultados para a realidade atual.

O que há de mais valioso em um negócio pequeno é a projeção daquilo que ele ainda pode se tornar. Por isso, esse cálculo é feito a partir de projeções de mercado do valor que a empresa pode gerar. Esse estudo tem como base projeções em um prazo de 5 anos sobre o caixa da empresa. Depois, subtrai-se um percentual para trazer para o presente esses valores.

E os bens patrimoniais?

Você está se perguntando por que carros, maquinários e imóveis não entram nessa contabilidade? Pois bem, esses itens podem sim ser colocados como parte do valor de um negócio, mas não é o ideal.

Isso porque podem até mesmo desvalorizar a marca, já que em alguns casos é mais vantajoso vender esse tipo de bem para aplicar o dinheiro em inovação no negócio. Por isso, os especialistas não aconselham incluir bens patrimoniais no cálculo, porque não são parâmetros que poderiam fazer a empresa crescer ou se desenvolver perante ao mercado.

Para novas empresas

Se você ainda está começando um negócio é muito difícil fazer o cálculo a partir dos parâmetros mencionados anteriormente. Então, se quer saber quanto vale o negócio para procurar investidores, por exemplo, o ideal é fazer um plano de negócios, que tenha uma sólida base de cálculos para que as projeções sejam realistas.

Fale com a Mais

Precisa de uma ajuda para alavancar o seu negócio? A Mais Consultoria pode fazer uma análise detalha da saúde da sua empresa e implementar melhorias para otimizar seus processos e aumentar a sua receita. São 16 anos de atuação e mais de 200 negócios impactados pelas soluções em estratégia, gestão financeira, otimização e qualidade. Fale com consultor

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG