Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Diagnóstico empresarial: entenda a sua importância e saiba como fazer
27/09/2019

Diagnóstico empresarial: entenda a sua importância e saiba como fazer

Diagnóstico empresarial: entenda a sua importância e saiba como fazer

Conhecer o desempenho da sua empresa, entender potencialidades e fraquezas é essencial para elaborar as estratégias para o mercado de atuação e ter destaque no setor. Nesse sentido, o diagnóstico empresarial pode ser o termômetro que falta no seu negócio.

O que é o diagnóstico empresarial?

É uma avaliação minuciosa de cada processo interno. O mecanismo mede desde o controle de estoque e toda a logística da empresa, o pós-venda, gastos, estratégias de comunicação e marketing e todos os outros aspectos da sua cadeia produtiva.

A partir desses indicadores é possível traçar quais são as ações que podem ser empregadas para otimizar cada um dos processos. Além de ajudar a entender a real situação financeira da empresa.

Você também pode querer ler: Custo direto e indireto: diferenças e como controlá-las em pequenas e médias empresas.  

Como fazer?

A realização de um diagnóstico empresarial se dá por meio de avaliações de caráter objetivo. Uma das metodologias que podem contribuir com esse processo é Análise Swot, no Brasil a metodologia é conhecida como “FOFA”. A análise ajuda a entender as forças, ameaças, fraquezas e oportunidades da empresa.

Nessa metodologia, além da situação da empresa em relação a si própria – em comparação com outros momentos do negócio – é possível fazer um comparativo com a concorrência e entender o mercado.

Análise Swot

Além da metodologia, outros aspectos merecem atenção. O controle de caixa é o principal deles. A partir dos registro do que entra e sai é possível traçar os produtos ou serviços que geram maior lucratividade e os gastos desnecessários que impedem o crescimento do negócio.

Outros aspectos a serem observados no diagnóstico empresarial

  • Os setores de logística.
  • Custos e processos de produção.
  • Setores de marketing e comunicação, estratégias traçadas e ferramentas em uso.
  • Recrutamento, seleção e treinamento de profissionais.
  • Estratégias de curto, médio e longo prazo.

Por que aplicar nas micro e pequenas empresas?

Se o seu negócio está em estágio inicial o diagnóstico empresarial pode ser uma excelente estratégia. Com ele você passa a ter domínio sobre todas as etapas e processos da empresa. Dessa forma, começa o empreendimento da forma certa.

Isso porque muitas vezes o dono da empresa, por não entender cada parte do seu negócio, acaba por direcionar a verba para as áreas que acredita serem as necessárias. Mas, nem sempre essa lógica está correta. A partir dos parâmetros de avaliação de um bom diagnóstico é possível ter essas necessidades e prioridades de forma mais nítida.

Assim, com o auxílio do diagnóstico empresarial você consegue traçar estratégias para atingir o crescimento que deseja para o negócio.

Olhar de fora

A autocrítica é essencial para a realização do diagnóstico empresarial. No entanto, um olhar externo pode ser um grande diferencial. Assim, com a ajuda profissional é possível identificar pequenos detalhes que podem estar atrapalhando o desenvolvimento da empresa. Por isso, a contratação de um serviço de consultoria para a realização do processo pode trazer muitos benefícios e soluções inovadoras para a resolução de antigos problemas.

A Mais Consultoria pode te ajudar

A ajuda profissional que o seu negócio precisa para a realização do diagnóstico empresarial está na Mais Consultoria. Isso porque a empresa está em atuação há 16 anos e já impactou mais de 200 empresas. A Mais propõe soluções nos setores de Gerência da Produção, Gerência Financeira, Estratégia, Organização e Qualidade.Fale com um consultor

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG