O setor de franquias no Brasil é um dos que mais cresce. Inclusive, supera o avanço do PIB nacional, que teve um crescimento de 0,4% no 2° trimestre de 2019. Mas, isso é suficiente para querer investir em um negócio como este? Acompanhe o texto para saber se investir em franquia vale a pena ou não.
De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Franchising do 2º semestre de 2019, o setor de franquias teve um aumento de 5,9% no faturamento se comparado com o mesmo período do ano passado. Abaixo é possível acompanhar os dados por segmento. Há destaque para os setores de “Serviços e outros negócios” (8,9%) e “Serviços educacionais” (8,7%).
Imagem retirada da pesquisa da Associação Brasileira de Franchising
O setor ainda teve um crescimento de 10% na geração de empregos diretos, ainda de acordo com a pesquisa da ABF. Ou seja, mesmo com os problemas econômicos enfrentados pelo Brasil atualmente, investir em franquia vale a pena: elas se mostram como um segmento aquecido e promissor.
Se os números fora animadores para você, saiba agora todo o procedimento para investir em franquia.
Para você ter o direito de usar o nome da marca franqueada e todo o seu know-how é preciso pagar uma série de encargos. Algumas das taxas incluídas são:
Apesar das taxas, investir em franquia vale a pena pois o principal benefício neste modelo de negócio é que a fórmula do sucesso já está pronta. Tendo em vista que a marca já deu certo e o plano de negócio já está estruturado. Além disso, são oferecidos treinamentos e cursos específicos para manter o padrão de qualidade geral da empresa e divididos outros custos, como o de maquinário, com os demais franqueados. E, o melhor de tudo, a marca já tem credibilidade no mercado.
Apesar de todos os pontos positivos apresentados anteriormente, é preciso pensar ainda nas limitações impostas pela compra de uma franquia. A localização é determinada pelo franqueador e os produtos oferecidos são limitados aos que a marca oferece. Além disso, toda a logística, processos e decisões são feitas pela franquia e devem ser acatadas por todos os franqueados.
E, apesar do modelo de negócio estruturado, não existe a real garantia de que a sua unidade terá sucesso efetivamente. Sabendo disso, se deseja investir no modelo de negócios, veja como escolher a marca para adquirir a franquia.
Na hora de escolher a marca que deseja comprar é preciso ter em mente que não basta ter afinidade com ela enquanto consumidor. Avalie se há fit entre o que você deseja enquanto empreendedor e o que a marca se propõe a vender. Além disso, é preciso levar em consideração o capital que você tem disponível. Esse ponto já irá contribuir para descobrir o que é viável ser feito, em termos financeiros.
Precisa de uma consultoria empresarial especializada para gerir o seu negócio e que sabe como investir em franquias? Fale com a Mais Consultoria. São 16 anos contribuindo com soluções inteligentes para negócios, desenvolvendo projetos que abordam as áreas de Gerência da Produção, Gerência Financeira, Estratégia e Organização e Qualidade. Entre em contato pelo nosso formulário.