Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog 5 dicas de controle financeiro para pequenas empresas
2/08/2019

5 dicas de controle financeiro para pequenas empresas

5 dicas de controle financeiro para pequenas empresas

Toda empresa deseja crescer, se desenvolver e se consolidar no mercado. Para isso é preciso contar com a chave do sucesso de todo negócio que é o controle financeiro. O sucesso de uma organização depende de uma gestão de qualidade, de uma equipe de alta performance e de uma boa saúde financeira. Para ajudar sua empresa nesse processo, separamos a seguir 5 dicas de controle financeiro para pequenas empresas. 

A análise da situação financeira, o acompanhamento dos indicadores de sustentabilidade e o planejamento financeiro são importantes armas para consolidar um negócio e acompanhar sua evolução.

Controle financeiro para pequenas empresas: o que é?

O controle financeiro empresarial é a ferramenta que vai mostrar onde é possível investir o dinheiro da empresa, quais as despesas e receitas frequentes.

Assim, é possível ter noção de cada área ou necessidade para as quais o dinheiro está sendo aplicado, pois ele possibilita a visão de:

  • Custos operacionais;
  • Salários;
  • Fontes de lucro;
  • Fontes de prejuízo;
  • Planejamento orçamentário;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber.

Dicas de controle financeiro para pequenas empresas

controle financeiro para pequenas empresas

A prática do controle financeiro empresarial não só se torna essencial para garantir o sucesso das empresas, mas também a sua vitalidade. Por isso, veja a seguir 5 dicas de controle financeiro para pequenas empresas:

Entenda a situação financeira do seu negócio

O primeiro passo para obter o controle financeiro empresarial é tomar consciência sobre a atual situação financeira da empresa.

Para isso, liste os pontos negativos e positivos dos processos financeiros, qual o posicionamento da empresa no segmento que atua e a situação do mercado no qual a empresa está inserida. Esses aspectos ajudam a visualizar quais recursos estão a favor da saúde financeira da empresa e quais cortes são necessários.

Tenha controle do caixa 

O fluxo de caixa controla todas as entradas e saídas de recursos do caixa. Ou seja, dados sobre recebimentos, pagamentos, vendas e gastos devem ser rigorosamente registrados na ferramenta. Assim, é possível compreender a capacidade de lucro de um negócio. 

Separe as finanças pessoais das empresariais

Um erro muito comum no mundo dos negócios é o fato dos gestores confundirem as finanças pessoais com as finanças da organização. Isso é extremamente prejudicial e pode fazer com que a sua empresa se afunde nas dívidas. Portanto, mantenha uma separação clara entre os recursos de cada área. Caso você enfrente uma crise financeira pessoal, busque outras soluções ao invés de utilizar sua empresa como banco de crédito.  

Corte custos desnecessários

Existem nas empresas algumas funções que servem apenas para gerar gastos. Portanto, analise os processos e veja quais funções não são necessárias para o funcionamento do negócio. Depois de identificá-las, o próximo passo é cortá-las. Além disso, algumas despesas como luz, telefone e água podem ser significativamente reduzidas. Principalmente se houver a colaboração de toda a equipe.

Registre todas as operações financeiras

O fluxo de caixa, apesar de controlar as entradas e saídas de dinheiro, não é suficiente para manter todo o controle financeiro. Por isso, anote todas as transações, desde a mais simples até a mais complexa. Ou seja, comprou um pacote de folhas? Anote! Adiantou o vale-saúde de um funcionário? Anote também! Além disso, tenha recibo e nota fiscal de todos os gastos que for possível.

Peça ajuda profissional

Já pensou em contar com o auxílio de profissionais especializados em gestão financeira? Esse tipo de serviço pode te ajudar a controlar as finanças do seu negócio e, consequentemente, acumular lucros com a empresa. Clique aqui para falar com a Mais e obter mais informações. 

 

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG