Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Como fazer pesquisa de mercado e qual sua importância para as empresas?
28/06/2019

Como fazer pesquisa de mercado e qual sua importância para as empresas?

Como fazer pesquisa de mercado e qual sua importância para as empresas?

Saiba como aproveitar os resultados da ferramenta para tomar decisões mais assertivas

A pesquisa de mercado é a ferramenta utilizada para identificar o que o seu consumidor está procurando, como ele avalia o seu produto ou serviço e o que os seus concorrentes estão fazendo o mesmo que você; Ou seja, a pesquisa de mercado nada mais é do que um estudo que permite que você entenda como o seu negócio está inserido no mercado e quais ações é necessário tomar para potencializar seus resultados.

O que é pesquisa de mercado

Para utilizar o mecanismo a favor do seu negócio, o primeiro passo é entender do que se trata. A pesquisa de mercado é um estudo que, por meio de coleta de dados e uma posterior interpretação, gera insights que passam a nortear as tomadas de decisões da empresa. 

Os seus clientes estão satisfeitos com a qualidade do seu produto/serviço? Como eles enxergam a sua marca? Quais são as necessidades e as dores de quem procura a sua empresa? Essas e outras respostas são adquiridas com a aplicação da ferramenta. E, dessa forma, tornam-se essenciais para tomadas de decisões seguras e mais assertivas.

Além disso, através do mecanismo, é possível analisar o concorrente e, assim, medir e avaliar o seu desempenho em comparação à concorrência.

Importância do mecanismo para o seu negócio

pesquisa de mercado

Independente do tamanho da sua empresa, a pesquisa de mercado é capaz de manter o seu negócio vivo no cenário competitivo. Administrar um negócio não é uma tarefa fácil e exige seriedade e organização. Qualquer decisão tomada deve antes ser analisada com muita cautela. Os achismos podem levar sua empresa ao fracasso.

É a partir daí que a pesquisa de mercado se faz tão importante. Ela oferece dados e informações reais sobre certo contexto, te mostrando o melhor caminho a ser seguido. 

Como fazer pesquisa de mercado

De acordo com os objetivos, a pesquisa pode ser tanto qualitativa quanto quantitativa. Portanto, o primeiro passo é definir o objetivo, ou seja, o que você pretende descobrir com a pesquisa. 

Em seguida, defina qual será o público-alvo da coleta de dados. Serão seus consumidores, seus concorrentes ou seus fornecedores?

A próxima etapa é definir a dimensão da pesquisa, isto é, o número de pessoas que serão entrevistadas. Posteriormente. faça um roteiro das perguntas que serão feitas. É importante que elas sejam claras, objetivas e imparciais. 

Depois que todos essas etapas foram concluídas, chegou a hora de aplicar o questionário. Seja por meio online ou presencial, vale lembrar que os entrevistados não devem ser intimidados a participarem da pesquisa.

Com as respostas obtidas, crie relatórios, analise-os e defina estratégias para colocar em prática o que a pesquisa revelou ser necessário. 

A Mais pode te ajudar

Quer entender melhor o mercado no qual seu negócio está inserido e conhecer melhor seus consumidores e concorrentes? A Mais Consultoria existe para ajudar você e a sua empresa. Clique aqui para saber mais.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG