Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Endomarketing nas empresas e a sua importância organizacional
10/05/2019

Endomarketing nas empresas e a sua importância organizacional

Endomarketing nas empresas e a sua importância organizacional

Uma empresa que é formada por colaboradores engajados e motivados a contribuir com o sucesso do negócio está um passo à frente de qualquer outra empresa. Porém, qual o segredo para engajar os funcionários? Certamente, um dos maiores deles é o Endomarketing nas empresas e é sobre isso que será falado neste artigo. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura.

 

Endomarketing nas empresas: o que é?

Endomarketing é um conjunto de ações ligadas às áreas de marketing e recursos humanos de uma empresa. As estratégias são voltadas para o público interno da organização com o intuito de melhorar o relacionamento interno e o bem-estar dos colaboradores.

As ações de Endomarketing nas empresas geram grandes resultados para o negócio, uma vez que desperta a motivação, a produtividade da equipe, entre outros benefícios. Consequentemente, essas ações refletem na qualidade dos serviços e na satisfação dos clientes.

 

Endomarketing e Comunicação Interna

Quando o assunto se refere a ações voltadas para os colaboradores de uma empresa, é muito comum confundir o Endomarketing com Comunicação Interna. Isso porque ambos os planos estão interligados e conversam entre si.

Para que o Endomarketing, que tem a finalidade de estimular a motivação dos funcionários, seja eficiente, é fundamental que haja uma boa comunicação entre os setores da organização.

Então, por mais que Endomarketing não seja sinônimo de Comunicação Interna, é necessário que as estratégias de ambos estejam alinhadas para que o resultado obtido seja o esperado.

 

A importância organizacional do Endomarketing nas empresas

endomarketing nas empresas

 

Uma empresa que tem o Endomarketing aplicado em seu dia-a-dia só tem a ganhar. Afinal, quando se tem funcionários que se dedicam ao máximo às funções que exercem e que vestem verdadeiramente a camisa da marca, todo o restante passa a fluir. Para que você entenda como o método influencia em diversas questões do negócio, veja quatro benefícios que podem ser alcançados com o Endomarketing:

 

Colaboradores motivados

Como você viu anteriormente, a motivação da equipe é um dos principais resultados alcançados com a aplicação do método. E também é ela que abre caminhos para os outros benefícios. Quando o funcionário percebe que seus chefes se preocupam com seu lado pessoal e prezam pelo seu bem-estar, ele passa a ter mais prazer de trabalhar naquele ambiente.

Porque mesmo sabendo que, primordialmente, a relação entre ele e a empresa seja profissional e de troca de favores – o serviço em troca do salário – ele se vê como uma figura importante para o gestor, visto que não há apenas uma preocupação com o que ele entrega para a empresa, mas também como ele se sente estando ali.

Mas como essa motivação pode render bons frutos para o negócio? Bom, um colaborador motivado se torna cada vez mais colaborativo. Portanto, ele se preocupa em bater as metas e se esforça para contribuir com o sucesso da empresa, por exemplo.

 

Menos rotatividade de funcionários

endomarketing nas empresas

 

Uma das vantagens de ter profissionais motivados dentro da empresa é a diminuição da rotatividade de funcionários. Veja só: trabalhar é uma das obrigações que todo ser humano tem para conseguir se sustentar e viver bem, na medida do possível. Isso, por si só, torna o compromisso cansativo. Agora imagina o quanto isso piora caso o clima organizacional não seja nada agradável?

Em contrapartida, caso o clima organizacional seja saudável, o funcionário tende a se sentir confortável e satisfeito em trabalhar naquela organização. Assim, ele deseja e se esforça para permanecer trabalho naquele lugar. Principalmente por saber que são poucos os lugares que proporcionam esse bem-estar. Com isso, o índice de rotatividade diminui e se torna uma preocupação a menos para o empreendedor.

 

Menos faltas e atestados

Um dos maiores motivos que levam à abstenção no trabalho são os problemas psicológicos. O Endomarketing nas empresas surge como uma solução para este problema, visto que as ações estimulam o bem-estar dos funcionários e, com isso, melhora a sua saúde mental e a qualidade de vida.  Consequentemente, os gestores desta organização vai perceber uma redução no número de faltas e de licenças por problemas de saúde.

 

Maior produtividade

Outro benefício é o aumento da produtividade dos colaboradores. Quando estão motivados, eles realizam o trabalho com mais eficiência e qualidade. Assim, há redução de custos e aumento de lucros no negócio.

 

Leia Mais:

Gestão de Pessoas: Como dar ao seu time o melhor ambiente para atingir suas metas?

 

Como aplicar o Endomarketing nas empresas

Agora que você já conhece a importância e os benefícios do Endomarketing para uma organização, chegou o momento de saber quais ações e estratégias podem ser aplicadas para alcançar os benefícios do método. Então, vamos lá!

 

Faça pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo é fazer uma pesquisa de clima organizacional com os colaboradores para entender como eles se sentem trabalhando naquele ambiente e como eles enxergam a empresa. Além de descobrir quais os pontos negativos e positivos da empresa que mais chamam a atenção deles. Com isso, você vai ter informação suficiente para, a partir de então, traçar as ações.

 

Crie momentos de descontração

endomarketing nas empresas

 

Geralmente o ambiente de trabalho é sério e não permite que a equipe interaja entre si. Mas para que os funcionários se sintam animados, à vontade e confortáveis para compartilhar o mesmo espaço com outras pessoas crie momentos de integração. Promova cafés, happy hour, comemoração de aniversariantes do mês, entre outras coisas.

 

Política de benefícios

Para que o colaborador se sinta mais motivado, uma das estratégias é implantar a política de benefícios. Por exemplo, dê a ele vale refeição, vale saúde, descontos em academias, restaurantes, etc.

 

Ambiente planejado

Talvez não seja tão claro para você, mas planejar o ambiente de trabalho é uma das ações que contribuem com o bem-estar do funcionário. Portanto, procure decorar o espaço com frases motivacionais, quadros e plantas.

 

Não force um objetivo

Por fim, vale destacar que as ações e estratégias do Endomarketing só serão eficientes se o seu intuito for realmente motivar e oferecer um ambiente agradável aos seus funcionários. Ou seja, não adianta usar as estratégias do método para manipular ou comprar seus colaboradores. Eles vão perceber a sua intenção e, assim, o jogo pode virar contra você.

 

Fale com um consultor

As dicas foram úteis mas, mesmo assim, você gostaria de contar com o auxílio de algum profissional que entenda mais sobre o assunto? Clique aqui e fale com um dos consultores da Mais Consultoria Jr.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG