Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog 4 alternativas para reduzir custo de pequena empresa
17/04/2019

4 alternativas para reduzir custo de pequena empresa

4 alternativas para reduzir custo de pequena empresa

Para que uma empresa faça uma trajetória lucrativa e alcance bons resultados é preciso que a movimentação do fluxo de caixa seja gerenciada detalhadamente. Afinal, o investimento mal planejado pode afetar a realidade do seu negócio, de maneira geral. Não adianta ter um lucro elevado se os seus gastos também são altos. Por isso, continue a leitura e conheça algumas alternativas que ajudam a reduzir custo de pequena empresa.

 

Reduzir custos de pequena empresa: por que tão importante?

Lucro é aquilo que resta quando diminuímos a receita pelas despesas. E quando o valor de um é bem próximo ao do outro o resultado é uma margem de lucro muito baixa. Ou seja, o crescimento de uma empresa está diretamente ligado a quanto ela lucra. Isso é uma grande preocupação para os empreendedores, visto que eles desejam que a empresa cresça cada vez mais.

Afinal, do que adianta vender muito e ter gastos extremamente elevados? É por isso que reduzir custos deve ser um dos principais objetivos de uma empresa. Mas o problema é que muitos empreendedores não sabem onde economizar e de que maneira.

Porém, essa pode ser uma tarefa bem simples e que pode começar nas áreas que você menos imagina. É sobre isso que será falado neste artigo.

 

4 alternativas para reduzir custo de pequena empresa

Como falado acima, separamos 4 alternativas que podem ajudar a reduzir custo de pequena empresa. Você sabia que até mesmo os copos descartáveis utilizados pelos seus funcionários pode ser um ótimo meio para começar a economia? Saiba mais a seguir.

 

Impressão de papel

reduzir custo de pequena empresa

 

Talvez pra você a impressão de papel não seja incômodo algum. Mas saiba que existem formas de reduzir os gastos reduzindo também o número de impressões. Desenvolva em sua empresa uma cultura de reaproveitamento. Incentive seus funcionários a utilizarem o meio digital como alternativa.

 

E quando a impressão for necessária, oriente-os a utilizar os dois lados da folha e a reaproveitar os rascunhos. Além da otimização de recursos você estará desenvolvendo uma política de consciência ambiental.

 

Energia elétrica

Uma das grandes despesas de uma empresa é com a energia elétrica. Isso porque computadores, lâmpadas e outros aparelhos elétricos utilizados diariamente consomem muita energia. Porém, existem maneiras bem fáceis de economizar bastante os gastos com energia elétrica.

O primeiro ponto é priorizar o uso da luz solar e manter as luzes dos cômodos vazios apagadas. Além disso, sempre desligue os aparelhos elétricos tirando, inclusive, da tomada – o modo stand-by também gera consumo de energia.

Outra maneira de economizar é com o ar condicionado. Opte pelas janelas abertas enquanto a temperatura estiver amena.

 

Copos de água e café

reduzir custo de pequena empresa

 

Um saco de copo descartável hoje, outro amanhã e assim por diante. Pensando assim, chega a parecer um gasto indefeso, não é mesmo?! Mas quando calculado a longo prazo, é possível perceber o quanto os gastos com esses produtos afetam o seu bolso.  Para reverter a situação, uma boa alternativa é o uso de canecas individuais que podem ser fornecidas pela própria empresa.

 

 

Estoque mal planejado

Ter um controle do seu estoque é essencial para evitar desperdícios de dinheiro. É muito comum encontrar empresas com mercadorias estocadas numa quantidade além do necessário. E estoque com material parado é dinheiro sem movimentação. Além disso, eles ocupam espaço e correm risco de deterioração. Para evitar essa situação, faça compras programadas.

Caso esteja enfrentando, neste momento, o problema de estoque parado, uma boa alternativa é promover ofertas com os produtos estagnados.

 

Conte com seu time

Lembre-se que para o desenvolvimento da cultura de redução de gastos na sua empresa é preciso que toda sua equipe seja envolvida no processo. Alie-se aos seus funcionários e os conscientize sobre a importância da colaboração para a redução de custos.

Quer conhecer outras maneiras de reduzir custo de pequena empresa? Clique aqui.

 

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG