Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Como vencer a crise financeira: estratégias das grandes empresas
15/03/2019

Como vencer a crise financeira: estratégias das grandes empresas

Como vencer a crise financeira: estratégias das grandes empresas

No mundo empresarial, é comum os gestores fecharem as portas do próprio negócio por estar no vermelho e não saber como reverter a situação. Se a sua empresa está passando por momentos de crise, este artigo pode te ajudar. Veja dicas de como vencer a crise financeira com estratégias utilizadas pelas grandes empresas.

 

Como vencer a crise financeira

 

como vencer a crise financeira

 

A crise financeira surge de uma gestão mal planejada e não se fazer de vítima é o primeiro passo para que a situação seja resolvida. Se você já reconheceu o erro, ótimo. Agora já está pronto para reverter a situação e sair do vermelho. Basta conferir as dicas a seguir:

 

Identifique os problemas

 

Depois de reconhecer que o seu negócio está passando por uma crise econômica, é hora de identificar onde se encontram os problemas. Para isso, analise o fluxo de caixa e encontre tudo o que há de errado.

Para um melhor controle é indispensável contar com um sistema de gestão. Com ele, as informações podem ser extraídas com mais facilidade. Além disso, caso a sua empresa tenha algum responsável pelas finanças, é importante contar com ele nesse processo.

 

Jogue limpo sobre as dívidas

 

Após identificar os problemas, certamente, você saberá para quem você está devendo. Bancos, funcionários ou fornecedores. A melhor alternativa é ser sincero e explicar a real situação do negócio. Em seguida, tente negociar o pagamento das dívidas com valores que estejam ao seu alcance econômico. Como os credores preferem receber aos poucos do que não receber, provavelmente, eles aceitarão a sua proposta.

 

Corte custos desnecessários

 

Sempre existem, nas empresas, algumas funções que servem apenas para gerar gastos. Portanto, analise os processos e veja quais delas não são necessárias para o funcionamento do negócio. Depois de identificá-los, o próximo passo é cortá-las.

Além disso, algumas despesas como luz, telefone e água podem ser significativamente, reduzidas. Principalmente se houver a colaboração de toda a equipe.

 

Não confunda finanças pessoais com finanças da empresa

 

Um erro muito comum no mundo dos negócios, é o fato dos gestores confundirem as finanças pessoais com as finanças da organização. Isso é extremamente prejudicial e pode fazer com que a sua empresa afunde ainda mais nas dívidas. Portanto, faça uma divisão entre as finanças das duas áreas para que a situação se resolva.

 

Redefina um plano de negócios

 

O próximo passo é traçar estratégias que te auxiliarão a conquistar a estabilidade financeira. Para isso, redefina um plano de negócios com novas metas e novos objetivos.

Vale ressaltar que a definição deve ser feita respeitando a realidade econômica enfrentada pela organização. Essa é uma fase muito importante e ter um plano de negócios bem estruturado faz toda a diferença.

 

Dobre o seu esforço

 

A última dica, mas não menos importante, é: dobre o seu esforço: Para sair do vermelho e voltar a crescer, o gestor precisa trabalhar dobrado. Por exemplo, se já é feito um controle do fluxo de caixa, o ideal é que esse controle seja feito com ainda mais intensidade.

 

Recorra à ajuda

 

Além de seguir todas as dicas dadas acima, também é possível contar com o suporte de pessoas especializadas em gestão de negócios. A Mais Consultoria Jr. é um exemplo.

Ela é composta por profissionais competentes e habilitados para elaborar seu plano e fazer com que sua empresa cresça novamente. Clique aqui para falar com um consultor.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG