Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como aplicar
22/02/2019

Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como aplicar

Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como aplicar

Provavelmente você já ouviu falar sobre Pesquisa de Clima Organizacional, mas talvez não saiba a fundo do que se trata ou então como aplicá-la. Ela é utilizada nas organizações com o objetivo de identificar como seus funcionários enxergam o ambiente interno de trabalho. Sabendo da importância desse método, o artigo de hoje traz as principais informações acerca do assunto. Portanto, continue a leitura e adquira conhecimento.

 

O que é Pesquisa de Clima Organizacional

 

Para dar início ao assunto, é importante explicar o que é Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta para gestão de pessoas. Ela é utilizada em empresas de todas as dimensões com o intuito de coletar, por meio de depoimentos e respostas a questionários, informações relevantes sobre a percepção e a satisfação dos funcionários em relação ao ambiente interno da empresa.

 

Você tem no seu time de funcionários pessoas com baixo rendimento e pouca produtividade? Com a Pesquisa de Clima Organizacional é possível descobrir se a causa desses problemas está no próprio ambiente de trabalho. Por exemplo, muitas pessoas têm dificuldade de produzir em um ambiente com muito barulho. O que pode ser facilmente identificado com a aplicação da pesquisa.

 

Por que tão importante?

 

Apesar de ser um método muito utilizado, algumas pessoas ainda se perguntam por que o investimento em funcionários é tão importante. Primeiramente, tenha em mente que eles são os principais patrimônios do seu negócio. Além disso, investir naqueles que fazem o seu negócio acontecer é também investir no desempenho, satisfação e produtividade dos mesmos.

 

Ou seja, é um investimento que reflete diretamente nos resultados da organização. Portanto, quer ter produtos/serviços que agradem ao cliente? Tenha uma equipe motivada a realizar os processos da melhor forma possível. Como apontado por um estudo, a motivação pode aumentar a produtividade dos funcionários em até 50%.

 

Percebeu que a pesquisa de clima organizacional vai muito além de agradar seus colaboradores? Com sua implementação é possível otimizar diversos setores da sua empresa, inclusive o Financeiro.

 

Devido aos inúmeros compromissos, os gestores, na maioria das vezes, não conseguem acompanhar e, consequentemente, controlar tudo que acontece dentro da organização. Isso torna a adesão à pesquisa ainda mais essencial. Por meio dela é possível manter uma comunicação entre chefes e funcionários, além de avaliar o grau de satisfação em relação à empresa. Com a avaliação, é possível identificar os pontos de falha do negócio e, dessa forma, mudar o cenário em busca da melhoria contínua.

 

Após entender o que é pesquisa de clima e conhecer as vantagens da aplicação da mesma no seu negócio, chegou o momento de saber como colocá-la em prática.

 

Colocando em prática

 

O primeiro passo é ter em mente o motivo da aplicação do questionário e o que você pretende fazer a partir dos resultados obtidos. Em seguida, defina objetivos a serem cumpridos e avalie se eles podem ou não ser alcançados por meio de uma pesquisa de clima organizacional.

 

Feito isso, é hora de decidir o modelo do questionário, se serão perguntas abertas ou múltipla escolha, por exemplo. Além disso, defina também o meio que será utilizado para a aplicação. Pesquisa online ou presencial?

 

Vale lembrar que o questionário não deve se limitar a críticas e queixas apenas. Ele pode ser também um espaço que leva o colaborador a refletir sobre os pontos fortes e positivos da empresa.

 

Elaboração das perguntas

 

pesquisa de clima organizacional

 

As perguntas devem ser elaboradas de acordo com o objetivo central do questionário. Por exemplo, caso você queira compreender o que tem causado a baixa produtividade dos seus funcionários, aplique questões como:

 

1) Você sente que as conversas e barulhos têm atrapalhado você no ambiente de trabalho?

 

(  ) muito    ( ) médio   ( ) nada

 

2) Você sente que o seu trabalho está sendo cansativo e estressante?

 

(  ) muito    ( ) médio   ( ) nada

 

3) Os processos realizados por você dentro da empresa estão bem organizados e alinhados?

 

muito    ( ) médio    ( ) nada

 

Análise dos dados colhidos

 

Após a coleta dos questionários, é o momento de analisar as informaçõesinterpretar as estatísticas das respostas. Com esses pontos, será possível estabelecer qual caminho seguir em busca da transformação.

 

Em seguida, reúna-se com os tomadores de decisão da sua empresa e trace planos de ação para resolver os problemas. É extremamente importante que os funcionários se sintam importantes e ouvidos. Portanto, apresente a eles um relatório com os resultados colhidos para que, dessa forma, eles reconheçam a importância da pesquisa de clima.

Mais uma solução para você

O ideal é aplicar o questionário de pesquisa periodicamente para melhorar cada vez mais a satisfação dos funcionários. E você, já implementou a pesquisa de clima no seu negócio mas, mesmo assim, ainda sente que existem processos com falhas? Fale com um dos consultores da Mais Consultoria e encontre a solução.

pesquisa de clima organizacional

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG