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15/02/2019

Gestão Imobiliária: como otimizar processos e reduzir custos

Gestão Imobiliária: como otimizar processos e reduzir custos

Compra, venda, locação e financiamento de condomínios são alguns dos processos cotidianos do setor imobiliário. A complexidade e seriedade de tais processos fazem com que os serviços sejam burocráticos e que haja acúmulos de tarefas. Então, como garantir o desenvolvimento contínuo paralelamente à redução de custos? A resposta é simples: aplique a gestão imobiliária.

 

O que é Gestão Imobiliária?

 

É o conjunto de práticas que são aplicadas com o intuito de manter o crescimento sustentável de uma organização. A sua aplicação é indispensável para o setor imobiliário que sofre com os altos e baixos do mercado. Ou seja, ela funciona como um antídoto às surpresas do mercado imobiliário que, de alguma maneira, poderiam atingir a empresa.

 

Além disso, a gestão imobiliária é o caminho para o objetivo de todas as organizações: crescer cada vez mais, sem precisar aumentar os custos. O que pode ser conquistado com a otimização de processos.

 

Como otimizar processos e reduzir custos com a Gestão Imobiliária

 

Com tudo que foi mencionado acima, é possível afirmar que uma empresa que tem uma gestão imobiliária ativa e eficiente, certamente tem destaque positivo no cenário imobiliário. É para que a sua empresa seja uma delas que este artigo traz dicas de como otimizar processos e reduzir custos, aplicando a gestão imobiliária no seu negócio.

Consequências da ausência de Gestão Imobiliária

 

Mas, antes das dicas, é importante conhecer algumas das consequências da falta de uma gestão imobiliária em uma empresa. Pode ser que você descubra, através delas, o que está travando o desenvolvimento do seu negócio. Vamos lá?!

 

Atrasos: desde a entrega atrasada das chaves para o inquilino até a demora do agendamento dos serviços de manutenção, são problemas que tendem a prejudicar a reputação da empresa. Por isso, é importante encontrar meios de otimização de tempo que garantem a qualidade do atendimento.

 

Serviços com preços elevados:  Engana-se quem acredita que as pessoas só levam em consideração o atendimento e o reconhecimento da empresa no mercado. O preço é um dos maiores motivos que levam à assinatura de um contrato. As pessoas pesquisam e, ao comparar valores, geralmente optam por fechar negócio com a imobiliária que tem o preço mais atrativo. Portanto, aplique processos que favoreçam o baixo custo dos serviços para garantir sua competitividade.

 

Insatisfação dos clientes: É claro que essa consequência surge através das outras citadas acima. Lembre-se que o cliente é o ponto principal do crescimento de uma organização. Portanto, agradá-lo e fidelizá-lo devem ser objetivos primários. Caso contrário, cuidado: ele tem o poder de mudar a imagem da sua empresa com informações negativas.

 

Estratégias de otimização de processos e redução de custos

 

A otimização de processos gera diversos benefícios para qualquer empresa. Entre eles está a redução de gastos, de erros e de tempo para a realização das tarefas. Para que a sua empresa tenha esses resultados, é preciso aplicar algumas estratégias. Veja quais são elas:

 

Identificação dos pontos de melhoria

 

O primeiro passo é identificar quais são os pontos que estão travando a evolução do negócio. Ou seja, é necessário achar a raiz do problema que atrasa o serviço, que encarece o produto e que desagrada o cliente. Feito isso, é o momento de entender como colocá-los a favor da organização.

 

Gestão financeira

 

Para evitar crises, é preciso saber onde e como aplicar os recursos financeiros do negócio imobiliário. Portanto, mantenha a empresa alinhada às tendências do mercado e, de acordo com isso, identifique a área que, no momento, o investimento é essencial. Além disso, corte gastos desnecessários e esteja preparado para imprevistos. Para essas ações, é importante contar com um planejamento financeiro.

 

Planejamento Estratégico

 

A importância do Planejamento Estratégico não é novidade, principalmente para os gestores. Porém, mais importante do que saber que é um processo importante, é colocá-lo para funcionar. É necessário ter missão, visão e valores bem definidos, da mesma forma que é importante estabelecer projetos para curto, médio e longo prazo. Isso é favorável à empresa em vários aspectos. Inclusive, é um estímulo para que os funcionários mantenham o foco no trabalho.

 

Organização de processos

 

As imobiliárias gerenciam finanças e documentos de um volume elevado de pessoas. Isso exige uma organização minuciosa de toda documentação e de todos os processos cotidianos. Além disso, numa realidade em que a maioria das coisas está no “online” é importante considerar a substituição da documentação física por um sistema digital.

 

Mapeamento de processos

 

A última dica é uma das mais importantes: utilize o mapeamento de processos. Esta é uma ferramenta capaz de organizar e otimizar os processos, uma vez que identifica os pontos fracos e os problemas da organização.

 

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