Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog 7 Passos para ter uma empresa bem sucedida
18/01/2019

7 Passos para ter uma empresa bem sucedida

7 Passos para ter uma empresa bem sucedida

O número de novos empreendimentos tem crescido cada vez mais no Brasil. Em contrapartida, os dados mostram que o número também é elevado para empresas que tiveram que fechar as portas. Isso desperta uma curiosidade: qual o segredo da longevidade e do sucesso das organizações? É para responder a essa questão que o artigo de hoje foi produzido. Continue a leitura e veja 7 passos para ter uma empresa bem sucedida!

Antes de apresentar as dicas, vale ressaltar o quanto um novo empreendedor precisa ter persistência. As histórias de algumas empresas, hoje gigantes, mostram o quanto elas precisaram se reinventar para atingir o patamar de sucesso.

Se de um lado estão as dificuldades de dar início a um negócio novo, do outro lado existem as vantagens de apostar em um setor ainda inexplorado.

Todo empreendedor sonha em ter sucesso e se destacar no meio que escolheu investir. Mas a maioria não sabe como agir e alcançar esse patamar. Se você se inclui neste meio, as dicas a seguir podem ser valiosas para o seu negócio. Confira:

 

1. Planejamento e organização

O primeiro passo é se organizar e traçar metas. Definir quais são os objetivos da sua empresa, é fundamental para identificar o caminho a ser seguido e as estratégias que serão utilizadas. Tenha um plano de negócios e um planejamento estratégico para organizar as ideias e nortear todas as ações.

 

2. Busque conhecimento

Outro passo essencial é entender seu produto e saber qual é o cliente ideal do seu negócio. Além disso, é importante saber como funciona o mercado que sua empresa está inserida. Dessa forma, as vendas tendem a ser mais assertivas, visto que o funil de vendas seleciona os clientes certos.

 

3. Tenha produtos/serviços diferenciados

A cultura do empreendedorismo está intimamente ligada ao espírito de inovação. Por isso, é muito importante pesquisar e entender o que você pode oferecer de diferente ao mercado. Com o número alto de novos empreendimentos, o cenário tende a ficar cada vez mais concorrido. Portanto, é muito importante buscar a excelência do serviço constantemente. Assim, o seu negócio será bem visto e, consequentemente, muito procurado.

 

4. Organize as finanças

Nenhum negócio chega ao fim por falta de dinheiro, mas sim por falta de planejamento financeiro. É necessário que o empreendedor saiba o quanto vai gastar para levar o negócio adiante e organizar questões relacionadas a estoque,  pagamentos e investimentos. Portanto, tenha uma gestão financeira, saiba aproveitar os recursos e usá-los para produzir cada vez mais.

Além disso, tenha em mente que todas as organizações estão sujeitas a passar por turbulências e momentos de crises. O que as difere, é a maneira como elas encaram esses desafios.

 

5. Valorize sua equipe

Muitas empresários costumam não valorizar a equipe e tratam os funcionários como meros empregados. Essa atitude gera mal estar e, por consequência, faz com que eles não sintam prazer e satisfação por trabalhar na organização.

Se, por outro lado, você for um bom líder e ter consciência de que seus colaboradores são pessoas que agregam valor à sua empresa, o negócio tende a fluir. Acreditar e valorizar os funcionários, faz com que eles tenham prazer em trabalhar com você e para você. O que, de certa forma, contribui com o sucesso da empresa.

 

6. Fidelize seus clientes

Para ter uma empresa bem sucedida, também é preciso ter um bom relacionamento com seus clientes. Trate-os bem e invista em um atendimento de qualidade para fidelizá-los e, assim, aumentar suas vendas.

 

7. Tenha paciência

Por fim, a última dica é: tenha paciência. Entenda que os primeiros meses de existência de uma empresa são verdadeiramente difíceis. Portanto, tenha foco e persistência. No empreendedorismo não tem espaço para medos e inseguranças. O segredo do sucesso é um trabalho feito com dedicação e persistência.

Se mesmo depois de ler o artigo, a insegurança permanecer, não precisa se desesperar. A Mais Consultoria Jr. sabe exatamente como ajudar você. Clique aqui para fazer um diagnóstico gratuito e saber como os serviços da Mais podem impulsionar o seu negócio.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG