Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog O que é Mindset e como usá-lo ao seu favor
11/01/2019

O que é Mindset e como usá-lo ao seu favor

O que é  Mindset e como usá-lo ao seu favor

Talvez você não saiba o que é Mindset mas, de qualquer forma, ele tem influência direta em todos os âmbitos da sua vida. O conceito da palavra aproxima-se ao sentido de configuração da mente.

Ou seja, é o conjunto de atitudes mentais, que são capazes de influenciar diretamente no comportamento e no pensamento de todo ser humano. De que maneira? É o que este artigo pretende responder. Portanto, não pare a leitura!

O que é Mindset

Você já se perguntou o que leva certas pessoas a desenvolverem algumas habilidades com mais facilidade? A resposta é que o Mindset interfere no estado comportamental dessas pessoas e, dessa forma, favorece tais habilidades.

Mas por que o Mindset tem um poder tão grande sobre nossos comportamentos? Como já mencionado acima, Mindset é como a mente do ser humano está programada para pensar. É o conjunto de crenças e valores que cada um carrega consigo.

Para melhor entender, veja a comparação: imagine que a mente funciona como um computador. Neste caso, o Mindset trabalha como o software, determinando o funcionamento do computador.

Estudos indicam que existem dois tipos de Mindset. Aquele que é mais conservador e um outro que é mais ousado. Ambos guiam as ações humanas em todos os âmbitos da vida, como o pessoal e profissional.

Carol Dweck, psicóloga, professora e pesquisadora da Universidade de Stanford, desenvolveu estudos nesta área do conhecimento que indica que para que uma pessoa alcance o progresso, é preciso que ela tenha um Mindset apropriado para isso.

Após muitas pesquisas, ela concluiu que os dois tipos de mentalidade existentes, fazem com que as pessoas enxerguem as coisas de maneiras distintas. Algumas com visões mais otimistas e outras mais pessimistas. Para entender melhor o conceito desenvolvido por Carol Dweck, continue lendo!

Conceito de Mindset – Carol Dweck

Você é o tipo de pessoa que olha para um momento de fracasso e o interpreta de qual maneira: “isso quer dizer que eu não sou capaz” ou “isso quer dizer que eu não me esforcei o suficiente”? A sua resposta indica qual é o tipo de Mindset que coordena sua área comportamental.

A filosofia desenvolvida por Carol Dweck parte da ideia de que a obtenção – ou não – de sucesso está diretamente ligada ao Mindset. Através dos seus estudos, a pesquisadora concluiu que existem dois dias de mentalidade: a fixa e a de crescimento. Entenda sobre elas:

Mindset fixo

A mentalidade fixa é aquela que leva as pessoas a acreditarem que todo ser humano nasce com certos dons e habilidades. E que, por isso, não é possível desenvolver outros ao longo do tempo. Ou seja, as pessoas com Mindset fixo acreditam que têm personalidade estática. Eles se consideram muito ruins ou muito bons para certas atividades e acham que isso é imutável.

Se a sua resposta para a pergunta feita um pouco acima sobre a maneira como enxerga seus fracassos foi “isso quer dizer que não sou capaz”, saiba que, certamente, o seu Mindset é fixo.

Isso indica que essas pessoas estão mais propensas a terem pensamentos negativos. O que gera insegurança e uma maior dificuldade em conquistar novos conhecimentos.

Mindset de crescimento

A mentalidade progressiva ou de crescimento é aquela que leva as pessoas a acreditarem que as habilidades e talentos são conquistadas através de esforço e dedicação. Ou seja, para encontrar a evolução elas se dedicam verdadeiramente. Além disso, elas enxergam os fracassos como oportunidades de crescimento. Dessa forma, a autoconfiança é uma característica pertinente ao Mindset de crescimento.

As diferenças entre uma pessoa com mentalidade fixa e outra com mentalidade de crescimento não significa que a primeira seja menos inteligente que a segunda. Significa que a pessoa com Mindset de crescimento está apta a transformar uma dificuldade em oportunidade, ao invés de se acomodar com suas falhas.  

Dessa forma, é possível concluir que a mentalidade progressiva é mais favorável aos progressos pessoais e profissionais.

Mudando seu Mindset

É claro que as pessoas possuem suas particularidades, mas para conquistar sonhos e objetivos é preciso muita positividade, foco e dedicação. Essas são características que se aproximam da mentalidade de crescimento.

A boa notícia é que é possível mudar o seu Mindset! Se você já conseguiu identificar que a sua mentalidade é fixa, parabéns. O primeiro passo foi dado!

O segundo passo é tentar transformar seus pensamentos. É claro que essa transformação acontece aos poucos, mas depende exclusivamente de você. Tenha em mente que você consegue controlar algumas coisas mas que existem outras que fogem do seu controle. Isso é normal e acontece com todos!

Fracasso não é sinônimo de incapacidade. Fracasso significa que você poderia ter se esforçado um pouco mais para alcançar o resultado desejado.

Influência do Mindset na sua empresa

Como já mencionado acima, o Mindset tem influência em todos os aspectos da vida de alguém. No cenário profissional não seria diferente. Tratando-se de empreendedorismo, a mentalidade tem grande importância no desenvolvimento dos projetos e na busca de resultados.

Por exemplo, se você deseja que os seus colaboradores tenham Mindset mais produtivo, é importante incentivá-los com ações que exijam esta mentalidade. É por isso que é muito importante que todas as empresas tenham planejamento estratégico, com missão, visão e valores bem definidos. Além de planos e metas a serem batidos.

 

Você sabia que a Mais Consultoria Jr. pode auxiliar sua empresa nesse processo? O objetivo da Mais é otimizar todo o trabalho de uma organização e, dessa forma, transformá-la em uma máquina lucrativa. Ficou interessado? Clique aqui e faça um diagnóstico gratuito com um consultor e entenda mais.

 

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG