Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog FIM DE ANO: Hora de rever o seu Planejamento Estratégico
7/12/2018

FIM DE ANO: Hora de rever o seu Planejamento Estratégico

FIM DE ANO: Hora de rever o seu Planejamento Estratégico

O fim do ano está chegando e ele vem acompanhado da necessidade de revisão de um dos documentos mais importantes para o bom andamento do seu negócio: o planejamento estratégico (PE). Este é um momento essencial para os diretores, CEOs e proprietários de empresas, pois é a época em que o empreendedor define quais as principais métricas e indicadores que serão trabalhados no próximo ano.

Todo mundo sabe que o planejamento estratégico bem estruturado é primordial para o crescimento contínuo de toda organização. Ele é um documento que volta-se sempre para o futuro. Ou seja, é onde estão definidos quais são os objetivos que pretende-se alcançar e onde a empresa quer chegar. Portanto, se a cultura do planejamento estratégico consiste em estabelecer o futuro, é indispensável que a chegada do próximo ano seja vista como um momento importante para o alinhamento organizacional.

Portanto, neste texto vamos destacar os principais pontos que precisam ser revistos no seu PE com a aproximação do novo ano. Leia atentamente e depois aplique os conhecimentos no seu negócio.  Então, não perca tempo e mãos à obra!

Revendo o Planejamento Estratégico

Este é um momento de muito trabalho e reflexão. Primeiramente, deve-se analisar os resultados do ano atual e avaliar: as metas estabelecidas foram alcançadas? As estratégias utilizadas nos processos foram válidas? Houve mais conquistas ou fracassos? E, à partir disso, definir os caminhos e o cenário para o próximo ano. Ou seja, traçar todos os voos, metas e o conjunto de ações que serão as diretrizes para alcançar todos os objetivos estabelecidos.

Para isso existem os dados e as métricas. Os dados funcionam como bússola e as métricas como termômetro. Porém, não basta apenas ter os dados em mãos. É necessário que todo o time saiba o significado e o que fazer com eles. É por isso que a consolidação da cultura empresarial é tão importante. E é neste momento que o mindset torna-se um conceito básico para a organização.

PE e Mindset: importância mútua

Para esclarecer, Mindset é o conjunto de atitudes mentais, que são capazes de influenciar diretamente no comportamento e no pensamento de todo ser humano. Ou seja, é a visão das pessoas acerca do mundo ao seu redor. De maneira geral, podemos dizer que existe a mentalidade mais conservadora e a mentalidade mais ousada. São elas que guiam as nossas ações, em todos os âmbitos das nossa vidas.

Tratando-se de empreendedorismo, o mindset tem grande importância no desenvolvimento dos projetos e na busca de resultados. É neste momento que a existência do planejamento estratégico faz muita diferença. Porque, se você deseja que os seus colaboradores tenham mindset mais produtivo é importante incentivá-los com ações que exijam esta mentalidade. É por isso que é preciso ter missão, visão e valores bem definidos. Além de metas e objetivos delegados a toda equipe.

Vale lembrar que o planejamento estratégico existe para servir a organização e não o contrário. Ou seja, sempre que for necessário mudar a rota do PE, M-U-D-E! Sempre que sentir que as estratégias não estão servindo de caminho em direção ao objetivo, defina estratégias novas.

É importante que a revisão do planejamento seja feita frequentemente. E, com a chegada do fim do ano, esta importância é redobrada. Certamente, durante o ano que está acabando a sua empresa passou por muitos momentos, sejam eles prósperos ou não. Mas todos eles são muito importantes para o futuro da organização. Será que, se colocarmos na balança, esses momentos deixaram a empresa mais próxima ou mais distante do seu objetivo central?

Com a resposta, você definirá se é preciso mudar a rota por completo ou simplesmente afirmar e aperfeiçoar o trabalho que vem sendo feito. Analise cada falha no processo, reveja as metas, os objetivos e decida se elas permanecerão ou não no planejamento.

Refaça a Análise SWOT

Faça uma nova Análise SWOT para identificar quais fatores internos e externos, as forças e as fraquezas que estarão no caminho da empresa no próximo ano. Esta ferramenta auxilia no alinhamento das adversidades e na definição dos próximos passos.

Pode ter certeza que com a revisão do planejamento estratégico para 2019, o novo ano será promissor para a organização. Portanto, caso este seja o seu desejo, não perca tempo e reveja logo cada aresta do PE.

A Mais Consultoria Jr pode colocar o seu Planejamento Estratégico nos eixos e transformar o seu negócio em uma máquina lucrativa para 2019. Quer saber como? Entre em contato com um de nossos consultores e solicite um diagnóstico gratuito!

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG