Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Sistema de gestão de empresas: um aliado poderoso
28/09/2018

Sistema de gestão de empresas: um aliado poderoso

Sistema de gestão de empresas: um aliado poderoso

Para que uma empresa tenha sucesso, é necessário levar em consideração a importância de alguns aspectos, como o planejamento e a definição de metas. Porém, para aprimorá-los, é preciso que haja um controle de dados, que pode ser feito através de um sistema de gestão.

Cada dia que passa, a tecnologia ganha ainda mais importância dentro de uma gestão empresarial. Portanto, é preciso estar sempre atualizado e por dentro daquilo que pode ser um diferencial para o seu negócio.

Softwares de gestão fornecem muitos benefícios às empresas. Descubra a seguir como utilizá-los, quais são seus benefícios e como encontrar o melhor modelo para o seu negócio.

O que é software/sistema de gestão?

Softwares de gestão são programas de computador que facilitam e integram as atividades administrativas de uma empresa. Eles são importantes porque promovem um melhor controle de dados, além de análise e desenvolvimento dos sistemas.

Numa linguagem mais técnica, sistema de gestão também é conhecido como Enterprise Resource Planning. Em português, significa Planejamento dos Recursos da Empresa. ERP é um método que tem como estratégia automatizar os processos o máximo possível, para facilitar a rotina da empresa.

Os ERPs cuidam de todas as operações diárias de uma empresa, centralizando todos os dados necessários. Dessa forma, é possível ter um controle financeiro, contábil e fiscal, com informações fáceis de serem interpretadas e acessadas. Entre os benefícios da sua utilização estão melhorias da gestão financeira, aumento em receitas, redução de estoques, etc.

Esses softwares são indispensáveis para o bom andamento do negócio. Por isso, reunimos abaixo algumas das vantagens da aplicação desse sistemas no seu negócio. Confira:

Produtividade

O uso de um sistema de gestão dispensa a contagem e a verificação manual do banco de dados. Além disso, quando o controle é feito à mão, os riscos de erros são muito maiores. A partir do momento que o empresário realiza as tarefas de forma estruturada, não se faz mais necessário um retrabalho daquilo.

Informações seguras

A tecnologia de informação possibilita o acesso aos perfis dos usuários e o tempo de acesso de forma segura. Além de fornecer informações corretas e precisas, reúne todos os dados de forma clara.

Organização

Reunir todas as informações relevantes em um só lugar é mais uma das vantagens do uso do software de gestão. Em um único sistema, é possível armazenar dados como fluxos de caixa, cadastro de clientes e fornecedores, e registro de funcionários.

Controle de estoque

O controle de estoque, por exemplo, é um processo praticamente impossível de ser realizado manualmente. Portanto, contar com automação comercial para manter o registro de todas as vendas, reduz drasticamente o trabalho e a preocupação.

Controle financeiro

Outro ponto positivo é o maior controle financeiro. Uma vez que é feito o lançamento dos fluxos de caixa, com o sistema de gestão é possível monitorar as vendas e despesas do dia-a-dia.

Segurança fiscal

Um grande diferencial é que o software de gestão proporciona segurança fiscal. Ou seja, ele é um grande facilitador da emissão de notas fiscais, pois já vêm com a legislação dentro do sistema. Assim, facilita e dá segurança à gestão empresarial.

Tipos de sistemas de gestão

São diversos os tipos de sistema de gestão utilizados no mercado de trabalho. O Sistema de Gestão da Qualidade, por exemplo, é responsável pelo gerenciamento e controle de uma empresa voltada para a qualidade dos seus processos.

O Sistema de Gestão Ambiental é baseado no compromisso da empresa com a preservação ambiental, através da redução dos impactos das atividades ao meio ambiente. Por exemplo, buscando tecnologias mais limpas e práticas mais sustentáveis.

Já o Software de Gestão Online é um sistema que permite que a empresa aprimore os processos e forneça praticidade do atendimento ao cliente.

O funcionamento desses sistemas precisam estar de acordo com a Norma ISO 9001. O selo de certificação ISO 9001 é importante para todas as empresas. Ele garante uma imagem valorizada do negócio diante do mercado. Para conquistá-lo, sugere-se a utilização do Sistema de Gestão 5s, que busca a qualidade total do serviço.

Caso a sua empresa precise de orientação para a implementação desse processo, clique aqui e fale conosco.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG