Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Mulheres que fizeram história na Engenharia
31/08/2018

Mulheres que fizeram história na Engenharia

Mulheres que fizeram história na Engenharia

A cada ano que passa as mulheres vêm conquistando mais e mais espaço no mercado de trabalho. Elas possuem cargos de liderança, são donas do próprio negócio e ocupam vagas que antes eram designadas como “trabalho de homem”. Para apresentar a evolução da presença feminina no mercado de trabalho vamos citar algumas mulheres que fizeram história na Engenharia.

 

A mulher e a profissão de engenharia

Se você é mulher e estuda ou pretende ingressar em alguma faculdade de Engenharia você provavelmente já ouviu algumas dessas frases: “mas isso é emprego de homem”, “você é muito delicada para esse serviço”. Infelizmente ainda existe preconceito com as mulheres nos cursos de engenharia. Mas essa história está mudando aos poucos.

Para você entender o cenário da mulher na engenharia, vamos apresentar alguns dados. Você sabia que mais da metade dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior são mulheres? Porém esse número cai consideravelmente quando analisado o número de mulheres nos cursos de engenharia: apenas 30%.

Mesmo ainda existindo uma desigualdade nos inúmeros, houve um avanço de 19% em relação a  2000. Essa diferença também aparece nos salários pagos a profissionais mulheres, elas ganham em média R$6.450, enquanto os homens recebem cerca de R$7.000, segundo informações da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

“De acordo com dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a participação das mulheres nas áreas de exatas mais do que dobrou de 2011 até 2016 no Brasil” (Agência Brasil).

 

Mulheres que fizeram história

 

Emily Warren Roebling

 

Ela foi responsável por projetar uma das principais pontes dos EUA, a Ponte do Brooklyn. O responsável pela obra ela o seu marido, Washington Roebling, porém em 1872 ele ficou cego e quase paralisado e Emily assumiu a obra como engenheira-chefe.

A ponte ficou pronta em 1883, 14 anos depois e Emily foi a primeira pessoa a cruzá-la. Ela entrou para a história e se tornou um grande exemplo para as mulheres que desejam cursar engenharia. Após isso, Emily passou a lutar pelo direito de acesso das mulheres em cursos de Ensino Superior.

mulheres que fizeram história na engenharia

Mary Winston

Sua história virou até filme de Hollywood. O filme é o “Estrelas Além do Tempo” que conta como Mary Winston e de mais duas outras grandes mulheres da NASA conquistou um grande feito ao chegar a um cargo onde só homens haviam conseguido até então. Mary foi matemática e a primeira mulher a se formar em engenharia aeroespacial do National Advisory Committee for Aeronautics (NACA), atual NASA.

Jen Fitzpatrick

Jen Fitzpatrick é vice-presidente de Engenharia e Gestão de Produtos do Google. Ela é responsável por toda a equipe de produto e engenharia de produtos locais do Google, como o Google Places, por exemplo.

Ela tem uma carreira longa em uma das empresas mais importantes do mundo. Entrou no Google em 1999 e já trabalhou em projetos como o AdWords, por exemplo.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG