Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Como reduzir custos operacionais da sua empresa
6/08/2018

Como reduzir custos operacionais da sua empresa

Como reduzir custos operacionais da sua empresa

Encontrar meios para reduzir custos operacionais é uma das práticas mais recorrentes nas empresas. Afinal, com a economia em baixa, a otimização é a palavra da vez para as organizações se manterem competitivas no mercado.

A pergunta que você deve se fazer é: como ser estratégico nesse gerenciamento de custos? A redução de custos operacionais não deve ser feita sem um embasamento, ou seja, sem um estudo prévio que indique os gastos que podem realmente ser otimizados sem que isso atrapalhe na qualidade do seu produto/serviço.

Para te ajudar nessa avaliação separamos algumas dicas que vão te ajudar a reduzir custos operacionais da sua empresa de forma estratégica. Continue a leitura e confira!

 

Benefícios do gerenciamento de custos

Um dos principais benefícios de um gerenciamento de custos eficiente é o aumento da competitividade do seu negócio. Isso acontece porque, você tem a possibilidade de produzir mais com menos, reduzindo as margens operacionais do negócio. Além disso, com os gastos que você economizou é possível fazer promoções no seu negócio e por que não investir em estratégias de marketing para alavancar ainda mais os resultados? Confira outros benefícios:

  • Maior controle;
  • Menos riscos;
  • Informações armazenadas com segurança;
  • Precificação mais condizente com a realidade;
  • Melhoria na análise crítica;
  • Ajuda no crescimento planejado da empresa;
  • Entre outros.

 

Dicas práticas para reduzir custos operacionais

 

Mapeamento de processos internos

O primeiro passo para iniciar ações de otimização de custos na sua empresa é mapear os processos internos da mesma. Alguns desperdícios são difíceis de identificar, por isso a importância de se ter um entendimento amplo do processo produtivo como um todo, uma visão global para que identificar as etapas onde possa existir gargalos a serem otimizados.

É muito importante também que haja um constante acompanhamento do processo produtivo para que problemas possam ser identificados mais rapidamente e otimizações aconteçam constantemente visando sempre melhores resultados.

 

Campanhas de endomarketing

Endomarketing é um conjunto de ações e estratégias institucionais voltadas para o público interno, ou seja os funcionários da empresa. Você pode criar uma série de campanhas de teor educativo voltadas para a redução de custos operacionais.

Campanhas simples contra desperdícios podem trazer resultados consideráveis e rápidos para o caixa da empresa. Mesmo as contas mais simples podem representar excelentes oportunidades de economia. Por exemplo, é possível criar estratégias de conscientização para evitar gastos desnecessários, com luz, água, materiais de escritório, papel, dentre outros.

 

Renegociação de contratos

O cenário econômico está desfavorável para todos, então não tenha receio de barganhar valores melhores com seus fornecedores, principalmente com aqueles que sua empresa já tenha uma certa fidelização. Tente renegociar os termos do contrato, melhorando as condições de pagamento, os valores, dentre outros.

 

Terceirização

Atividades que não representam o core business da empresa podem ser terceirizadas, ou seja aquelas que não fazem parte do núcleo de negócios em si da empresa. Em todas as empresas, há atividades que podem continuar com elevado grau de qualidade mesmo terceirizadas, como por exemplo atividades como limpeza, segurança, dentre outras.

 

Tenha uma boa gestão de estoque

Manter um controle do seu inventário é essencial para evitar desperdícios. Se você monitora corretamente tudo aquilo que entra e sai do seu estoque evita, por exemplo, a compra em excesso de determinado produto. O controle de estoque eficiente é um ponto vital para a redução de custos. Afinal, deixar capital imobilizado com matérias-primas e mercadorias de baixa rotatividade diminui o capital de giro do negócio.

Invista em processos efetivos de controle de estoque, onde tenha definido datas e formas precisas de calcular quando precisa ser adquirido cada item. Algumas medidas simples mesmo, como colocar produtos mais novos no fundo das prateleiras, para dar vazão para os mais antigos já podem ajudar a evitar desperdícios.

 

Software de gestão

Por que não investir na tecnologia como aliada na redução de custos operacionais? Isso mesmo, os chamados softwares de gestão atualmente oferecem para as empresas a possibilidade de deixar mais visível o processo operacional como um todo, o que deixa mais claro a possibilidade de o gestor enxergar custos que podem ser otimizados.

Você tem a possibilidade de direcionar esforços estrategicamente, ou seja, automatizar operações repetitivas através do sistema e focar em áreas que exigem mais criatividade, aumentando assim consideravelmente sua produtividade.

Quer saber mais sobre como reduzir de fato os custos de todas as áreas da sua empresa? Então confira esse e-book que preparamos com diversas dicas práticas que podem auxiliar no seu negócio. Clique aqui e faça o download gratuito!

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG