Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog 5 indícios que sua empresa precisa de uma consultoria em Engenharia de Produção
27/07/2018

5 indícios que sua empresa precisa de uma consultoria em Engenharia de Produção

5 indícios que sua empresa precisa de uma consultoria em Engenharia de Produção

O mercado corporativo é um ambiente extremamente competitivo. Seja qual for a área da sua empresa, manter-se em alta é um desafio. Por isso é importante ser capaz de identificar os problemas e gargalos na produção, buscando a otimização de processos e o alcance de melhores resultados. E é então que entra a importância de uma consultoria em Engenharia de Produção.

Você sabe qual o papel que essa consultoria desempenha em um negócio? Quais são as melhorias alcançadas com sua aplicação? Quais são os indícios que sua empresa precisa da consultoria em engenharia de produção? Nós vamos te ajudar a esclarecer todas essas dúvidas!

 

O que é a Engenharia de Produção?

É a área de atuação dentro da engenharia que tem objetivo de projetar e gerenciar processos produtivos das organizações. Ou seja, é a busca pela otimização de procedimentos, através da implementação de soluções efetivas para que se tenha um maior controle de suas atividades. Chegando a um processo de produção mais dinâmico e assertivo e consequentemente obtendo melhores resultados.

 

Como identificar a necessidade de uma consultoria em Engenharia de Produção?

Agora que você já sabe qual é o papel da consultoria em engenharia de produção vamos te ajudar a identificar se a sua empresa precisa desse suporte. Importante ressaltar que toda empresa precisa ter esse diagnóstico constante de processos. Assim como uma metodologia voltada para otimização que, juntos, são alcançados com a consultoria. O que vamos apresentar são indícios de casos mais extremos, no qual esse serviço se faz vital para a sobrevivência do seu negócio.

 

Conheça quais são os principais indicadores:

 

  • Baixa produtividade

Ter uma boa produtividade é um dos principais fatores para que sua empresa alcance bons resultados. Mas, se a sua empresa está com algum tipo de dificuldade nesse quesito é um indicativo da necessidade de uma consultoria em engenharia de produção.

O primeiro passo é realizar um mapeamento das funções e do processo como um todo. Devem se identificar quais etapas estão engessando a operação e causando perda de tempo. Em seguida será proposta soluções buscando a otimização das etapas, que podem diminuir o número de pessoas envolvidas e o tempo de elaboração, por exemplo.

 

  1. Problemas financeiros

Muitas empresas passam por dificuldades financeiras pelo simples fato de não realizarem uma devida análise contábil. Ter um setor financeiro organizado é fundamental para um negócio de sucesso e uma consultoria em engenharia de produção pode ajudá-lo com soluções para esse tipo de problema também.

A consultoria em gestão financeira irá ajudar seu negócio a estabelecer uma estratégia de alocação de recursos com objetivo de maximizar o retorno dos investimentos. Com isso sua empresa irá atingir uma estrutura financeira sólida, transparente e livre de sustos.

 

  1. Perda de qualidade durante a produção

Se você está presenciando sua empresa sofrendo com a perda de qualidade durante a produção, como por exemplo, com produtos apresentando falhas repetidamente, esse também é um sinal da necessidade da consultoria em engenharia de produção.

Esse é um problema que pode indicar que sua empresa precisa de processos de controle mais claros e rígidos. A qualidade é fundamental para que todo negócio se mantenha competitivo no mercado. Obter processos e produtos com qualidade significa alcançar resultados sustentáveis que satisfaçam as expectativas e necessidades dos clientes.

 

  1. Equipe desalinhada

 

Os recursos humanos de qualquer empresa é a peça chave para o seu sucesso. Portanto, é preciso que haja uma dedicação e estratégia voltada para esse setor. Empresas de alto crescimento contam com equipes engajadas e alinhadas.

Se a sua empresa apresenta sinais de uma cultura organizacional desalinhada, como por exemplo com baixa retenção de funcionários, ou um nível de entrega baixo, uma solução pode ser a consultoria em engenharia de produção. Serão pensadas soluções com objetivo de alinhar as expectativas de líderes e funcionários. Criando-se assim uma cultura de alta performance para engajar e inspirar todos aqueles envolvidos no processo.

 

  1. Dificuldade no planejamento do estoque

Ter uma gestão de estoque eficiente é fundamental para que assegure que não falte matéria-prima nem para a produção nem para a entrega de produtos para os clientes. Ou seja, é a garantia que a produtividade da sua empresa seja constante. Se sua empresa tem passado constantemente por problemas de falta de matéria-prima você deve procurar uma empresa de engenharia de produção para ajudá-lo com a otimização do controle do seu estoque.

O controle de estoques busca gerar um conhecimento sobre tudo o que entra e tudo o que sai da empresa, para um domínio sobre o que se tem armazenado na organização. O objetivo de uma empresa ao realizar o controle de estoque é minimizar gastos e perdas e manter sua produção mais organizada.

Leia também: A importância do estoque para certos segmentos

Consultoria em Engenharia de Produção com a Mais

Se você identificou que sua empresa está com algum desses indicadores entre em contato com a Mais Consultoria Jr. para realizar um diagnóstico gratuito da sua situação. Nos propomos a oferecer uma consultoria que seja atenta aos detalhes de processos e viabilidade, garantindo que a sua empresa tenha os resultados que você espera.

 

peça proposta gratuita de consultoria em engenharia de produção

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG