Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Planejamento Financeiro: como começar
12/07/2018

Planejamento Financeiro: como começar

Planejamento Financeiro: como começar

Toda empresa que deseja alcançar seus objetivos e ter sucesso nos negócios precisa se atentar a uma etapa muito importante: o planejamento. Somente assim é possível tomar decisões embasadas e direcionar as estratégias. Neste artigo vamos abordar um dos principais procedimentos para qualquer negócio, o planejamento financeiro. Você sabe a importância dele para o seu negócio? Quais são os passos necessários para a sua aplicação? Continue a leitura pois vamos apresentar algumas dicas importantes sobre o planejamento financeiro para o seu negócio.

 

O que é planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é um processo contínuo para determinar estratégias de negócio e desenvolver meios para alcançar determinado objetivo. Isso é possível através da identificação e equilíbrio das receitas e despesas da sua empresa.  Ele é a base para quase todas as decisões internas, como por exemplo, para avaliar o momento certo para realizar determinado investimento, reavaliar os custos e identificar formas de otimizar determinados processos do seu negócio.

 

Primeiro passo: recolher as informações

Para realizar o planejamento financeiro do seu negócio o primeiro passo é reunir o máximo de informações possíveis sobre a sua situação financeira atual, com todas as receitas e despesas discriminadas. Dessa forma você conseguirá entender melhor qual a situação real do seu negócio e será capaz de elaborar um planejamento financeiro mais assertivo de acordo com a realidade da sua empresa.

Para isso você deve analisar o fluxo de caixa e o balanço patrimonial (relatório contábil gerado após o registro de todas as movimentações financeiras), verifique e liste os custos fixos e variáveis do seu negócio. Os fixos, por exemplo, são os gastos com salários, aluguel, conta de luz, etc. Os gastos com variáveis são para imprevistos, como com manutenções, por exemplo.

Nessa etapa você deve analisar também às possíveis dívidas e investimentos do negócio. Se você possui dívidas é importante se atentar com as taxas de juros. Pesquise qual a situação dos juros que estão sendo praticadas no mercado e se possível tente realizar uma renegociação dos valores.

Para quem tem algum tipo de investimento, verifique se a rentabilidade está sendo adequada. E se necessário reavaliar esses investimentos e busque um novo direcionamento para o mesmo. Essa avaliação é uma das principais etapas do planejamento financeiro.

 

Segundo passo: identificação dos objetivos e criação de metas

Munido do conhecimento adquirido no item anterior, o próximo passo é identificar quais são os objetivos do seu negócio. Onde você quer chegar? Agora você deve estabelecer metas para alcançá-lo. Para isso você terá que alinhar as receitas e despesas do seu negócio (primeiro passo), estabelecendo as médias mensais das finanças para em seguida definir alguns itens:

 

  • Metas de médio e longo prazo.
  • Cronograma com os planos de ação.
  • Quem serão os responsáveis por cada etapa.

 

Terceiro passo: monitoramento

Identificado o cenário financeiro da empresa e estabelecido os objetivos e planos de ação, o próximo passo é o monitoramento do planejamento financeiro. Isso mesmo, você deve acompanhá-lo constantemente. A disciplina é muito importante para que sua empresa consiga se manter com aquilo que foi planejado, porém é possível sim realizar possíveis ajustes em sua lista. Monitore os gastos que estão sendo realizados, veja se estão de acordo com aquilo que foi pensado inicialmente. Todo gasto tem um fundamento para a empresa, um objetivo de existir. Por isso é importante monitorar se esse objetivo está sendo atingido e se não, reformular a estratégia.

 

Dica: Ciclo PDCA

Você pode utilizar algumas metodologias para direcionar o seu planejamento financeiro. Uma delas é o ciclo PDCA, que significa planejar, executar, verificar e agir. Ele vai te ajudar a organizar todas as etapas do planejamento de forma mais clara. Saiba mais como aplicar essa metodologia nesse texto.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG