Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog 5 passos para ter uma franquia bem sucedida
8/06/2018

5 passos para ter uma franquia bem sucedida

5 passos para ter uma franquia bem sucedida

Uma das opções de negócio mais procuradas atualmente é o modelo de franquias. Isso acontece pois ao adquirir uma franquia você estará investindo em um modelo de negócios já estruturado, portanto, os riscos são menores do que se investir em uma empresa completamente nova. A franquia te oferece a receita e ingredientes necessários, enquanto um negócio novo você terá que começar todas as etapas do zero.

Para ajudar quem está pensando em abrir esse tipo de negócio separamos 5 passos importantes para ter uma franquia de sucesso. Confira quais são:

 

Os números do setor de franquias no Brasil

Os números comprovam o sucesso do setor de franquias no país. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2017 houve um crescimento de 8% no setor em relação ao ano anterior, passando de R$ 151, 2 bilhões para R$ 163 bilhões no ano. Para 2018 a previsão é que o crescimento seja ainda maior, podendo chegar a até 10%.

 

Vantagens de investir em uma franquia

O crescimento do setor de franquias no país é uma das vantagens de se investir no segmento. Isso porque as chances de obter sucesso é maior ao adquirir um modelo de negócio pronto, assim como de alcançá-lo mais rapidamente. Uma franquia, na maioria das vezes, já tem um nome consolidado no mercado e levam consigo um público já fiel à marca. Diminui-se portanto a necessidade de ações de marketing, gastos com divulgação da marca, que seriam essenciais para empresas que acabaram de chegar no mercado.

Outra importante vantagem de entrar nesse segmento é contar com apoio de uma equipe especializada na marca. Existe um suporte em todas as etapas das operações, em marketing, finanças e inclusive nas vendas. Portanto, você irá iniciar um negócio já com um conhecimento do mercado, do público alvo, dos pontos fortes e fracos da marca, informações que podem e devem ser usadas para alavancar os resultados.

 

O que é necessário para abrir uma franquia?

  • Cadastro: geralmente é feito online e serve para avaliação do perfil do candidato.
  • Reunião: caso seja aprovado o candidato deve fazer uma reunião com a franqueadora onde será apresentado a Circular de Oferta da Franquia (COF) com as principais informações sobre a franquia. Esse é um documento desenvolvido pela franqueadora e deve conter as condições de negócio, ao que tange os aspectos legais, deveres e responsabilidades de ambas as partes.
  • Itens importantes para analisar na COF: os balanços com os resultados da franqueadora; valores como royalties, taxas de franquia e marketing; análise também como funciona o treinamento e suporte oferecido aos franqueados.

 

Os 5 passos para ter uma franquia bem sucedida

 

  1. Não suponha que apenas a franquia é garantia de sucesso

Um dos principais erros de quem deseja adquirir uma franquia é admitir que apenas fazê-lo é suficiente para ter um negócio de sucesso. Não é porque uma franquia é lucrativa e já tem um nome no mercado que ela necessariamente dará certo independente do gerenciamento.

Uma gestão de negócios organizada é fundamental para qualquer empresa que almeja resultados satisfatórios. Sem isso, nem mesmo com a mais lucrativa das franquias seu negócio dará certo. A franquia irá te oferecer o modelo pronto, ou seja, a teoria. A forma como você irá gerenciar isso na prática é o que fará a diferença para se obter bons resultados.

 

  1. Entender que a franquia é um negócio próprio que, porém, é gerenciado em conjunto.

É importante entender as regras e os limites entre ser dono e parceiro do negócio. O modo como você administra esses fatores será decisivo para se ter uma franquia bem sucedida. É importante que ambos os lados estejam em total sintonia, com objetivos alinhados e que haja uma confiança mútua.

Conflitos e desgaste no relacionamento entre franquia e franqueado são alguns dos principais fatores para uma franquia não ter sucesso. Portanto, esteja aberto para entender as mudanças e estratégias da franqueadora, assim como para sugerir também.

 

  1. Invista em atendimento

O atendimento é um dos principais fatores influenciadores para um negócio de sucesso. Quantas vezes você já foi a um estabelecimento onde foi tão bem atendido que fez questão de retornar e consumir novamente? E quando não somos bem atendidos o cenário é inverso e dificilmente retornamos ao local, não é mesmo? Um atendimento de qualidade é essencial para qualquer empresa.

No caso das franquias é importante que se internalize a cultura e valores da marca para que isso seja transmitido aos clientes. Por exemplo, a experiência com o atendimento da sorveteria Ben e Jerry deve ser a mesma de uma loja no Rio ou em São Paulo, pois a marca não vende somente o produto, mas também toda a experiência agregada.

 

  1. Tenha um relacionamento ativo com a franqueadora

É importante manter um relacionamento ativo com a franqueadora o tempo todo e não somente durante o processo de aquisição. Como já dissemos anteriormente eles já possuem conhecimento profundo do mercado, forças e fraquezas da marca, então certifique-se de usar isso a seu favor. Não existe problema em pedir suporte na rotina do empreendimento, assim como para campanhas comemorativas e alinhamento de objetivos e expectativas de ambos os lados.

 

  1. Importância do líder no gerenciamento

O líder tem um papel decisivo para que uma empresa seja bem sucedida. Afinal, as pessoas são elementos indispensáveis em qualquer gestão de negócios. O trabalho em equipe é fundamental para uma constante otimização dos resultados.

São os funcionários que estão presentes na rotina da empresa e quem muitas vezes mais conhece o procedimento da mesma. E é então que o líder aparece com um importante papel. É ele quem irá gerenciar a equipe, portanto a forma como ele irá liderá-los é o que ditará como esses funcionários irão atuar. Cabe ao líder dar o exemplo, assim como manter a equipe motivada e empenhada para alcançar os melhores resultados.

como reduzir custos na empresa

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG