Gestão à vista: aumente o engajamento e a produtividade do seu time

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, atingir o alto crescimento é o sonho grande de muitas empresas. Para conquistar cada vez mais espaço, as organizações precisam desenvolver estratégias para promover uma gestão eficiente e com foco em resultados, como a gestão à vista, por exemplo.

Diante desse cenário, os processos internos precisam se tornar mais ágeis, para acompanhar as demandas dos consumidores.

Portanto, é fundamental estabelecer uma gestão que integre as equipes de trabalho em prol dos mesmos objetivos, através de uma comunicação transparente. É essa a missão da gestão à vista!

A gestão à vista é uma prática muito importante para engajar e manter a comunicação entre os colaboradores, já que as informações relevantes da empresa são colocadas à vista de todas as equipes, permitindo o acompanhamento de indicadores, status de projetos, tendências e mais.

O que define o sucesso ou o fracasso na busca dos objetivos das organizações é a rapidez e a assertividade na tomada de decisões cruciais, baseada em dados confiáveis.

Logo, a gestão à vista oferece a possibilidade de enxergar os dados atualizados de forma ampla, favorecendo a tomada de decisões e minimizando problemas e prejuízos.

Para isso, a gestão à vista exige padrões visuais criativos de fácil entendimento para que a assimilação das informações fique assegurada!

Para te ajudar a implementar a gestão à vista na sua empresa, preparamos este artigo com as principais vantagens da prática e os melhores métodos de aplicação. Confira!

Para que a gestão à vista existe?

Antes de entender os principais benefícios gerados pela gestão à vista, podemos citar quatro premissas pelas quais esse método existe:

  • Tornar as informações acessíveis e mais simples, facilitando o trabalho cotidiano e estimulando os funcionários a trabalhar melhor.
  • Aumentar, de maneira gradual e contínua, o conhecimento e o domínio de processos relevantes para o maior número de colaboradores.
  • Elevar a autonomia dos funcionários, enriquecendo os relacionamentos profissionais e melhorando, assim, o clima organizacional.
  • Facilitar o compartilhamento de informações e da comunicação sem ruídos parte da cultura da empresa, norteando cada ação pela identidade organizacional – missão, visão e valores.

Quais são os benefícios da gestão à vista?

Ao adotar a gestão à vista na sua empresa, sua equipe se tornará mais produtiva e, consequentemente, seu posicionamento de mercado será beneficiado.

Confira quais são os maiores benefícios diretos da gestão à vista:

Atualização

A atualização constante dos dados possibilita uma visão exata do que está acontecendo na empresa, facilitando a identificação de processos críticos, tendências positivas e negativas e pontos de controle.

Integração

Integração de todas as áreas que compõem o negócio, por meio da união de dados financeiros, resultados de vendas, estoque, prazos, custos e indicadores de gestão de pessoas.

Monitoramento

Todos os colaboradores conseguem acompanhar os resultados e a performance das próprias equipes, entendendo assim a relevância do trabalho de todos para o alcance das metas.

Cultura forte

É possível reforçar a cultura de gestão com base em informações e fatos, eliminando qualquer risco relativo à falhas de gestão do conhecimento.

Prevenção

Com a análise das tendências dos indicadores e suas variáveis, é possível agir na correção de desvios, ajustes de processos, falhas na operação e, assim, minimizar qualquer estrago.

Como implementar a gestão à vista no seu negócio?

Para implementar à gestão à vista no seu negócio, é fundamental seguir alguns passos. Veja:

  • Definir os indicadores que serão incluídos e estabelecer os padrões visuais a serem adotados. Vale lembrar que os indicadores adotados devem ser os mais relevantes, para que não haja informações em excesso, o que pode gerar “poluição visual”.
  • Organização de uma equipe responsável por coletar todas as informações com segurança e alimentar constantemente os padrões definidos.
  • Capacitar os líderes para a utilização da ferramenta de gestão à vista, para que sejam capazes de disseminar o conceito entre os colaboradores.

Exemplos práticos para aplicar na sua empresa

Agora que você já entende a importância da gestão à vista, é hora de colocar a mão na massa e organizar as melhores ferramentas para engajar o seu time.

Conheça os principais exemplos de práticas de gestão à vista:

Kanban

Essa é a prática mais famosa de gestão à vista! Kanban é um termo de origem japonesa que significa “cartão” ou “sinalização”.

O sistema Kanban utiliza cartões para indicar o andamento dos fluxos de produção. Esses cartões contêm orientações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

A utilização do Kanban permite um controle detalhado da produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.

Para a gestão do estoque, por exemplo, o Kanban permite uma verificação atualizada da quantidade de matéria no estoque, possibilitando uma reposição ágil das peças, se necessário.

Dashboards (Painéis de gestão)

Os quadros de gestão à vista englobam informações sobre o desenvolvimento de uma série de indicadores.

Os indicadores são agrupados por determinada necessidade (departamento, data, área, máquina) para facilitar a compreensão e a interpretação das informações.

Pode ser utilizado também para uma comparação de desempenhos e objetivos a serem alcançados.

Os dashboards podem ser usados até mesmo incentivar uma competição sadia entre as equipes, através da comparação de desempenhos e objetivos alcançados.

Estes painéis precisam ser atualizados constantemente, demonstrando coerência aos conceitos de gestão à vista e assegurando o valor das informações.

Vale ressaltar que a gestão à vista tem como objetivo principal entender rapidamente o que está ocorrendo na empresa, para que as decisões sejam tomadas no momento apropriado, visando sempre melhorar os resultados do negócio.

Instruções de Trabalho

O uso de instruções de trabalho (IT’s) também integra as estratégias de gestão à vista.

O seu objetivo é permitir que todos os colaboradores desenvolvam as suas atividades de forma padronizada. As instruções de trabalho devem garantir a compreensão da sequência de atividades a serem desenvolvidas de forma rápida e prática.

Reuniões de Cadência

As reuniões de cadência são encontros realizados por uma equipe para discutir a evolução de ações previstas, debater as dificuldades, estabelecer novos compromissos (definir as ações a serem realizadas até o próximo encontro) e avaliar a evolução dos indicadores de desempenho.

Sinalização de Layout

Este tipo estratégia é atrelada à gestão à vista garante que o espaço de trabalho permaneça organizado e que cada item esteja em seu devido lugar, de acordo com os 5 sensos.

Isso garante que a equipe mantenha o material dentro das áreas demarcadas, evitando que os corredores sejam obstruídos (garantia de fluidez) e que não haja excesso de materiais nas áreas.

Seres humanos são estimulados por aspectos visuais! Portanto, tão importante quanto disseminar a estratégia da sua empresa é apostar na gestão à vista para tornar o compromisso ainda mais presente na rotina dos colaboradores.

Agora que você entende como a gestão à vista é capaz de aumentar a produtividade da sua equipe, continue alavancando suas metas pelo gerenciamento de resultados!

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler